Miranda Brasil
Image default
saúde

Aprenda a perder peso com esses chás práticos 

Os chás podem ser bons aliados quando o assunto é perder peso. Porém, eles precisam estar associados a outros fatores de saúde para que realmente façam efeito. Assim, quem quer emagrecer precisa introduzir em sua rotina uma alimentação saudável, buscar um sono de qualidade e praticar exercícios físicos.

Mas, se você já faz isso e está procurando dicas de sabores, experimente os chás variados que indicamos a seguir para auxiliarem no seu emagrecimento!

Pode mesmo tomar chá para emagrecer?

Os chás aquecem o corpo, eliminam toxinas, relaxam e ajudam a emagrecer. Inclusive, por nos ajudarem a esquentar, as calorias são queimadas mais intensamente. E, se esse é o seu objetivo, saiba que os mais indicados para esse fim são os chás verde e o de gengibre.

Então, é possível sim tomar chá para emagrecer. Aliás, temos também outro excelente aliado para quem quer perder peso. Sabia que o chá de girassol emagrece? Sim, ele pode auxiliar nesse processo. Por ser rico em fibras, ajuda na sensação de saciedade. 

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados com os chás emagrecedores. É preciso cautela no consumo, pois nada em excesso é aconselhável e o segredo é a moderação. É preciso respeitar as quantidades na ingestão de chá. Caso contrário, mesmo que escolha tomar os melhores chás para emagrecer, você poderá causar alguns danos para o seu organismo.

6 opções de chás para desinchar e emagrecer: escolha a melhor para você!

Pois bem, os chás emagrecedores, além de desinchar e emagrecer, também servem para auxiliar em diversos outros problemas. Um exemplo de chá muito gostoso e que contribui para a saúde geral do nosso organismo é o chá de cavalinha para emagrecer.

Afinal, além de suas propriedades antioxidantes, ele também é um ótimo diurético. Por isso, ajuda a eliminar líquidos, combatendo o inchaço do corpo. E, se além do chá de cavalinha você quiser conhecer outros dos melhores chás para desinchar e emagrecer, continue a leitura! 

E, lembre-se sempre de uma regra importante na hora de preparar qualquer chá: nunca ferva a água, porque quando isso acontece, ela acaba perdendo alguns nutrientes e ainda, parte do sabor do chá vai embora.

Então, depois dessa dica, conheça agora os 6 melhores chás para emagrecer e desinchar.

Chá verde

O chá verde é um dos favoritos para quem deseja emagrecer. E não é por acaso. O seu maior benefício é o amplo efeito diurético, o que auxilia no bom funcionamento do rim, por meio da eliminação de líquidos.

Porém, apesar do sabor suave, é preciso não exagerar no consumo diário. Afinal, como ele possui cafeína, um efeito colateral que pode surgir é o aumento de ansiedade. Portanto, a moderação é importante.

Ingredientes para o chá verde:

1 colher de (sopa) da erva;

200ml de água filtrada.

Modo de preparo:

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo até aquecer, sem ferver. Em seguida, adicione a erva, cubra e deixe em infusão por 3 minutos, para liberar o sabor e as suas propriedades.

Chá branco

O chá branco é da mesma origem da planta que faz o chá verde. A diferença é que, nessa versão, as folhas são colhidas antes da floração. Por isso, a cor e o sabor diferem, apesar de as propriedades se manterem iguais às do chá verde. Portanto, ainda assim, ele é muito bem-vindo em sua dieta.

Ingredientes para o chá:

2 colheres de (sopa) da erva; 

1 litro de água filtrada.

Modo de preparo:

Aqueça a água em uma panela e, quando começar a borbulhar, desligue o fogo. Adicione a erva e deixe em infusão por 5 minutos. Por último, coe e sirva.

Chá de cúrcuma com limão

A curcumina é um composto ativo da cúrcuma. Ela acelera o metabolismo, aumentando o gasto de energia e provocando a queima de gorduras. Portanto, auxilia no emagrecimento.

Já o limão ajuda na limpeza das papilas gustativas, diminuindo a vontade de consumir doces. Além disso, ele é diurético, ajudando a eliminar o excesso de líquido do seu corpo.

Ingredientes:

1 colher de (café) de cúrcuma em pó;

1 colher de (sopa) de suco de limão;

150ml de água fervente filtrada.

Modo de preparo:

Adicione a cúrcuma na água fervente e deixe descansar de 5 a 10 minutos. Por fim, acrescente o suco de limão. Você deve consumi-lo entre as refeições, até 3 xícaras por dia.

Chá de limão

O limão é uma fruta conhecida por expelir toxinas do seu organismo, além de combater gripes e resfriados. Assim, além de eliminar bastante as substâncias tóxicas, ele também ajuda a fortalecer a imunidade. Portanto, é um forte aliado para o emagrecimento natural e saudável.

Ingredientes para fazer chá de limão:

300ml de água filtrada;

1 limão;

Mel ou melado de cana a gosto.

Modo de preparo:

Primeiro, aqueça a água em um recipiente, até borbulhar. Logo após, corte o limão ao meio e esprema o seu suco na água. Espere alguns minutos e adoce com o mel ou melado de cana a gosto. 

Chá de gengibre

O chá de gengibre ajuda a melhorar a digestão, auxilia no processo de emagrecimento e equilibra os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, o gengibre é termogênico. Isso significa que ele ajuda no aumento do gasto de calorias e promove a queima de gorduras pelo organismo. Porém, quem usa medicamentos anticoagulantes não deve consumi-lo. Isso porque o gengibre retarda a coagulação do sangue. Então, atente-se para saber se você pode consumir o chá ou não. 

Ingredientes:

1 pedaço de gengibre com 2 cm;

1 litro de água filtrada.

Modo de preparo:

Primeiramente, lave bem o pedaço de gengibre. Em seguida, pique-o em fatias bem finas. Depois, em uma panela, coloque a água e as fatias de gengibre. Logo após, leve ao fogo e, quando levantar fervura, deixe ferver por 10 minutos. Por fim, coe e sirva.

Chá de hortelã

A hortelã é uma planta aromática e medicinal totalmente livre de calorias que auxilia no tratamento de problemas digestivos, como: vômitos, azia, má digestão, enjôo e gases.

Ingredientes:

3 colheres de (sopa) bem cheias de hortelã;

1 litro de água filtrada.

Modo de preparo:

O procedimento para fazer o chá de hortelã é bem simples. Primeiro, você deve colocar a água em um recipiente e levar ao fogo até ferver. Em seguida, adicionar as folhas de hortelã e desligar. Depois, tampar e deixar em infusão por, no mínimo, 10 minutos. Depois desse tempo, basta coar e tomar de 3 a 4 vezes por dia.

Quais outros benefícios dos chás para sua saúde? 

Pois bem, o hábito de tomar chá, principalmente à noite, é muito comum. Afinal, ele ajuda a acalmar, relaxar e diminuir a ansiedade, o que melhora a qualidade do sono.

Além disso, existem chás para infecção de urina, insônia, problemas de digestão, estresse, dentre outros. Portanto, se você consumir de maneira adequada, os chás de ervas naturais são excelentes aliados para a sua saúde!

Leia também:

Related posts

Conheça os riscos do clareamento dental caseiro

MirandaBrasil

Dentista: Qual é a sua importância no tratamento de pacientes oncológicos

thaynara

Como ajudar um dependente químico que recaiu: 10 maneiras práticas e reais

MirandaBrasil

Deixe um Comentário