Miranda Brasil
Image default
saúde

Conheça o alimento com alto valor nutricional e inúmeros benefícios

Você já ouviu falar da planta medicinal ora-pro-nóbis? Ela tem um alto poder de nutrição e ajuda o organismo em vários aspectos, mas é pouco usada na culinária geral e até mesmo desconhecida por muitos. Que tal conferir agora mesmo alguma das suas propriedades e já ir pensando na próxima refeição saudável incluindo essa planta medicinal?

Entenda o que é e qual o valor da Ora-pro-nóbis

Muito popular em Minas Gerais e Goiás, ela parece uma planta comum e assusta com seus espinhos, mas se você não sabe qual o valor da ora-pro-nóbis, saiba que está perdendo uma ótima planta medicinal, rica em nutrientes, como ferro, cálcio, manganês, fibras, magnésio, zinco, vitaminas A e C, além de ter índice alto de proteínas.

Como pode ser consumida e qual seu poder nutricional?

Com tanta variedade de nutrientes, afinal qual o valor da ora pro nóbis? Sabemos que o seu teor de proteína beira os 30% e seu apelido entre os veganos é carne verde, sendo usada como substituta para a proteína de origem animal, mas não para por aí: a porcentagem de ferro e cálcio  também são elevadas e a absorção desses elementos é mais fácil que em fontes tradicionais.

O consumo da ora-pro-nobis pode ser feito através das porções in natura em saladas ou refogadas junto a outros condimentos da refeição, mas também podem ser consumidas como farinha ao secar e triturar as folhas, a fim de aumentar o valor nutricional de preparos como pães, bolos e biscoitos. O uso de chás e sucos detox também tem ajudado a popularizar e mostrar qual o valor da ora-pro-nóbis.

O consumo principal dessa planta medicinal são suas folhas e caules mas também podem ser consumidas suas flores e fruto. Atenção para o fruto, pois ele tem caroço e pequenos espinhos que precisam ser separados para evitar incidentes.

Quais benefícios tornam a Ora-pro-nóbis excelente planta medicinal

Além de ser uma grande fonte de proteína, a ora-pro-nóbis também tem diversos compostos que ajudam o funcionamento do corpo todo, vamos conhecer abaixo alguns dos benefícios da ora-pró-nobis?

Prevenção e tratamento da anemia

A anemia ferropriva é a deficiência de ferro no organismo e a ingestão de alimentos ricos em ferro ajuda no combate a esta deficiência. A ora-pro-nóbis possui porcentagens elevadas de ferro por grama e sua ingestão ajuda na absorção intestinal, facilitando o tratamento e seu consumo regular ajuda a prevenir futuros distúrbios anêmicos.

Anti-inflamatório e antioxidante

O extrato dessa planta medicinal pode ser voltado para uso tópico, sendo muito comum o seu uso na medicina popular para o tratamento em cicatrizações e processos inflamatórios.

Atualmente estudos já comprovaram sua eficácia no tratamento de diferentes tipos de dermatites e na cicatrização de feridas, e também que seu uso auxilia tanto na hidratação da pele quanto na prevenção do envelhecimento e o mais importante: sem nenhum efeito colateral.

Controle do diabetes

Você sabe qual o valor da ora-pro-nóbis para quem sofre de diabetes? As fibras dessa hortaliça ajudam na absorção do açúcar e trabalham para distribuí-lo de forma mais lenta para o organismo.

Além disso, o magnésio presente em altas quantidades nessa planta medicinal ajuda na regulação da pressão arterial e também no controle de glicose do sangue e regula o controle do ritmo cardíaco, o que torna o sistema cardiovascular mais limpo e eficiente.

Saúde intestinal

O intestino produz boa parte dos neurotransmissores do nosso organismo e manter a microbiota intestinal saudável é melhorar a qualidade de vida. Os compostos dessa planta medicinal servem como combustível para a ação de bactérias “boas” que ajudam a regular a flora intestinal. Seu consumo também por aliviar casos leves de dor no trato intestinal, pois possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Muitas pessoas ainda não descobriram qual o valor da ora-pro-nóbis, mas essa planta medicinal muito querida e usada pelos mineiros tem se popularizado principalmente graças aos chás e sucos detox.

Com o seu nome sendo associado a dietas saudáveis, a ora-pro-nóbis ganhou espaço no Brasil todo e se tornou conhecida após estudos comprovarem diversos benefícios ligados ao seu consumo.

O preparo dessa planta é versátil e ajuda vegetarianos na obtenção de minerais e nutrientes essenciais na sua dieta, além de ser uma planta que requer cuidados simples no seu plantio e crescimento. Prepare seu caderninho de receitas e atualize ele incluindo essa planta medicinal deliciosa e nutritiva nos seus preparos.

Leia também:

Related posts

Entenda como o câncer de próstata pode afetar toda a sua saúde

MirandaBrasil

Vale a pena tomar suplementos?

MirandaBrasil

Resoluções de ano novo: 5 dicas essenciais

MirandaBrasil

Deixe um Comentário