Miranda Brasil
Image default
saúde

Efeitos colaterais do tadalafil

Os efeitos secundários mais comuns que podem ocorrer com o tadalafil incluem:

  • dor de cabeça
  • perturbação do estômago
  • dores nas costas
  • dores musculares
  • ruborização (pele avermelhada)
  • nariz entupido ou a pingar
  • diarreia

Se estes efeitos forem ligeiros, podem desaparecer dentro de alguns dias ou de algumas semanas. Se forem mais graves ou não desaparecerem, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Efeitos secundários graves

Chame imediatamente o seu médico se tiver efeitos secundários graves. Ligue para o 911 se os seus sintomas lhe ameaçarem a vida ou se pensar que está a ter uma emergência médica. Os efeitos secundários graves e os seus sintomas podem incluir o seguinte:

  • Priapismo (nos homens), uma erecção dolorosa que não desaparece
  • ver uma tonalidade de azul ao olhar para objectos
  • dificuldade em dizer a diferença entre as cores azul e verde
  • uma súbita diminuição ou perda de visão num ou em ambos os olhos
  • uma perda ou diminuição súbita da audição
  • zumbido nos ouvidos
  • vertigens
  • Pressão arterial baixa. 
  • sensação de vertigem ou tontura
  • desmaio
  • angina (dor no peito)

Uma vez que os medicamentos afetam cada pessoa de forma diferente, não podemos garantir que esta informação inclui todos os efeitos secundários possíveis. Esta informação não substitui o aconselhamento médico. Discuta sempre os possíveis efeitos secundários com um prestador de cuidados de saúde que conheça o seu historial médico.

O que é tadalafil?

O tadalafil é um medicamento receitado. 

O comprimido oral de Tadalafil está disponível como os medicamentos de marca Cialis e Adcirca. Está também disponível em forma genérica. Os medicamentos genéricos custam geralmente menos do que a versão de marca. Em alguns casos, podem não estar disponíveis em todos os pontos fortes ou formas como o medicamento de marca.

Porque é usado

O Tadalafil (Cialis) é utilizado para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (BPH) ou disfunção erétil (DE), ou ambas as condições. O Tadalafil é usado para tratar a hipertensão arterial pulmonar (HAP).

Com BPH, a glândula da próstata é aumentada mas não é cancerosa. Pode beliscar ou comprimir a uretra (o tubo que transporta a urina dos rins para fora do corpo). Os sintomas de BPH incluem dificuldade em urinar, micção dolorosa, e uma necessidade frequente ou urgente de urinar.

Com DE, o pênis não se enche de sangue suficiente para endurecer e expandir quando um homem está sexualmente excitado. A DE também pode impedir um homem de manter uma ereção.

A HAP é uma forma rara mas grave de tensão arterial elevada. Ocorre nas artérias pulmonares, que são vasos sanguíneos nos seus pulmões.

Como é utilizado o tadalafil

Quanto tempo antes do sexo deve tomar tadalafil? O tadalafil pode ser prescrito de duas formas diferentes, uma dose diária ou uma dose conforme a necessidade. O seu médico prescreverá qualquer uma das duas formas. Se estiver a tomar tadalafil conforme a necessidade, deve tomá-lo pelo menos 30 minutos antes do sexo. Se estiver a tomá-lo diariamente, tente tomá-lo cerca da mesma hora todos os dias.

Com que frequência se deve tomar tadalafil? O tadalafil não deve ser tomado mais do que uma vez num período de 24 horas. Se falhar uma dose durante este período, tome a dose perdida o mais cedo possível. No entanto, nunca duplique as suas doses. 

O tadalafil deve ser tomado com alimentos? O tadalafil pode ser tomado com ou sem alimentos e não é afetado pelo tipo de alimentos que se toma com ele.

Advertências importantes

Você não deve usar tadalafil se tiver um problema cardíaco e o seu médico tiver aconselhado contra a atividade sexual. Chame imediatamente o seu médico urologista  se tiver sintomas durante o sexo, tais como dores no peito, tonturas, ou náuseas. A atividade sexual pode colocar uma tensão extra no seu coração.Ainda mais se o seu coração já estiver fraco devido a um ataque cardíaco.

O priapismo é uma ereção que não desaparece. Sem tratamento, esta condição pode causar danos permanentes no seu pénis. Este dano inclui impotência (não poder ter uma erecção). Se tiver uma ereção que dure mais de 4 horas, chame imediatamente o seu médico.

O Tadalafil pode interagir com outros medicamentos

Os comprimidos orais de Tadalafil podem interagir com outros medicamentos, vitaminas, ou ervas que possam estar tomando. Uma interação é quando uma substância muda a forma como um medicamento funciona. Isto pode ser prejudicial ou impedir que o fármaco funcione bem.

Para ajudar a evitar interações, o seu médico deve gerir cuidadosamente todos os seus medicamentos. Não deixe de informar o seu médico sobre todos os medicamentos, vitaminas, ou ervas que esteja  tomando. Para saber como este medicamento pode interagir com outra coisa que esteja a tomar, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Leia também:

Related posts

Entenda como o câncer de próstata pode afetar toda a sua saúde

Gilson Rodrigues

Saiba o que fazer em caso de picada de escorpião

Gilson Rodrigues

Vinho pode ser aliado da sua saúde: entenda benefícios da bebida

Gilson Rodrigues