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Marketing Digital no Instagram: Dicas e estratégias

A página de uma empresa nas redes sociais é um ponto a para a consolidação da presença na internet. Por isso, desenvolver um planejamento de marketing digital no Instagram, para qualquer marca, se faz necessário.

Esse plano deve conter uma mistura de ideias, propósitos e se tornar uma jornada rumo aos objetivos que a empresa pretende alcançar. 

A criação deste documento mostra o esforço que toda empresa deve fazer para entender o público-alvo, o que eles procuram, quais as necessidades e como elas se alinham com os objetivos, a fim de atrair essas pessoas a partir de ações mais integradas aos negócios. 

Tudo isso parece fácil, mas ainda assim, vale conhecer algumas dicas e estratégias para divulgar um conserto de forno industrial ou um novo restaurante com mais qualidade.

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Formalização de conta comercial no Instagram

O primeiro passo é fazer uma conta comercial nessa plataforma, pois o marketing digital no Instagram inclui recursos essenciais e ferramentas de análise próprias que mostram como os usuários interagem com as postagens. 

Ao contrário das contas padrão do Instagram, as comerciais podem incluir informações úteis como:

  • Endereço comercial;
  • Horário comercial;
  • Número de telefone;
  • Site.

Como empresa, é preciso escolher um nome de usuário reconhecível e que esteja alinhado às propostas, bem como completo na seção dedicada na Bio.

Identificação de perfil profissional

O Instagram impõe limites rígidos sobre como se pode vincular uma empresa de controle tecnológico de concreto, ou qualquer outra, na plataforma.

A descrição do perfil é limitada a apenas 150 caracteres, então é preciso fazer valer cada palavra empregada, descrição essa que precisa ser estratégica.

A inclusão de palavras-chave, frases e hashtags sobre a empresa ajudam na prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca.

O perfil permite a inserção de apenas um link para a empresa, mas vale usar um serviço de redirecionamento de link na internet, para ver quantos cliques o link recebe no site oficial.

A vinculação com do perfil comercial a outras contas de rede social, como Facebook e Twitter, podem ser feitas, para reforçar o marketing digital no Instagram. 

Com isso, as postagens presentes no perfil comercial são automaticamente postadas em outras redes sociais, ajudando a aumentar o alcance frente ao público-alvo.

Conteúdo de marketing digital no Instagram

Essa rede social tem como foco as imagens e vídeos, sendo uma rede altamente visual e, por isso, qualquer estratégia de marketing digital no Instagram deve se concentrar em formatos que se apropriem de aspectos visuais, juntamente com legendas curtas, envolventes e rápidas. 

Uma dica, aqui, é evitar filtros fora do padrão da rede social, e investir em um software de edição de fotos decente para reforçar o lado profissional nas publicações e postagens sobre transporte de medicamentos de uma indústria farmacológica. 

A criação de postagens bem-sucedidas no Instagram exige um planejamento cuidadoso. Para isso, usar estas dicas de marketing digital no Instagram pode contribuir bastante:

1. Conteúdo do Instagram 

Como é rápido e simples postar no Instagram, é preciso experimentar diferentes tipos de postagens para ver o que funciona melhor com seu público. 

Vale tentar fotos e vídeos dos bastidores da empresa, ou imagens de produtos peculiares. 

A equipe deve ser incentivada a postar selfies e fotos que mostram o lado humano sobrepondo o mundo dos negócios.

Durante o lançamento de um novo produto ou serviço de ambulância para eventos, vale fotos e vídeos que servem como teaser, a fim de criar um burburinho de antecipação. 

O objetivo é postar conteúdo que crie interesse dos seguidores.

2. Vídeo no marketing digital no Instagram 

Com a concorrência crescente nas redes sociais, o Instagram reforça, cada vez mais, as ferramentas de vídeo. 

Com isso, a produção de clipes curtos, que são facilmente compartilháveis, funcionam bem em uma estratégia de marketing digital no Instagram para falar sobre transporte de congelados  ou de medicamentos, por exemplo.

Esses conteúdos devem ser divertidos e informativos, estimulando o compartilhamento e fazendo com que as pessoas se sintam conectadas ou representadas pelas marcas. 

3. Facilidade de acesso ao Instagram Stories 

O Instagram Stories é uma ferramenta que dá vida ao perfil comercial, pois é projetado para transmitir mensagens mais rapidamente, e funcionam como uma apresentação, podendo até ser usada para humanizar o negócio.

Os Stories são formados por fotos e vídeos que duram apenas 24 horas antes de desaparecer, ao contrário das postagens. 

Uma função interessante é que, de acordo com a quantidade de seguidores, é possível incluir CTA (Call To Action), ou chamada para ação, com o intuito de fazer com que os usuários possam interagir com a marca – considerando reações desejadas pelo negócio.

4. Estilo de feed do Instagram 

Manter um número de postagens constantes e de forma consistente ajuda a garantir a construção quanto à mensagem e a voz da marca. 

