Miranda Brasil
Image default
negócios

O Que é Timbre de Voz: Exercícios para Alcançar Notas Mais Altas

Saber o que é timbre é de extrema importância para todos os musicistas, principalmente aos cantores. 

Caso queira se especializar ainda mais no meio musical, talvez fazer um Curso de Teclado Online, pode ser o seu diferencial.

Neste artigo você vai aprender o que é timbre de voz e também, saberá que qualquer som ou instrumento possui um timbre.

Então, vamos lá?

O que é timbre de voz?

O timbre é como se fosse uma identidade da voz, de um instrumento ou de um som. Através dele, é possível descobrir qual é a fonte sonora. 

Vou usar um exemplo para que entenda melhor sobre o que é timbre de voz. Entretanto, a fim de perceber além da voz, usarei um exemplo diferente.

Ao emitir som, um instrumento imprime sua identidade nas notas tocadas. Deste modo, os ouvintes conseguem perceber que o som vem de um teclado, guitarra, trompete ou até de um instrumento de percussão.

Ao ouvir um piano tocar uma música e o violão tocar outra no mesmo momento, é mais fácil distinguir quais instrumentos estão sendo tocados, não é?

Porém, como você vai saber quais instrumentos estão sendo tocados, caso estejam emitindo a mesma nota? Simples, através do timbre, por isso é importante estudar a respeito de o que é timbre na música.

Isso ocorre porque quando uma nota é soada, ela possui uma frequência principal, que é denominada de “fundamental” e também tem alguns outros sons que são emitidos em conformidade com a fundamental, que são chamados de harmônicos.

Esses sons harmônicos são emitidos de maneira diferente por cada uma de sua fonte sonora.

Com isso, apesar de duas fontes sonoras emitirem a mesma nota, é possível discernir quais instrumentos tocaram ela.

O que é timbre: Dicas para alcançar além da extensão vocal

Exercício usado para alcançar notas graves

Para que você consiga atingir, com perfeição, as notas mais graves da sua extensão vocal, é necessário realizar um exercício que consiste no abaixamento de sua laringe.

Confira abaixo o passo a passo:

  1. Finja que você está bebendo algo com um canudo, inspire pela boca até preencher seus pulmões, após isso, expire também pela boca;
  2. Quando estiver fazendo esse processo, tente sentir e concentre-se na sua laringe. E outra… beber água nas pausas do exercício é importante para evitar a desidratação;
  3. Depois desse passo, é possível sentir que sua voz está um mais grave;
  4. E por fim, com o pescoço posicionado para baixo, realize vocalises com as sílabas “ma” e ”mu”.

Repita esse exercício dez vezes por dia, que você atingirá com perfeição as notas mais graves da sua extensão vocal. 

Exercício para alcançar notas agudas

Antes de explicar sobre o exercício, é válido dizer que atingir as notas agudas é mais difícil do que alcançar as notas mais graves. Entretanto, fique tranquilo(a), pois é possível.

Para isso, é necessário que estude e treine sua voz todos os dias. Para os exercícios que mostrarei abaixo, repita o processo diariamente, por pelo menos 2 meses. 

Basta estudar e treinar a voz frequentemente. Para os exercícios abaixo, procure manter uma frequência diária, durante dois meses.

  1. Faça solfejos com a mesma sílaba. Escolha uma nota aguda, cante-a por 1 segundo, depois suba 1 tom, logo em seguida mais 1 tom, retorne à nota anterior e depois, retorne a 1ª nota cantada. Exemplo: G3, A3, B3, A3, G3.
  2.  Outro exercício que não pode ficar de fora dos treinos de voz, é trabalhar a respiração e fazer o fortalecimento do diafragma.

Antes de cantar, faça os exercícios novamente, pois servem até como um aquecimento vocal. 

Lembre-se de soltar o queixo no momento em que estiver cantando a nota grave ou aguda. Não levante a cabeça quando estiver cantando, até para não lesionar as cordas vocais.

Espero que tenha aprendido ainda mais sobre o que é timbre de voz. Veja os outros artigos do blog e continue avançando na música. E se você pensa em se aprofundar nas técnicas vocais conheça o que é o melhor curso de canto online para iniciantes.

Leia também:

Related posts

Implante capilar masculino, quanto custa?

MirandaBrasil

O surgimento de novos padrões de imóveis pós-pandemia

MirandaBrasil

Quais os tipos de toldos e como escolher

MirandaBrasil

Deixe um Comentário