Miranda Brasil
Image default
saúde

Bulimia pode afetar a saúde bucal?

A bulimia, embora seja um tabu em ser falado, é uma doença de saúde pública que devido a pressão estética feita pela sociedade muitas pessoas acabam a adquirindo, prejudicando a saúde por um todo, inclusive a saúde bucal. 

Um indivíduo que possui bulimia induz o vômito após períodos de compulsão alimentar, onde na maioria das vezes os alimentos são totalmente sem qualquer valor nutricional, como doces e bolos que prejudicam os dentes.

A indução do vômito traz a acidez do estômago para a boca, levando a desmineralização dental podendo ocasionar diversas doenças bucais como a cárie e gengivite. 

Além dessas doenças, a bulimia leva ao desgaste do esmalte dentário, podendo enfraquecer os dentes levando a sensibilidade e, até mesmo, a perda caso não seja cuidado corretamente. 

Na maioria das vezes a bulimia pode ser descoberta por um profissional dentista que cuida da gengiva, podendo perceber através do inchaço das glândulas salivares. 

É imprescindível fazer um tratamento com psicólogo, psiquiatra, nutricionista e dentista para a cura desse problema que afeta muitas pessoas pelo mundo. 

Quais as possíveis causas da bulimia?

A bulimia (ou bulimia nervosa como é conhecida) é um distúrbio alimentar e psicológico que leva muitos danos à saúde como um todo.

Essa doença acomete milhares de pessoas pelo mundo sendo caracterizada por episódios de compulsão alimentar onde, após a ingestão, o indivíduo sente uma culpa enorme com medo de engordar, induzindo o vômito ou usando laxantes para fazer com que a comida não termine em ganho de peso.

A bulimia é uma desordem psiquiátrica onde o indivíduo sente um medo gigantesco de ganhar peso, podendo vomitar, induzir diarréia e fazer exercícios físicos de forma compulsiva.

Suas causas estão relacionadas ao culto pela magreza nas mídias sociais e na televisão. A busca pelo corpo perfeito leva ao aparecimento de distúrbios psicológicos, prejudicando a autoestima levando a comportamentos de ansiedade e de perda de controle com alimentos. 

Geralmente essas condições afetam mais mulheres devido a um padrão de beleza inalcançável.

Além de prejudicar a saúde por um todo, afetando estômago, intestino, a bulimia pode danificar a saúde bucal, sendo comum o aparecimento de cáries e da gengivite nesses indivíduos, muitas vezes tendo que recorrer a um dentista especializado em gengiva.

Quais as consequências do transtorno alimentar? 

Os transtornos alimentares como a bulimia causam outros problemas para o organismo, afetando consequentemente a saúde bucal, levando à erosão dentária.

Quando acontece a indução do vômito, é liberado ácidos dos sucos gástricos na boca, deixando os dentes mais suscetíveis a cáries e desgastes do esmalte.

Com o ato de vomitar, devido a acidez que vem do estômago o dente passa por uma desmineralização facilitando o aparecimento de cáries, onde pode ocorrer dor nos dentes tendo que muitas vezes ir ao um dentista 24h para tratar o problema. 

Além desses efeitos negativos na saúde bucal, a bulimia leva a alguns sintomas como por exemplo: 

  • Sensibilidade dos dentes; 
  • Mordida alterada; 
  • Retrações gengivais; 
  • Xerostomia (boca seca);
  • Perda dos dentes; 
  • Trauma na faringe e mucosas;
  • Erosão dentária (exposição da dentina);
  • Dentes amarelados.

Além de todos esses problemas prejudiciais à saúde bucal, a bulimia leva a dores de garganta e sangramentos no palato, devido a indução de vômitos. 

É importante estar fazendo acompanhamento psicológico para tratar essa doença e não causar problemas maiores para a saúde.

Como o dentista pode ajudar nesse caso? 

O diagnóstico de bulimia pode demorar, pois muitas pessoas com esse problema demoram a procurar um profissional. Porém, quando o problema acomete a saúde bucal, o dentista consegue identificar primeiramente a doença, encaminhado para outros profissionais.

Um sintoma bem frequente em pessoas com bulimia é perceber que os dentes acabam enfraquecendo facilmente, tendo que recorrer a tratamentos que variam desde aparelho de dente transparente ou outras formas de tratamento ortodôntico para melhorar a aparência dos dentes, deixando-os alinhados.

Muitos pacientes recorrem ao profissional odontológico devido a percepção de dentes sensíveis, dores de dentes causadas pela cárie e doenças periodontais. 

A bulimia pode acontecer nas pessoas na pré-adolescência tendo que levar o paciente em consultas num consultório odontológico infantil.

O desgaste dos dentes devido à acidez do estômago leva à erosão dentária, sendo necessário que o dentista faça tratamentos com flúor para fortalecer as dentições. 

Para evitar complicações mais graves à saúde, é necessário estar fazendo acompanhamento psicológico para melhorar o quadro, melhorando a saúde geral e saúde bucal.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Related posts

Internação Involuntária Curitiba: Guia de Procedimentos e Legislação

Gilson Rodrigues

Convulsão: o que é, quais as causas e como agir

Gilson Rodrigues

Aprenda a perder peso com esses chás práticos 

Gilson Rodrigues