A dica, aqui, é evitar imagens aleatórias, ou uma mistura de diferentes tipos de postagens. 

O estilo proposto por meio de uma paleta de cores e fotos específicas, usando o mesmo tipo de filtro, fortalece o marketing digital no Instagram e o reconhecimento da marca.

A importância da hashtag no Instagram

Diariamente, milhões de fotos são postadas no Instagram, e pode parecer que uma empresa não tenha um alcance satisfatório para empreendedores que querem se destacar e expandir a marca. 

Na verdade, as postagens podem ser encontradas pelo público-alvo usando as hashtags (#) junto a palavras ou frases. 

Isso permite que os usuários pesquisem determinada palavra ou frase e encontrem a postagem da empresa.

O objetivo das hashtags é colocar o conteúdo na frente do público certo.

1. Menos é mais 

Pode-se usar até 30 hashtags em uma postagem sobre dedetização valor, por exemplo, mas é preciso evitar excesso de hashtags. 

Dez hashtags por post é a norma mais aceitável, enquanto o objetivo deve ser usar no mínimo cinco.

2. Procure hashtags de tendências 

O conteúdo do marketing digital no Instagram serve como base para a aplicação de hashtags. 

No entanto, vale considerar postagens que estão usando a mesma hashtag, desde que estejam de acordo com o que foi publicado, para ganhar mais popularidade. 

A ideia é manter hashtags relevantes para o próprio empreendimento, e não palavras-chave que não fazem sentido dentro da proposta empresarial. 

3. Hashtag de nicho 

Usar hashtags de nicho em conjunto com as populares pode ajudar uma empresa a ser descoberta. 

De acordo com o segmento em que a empresa está inserida, é possível reduzir para o público-alvo de fato, para assim construir uma marca sólida junto ao mercado consumidor. 

Legendas para marketing digital no Instagram

Assim como as hashtags, as legendas sob as imagens devem ser elaboradas cuidadosamente. 

Legendas curtas que falam sobre o orçamento móveis sob medida e apenas posicionam onde o usuário está, promove o engajamento e mais curtidas na postagens. 

Vale lembrar a máxima que uma imagem vale muito mais do que muitas palavras. 

Adicionar emojis, como sorrisos e corações, pode aumentar o engajamento, mas é preciso limitar o número de figurinhas a no máximo 3, e assim garantir que a postagem ainda seja legível.

Estratégia de marketing digital no Instagram

Criar uma estratégia de marketing digital no Instagram pode parecer complicado. 

Ainda assim, essa plataforma social pode ser uma ferramenta poderosa quando usada corretamente – e a estratégia vai ajudar a alcançar o caminho do sucesso.

O primeiro passo é organizar o feed visualmente, para deixar atraente e que possa gerar mais engajamento. 

As imagens devem ser de alta qualidade, como uma parte vital e que torna o marketing digital no Instagram tão atraente. 

Dessa forma, o passo seguinte é transformar essa rede social em uma revista digital que mostra a personalidade da marca. 

Nas postagens, vale apresentar os produtos, histórias sobre novas parcerias comerciais e fornecedores, compartilhar informações sobre o setor, e o que mais a criatividade permitir, seguindo o bom senso. 

O uso do comércio social com o Instagram Shopping

De olho no potencial que o marketing digital no Instagram proporciona, a própria rede social permite a comercialização de produtos dentro da plataforma, sendo que os consumidores não precisam clicar em um site e-commerce. 

O Instagram Shopping oferece às pessoas a oportunidade de comprar produtos diretamente pela rede social, proporcionando uma jornada perfeita para o cliente. 

É fácil para eles fazer o checkout e, como resultado, a empresa pode fazer mais negócios por meio dos canais.

Criação de anúncios para geração de leads

Outra maneira de promover produtos ou serviços, como para quem pretende alugar sala comercial, por meio do Instagram é criar anúncios adaptados ao comportamento de compra do cliente. 

Os anúncios do Instagram assumem várias formas e podem ser usados ??para Instagram Stories, colocados Reels, outra ferramenta disponível, ou colocados em vídeos curtos.

Para criar anúncios eficazes no que diz respeito ao marketing digital no Instagram, vale a pena realizar uma análise detalhada do público-alvo do segmento que a empresa está inserida, criar um texto que explore os pontos problemáticos do consumidor e medir constantemente os resultados.

Conclusão

Qualquer estratégia bem-sucedida de marketing digital no Instagram envolve monitorar o desempenho das atividades na rede social.

O caminho é focar em imagens e fotos que geram uma resposta dos usuários. Em determinados casos, as postagens que apresentam um desempenho satisfatório podem ser impulsionadas por meio de anúncio pago da própria rede social. 

O Instagram possui ferramentas de análise integradas que ajudam desde o princípio e, à medida que a presença online aumenta e a empresa obtém mais seguidores, pode ser necessário a ajuda de profissionais do setor de marketing digital no Instagram para qualificar ainda mais as ações.

Com essas dicas e estratégias, fica mais fácil se destacar nas redes sociais.

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