Miranda Brasil
Image default
marketing

Saiba como introduzir de forma satisfatória o SEO na sua empresa

O mundo dos negócios online é muito amplo e ainda se encontra em expansão. Nesse território é possível produzir, oferecer, divulgar e vender diferentes tipos de conteúdo, serviços e produtos. É um grande espaço do qual as empresas podem usufruir bastante. Mas, para isso, é importante ter um bom especialista em SEO.

Esse é o profissional que melhora os resultados de busca dos sites, o que, consequentemente, melhora o tráfego online e a conversão de novos clientes para a empresa. Ter uma pessoa especialista em SEO na equipe é muito importante para que a empresa conquiste bons resultados online. Acompanhe o texto e entenda isso melhor.

O que é e faz um especialista em SEO?

O profissional especialista em SEO é aquele que trabalha desenvolvendo estratégias para dar a um site mais chances dele ser indicado pelos mecanismos de busca da internet, ou seja, para fazer uma página específica se destacar mais que outras nos resultados das ferramentas online de pesquisa.

É o especialista em SEO que trabalha para fazer um portal ser mais visto que outro que oferece o mesmo tipo de serviço ou produto. Ao ser mais visto, consequentemente, ele vai ser mais acessado, o que aumenta o tráfego e a possibilidade de conversão de novos clientes. Isso é fundamental para a empresa ter bons resultados online.

Especialista SEO para empresas: funções para bom desempenho!

Para otimizar as páginas web das empresas e melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, o especialista em SEO usa diferentes recursos e trabalha com funções que reúnem conhecimentos específicos. Abaixo, estão dispostas algumas dessas funções e conhecimentos necessários, confira.

Análise da concorrência

Ficar de olho na concorrência é uma postura necessária para os profissionais de SEO. Isso está relacionado ao fato de que, quando uma empresa mostra seu serviço ou produto online, sempre há alguém que já fez isso ou que planeja fazer.

Em outras palavras, estar atento às estratégias utilizadas pelos concorrentes é interessante e ajuda a moldar a postura que deve ser adotada pela própria empresa.

Otimização do site

A otimização do site propriamente é uma das tarefas mais importantes do SEO. É através disso que os sites podem ser mais vistos e acessados. Técnicas de estruturação de textos, e conhecimentos básicos em programação e design são coisas que ajudam bastante nesse sentido.

On page

Essa parte reúne o trabalho que é feito pelo SEO dentro do site propriamente. O que deve ser feito é a melhoria do acesso ao portal e a garantia de que sua navegação seja agradável. Não adianta muito ter um bom conteúdo se seu acesso não for confortável para o potencial cliente.

Off page

O off page, por sua vez, agrupa as ações que devem ser feitas fora do site para que ele seja visto. Isso está muito relacionado ao trabalho feito com links (como quando outro portal coloca links que direcionam para a sua página, por exemplo).

Acesso Mobile

Com o grande aumento de acesso à internet feito por meio de celulares, estar atento ao funcionamento do site nesses aparelhos é fundamental. O smartphone é, hoje, o meio pelo qual a população brasileira mais acessa a internet.

Direcionar a atenção para como o conteúdo do site é mostrado nos aparelhos móveis é algo muito importante. Aspectos relacionados à responsividade e ao design do portal na tela do celular, por exemplo, são coisas que não podem passar despercebidas na hora de desenvolver as estratégias de seo.

Palavras-chave

O estabelecimento das palavras-chave é uma das funções mais elementares e mais importantes no trabalho do especialista em SEO. Normalmente, isso está relacionado com o processo de otimização do site (tópico abordado acima), mas é importante enfatizar sua relevância.

Qualquer tipo de conteúdo textual apresentado no site deve conter termos específicos, associados ao tema central abordado, que melhorem o ranqueamento do site nas páginas de buscas. Esses termos são as palavras-chave, ou keywords em inglês.

Quanto tempo para ver os resultados do SEO estratégico?

É difícil estabelecer um tempo específico para os resultados do SEO estratégico aparecerem efetivamente, pois isso depende bastante das estratégias usadas pelos especialistas. Mesmo assim, pode-se dizer que entre 6 e 12 meses os métodos desenvolvidos pela equipe de SEO começam a dar retorno.

Essa é a opinião de alguns especialistas no tema. O Google, por exemplo, afirma que esse tempo pode variar de 4 a 12 meses. Em outras palavras, não existe um número mágico. Mas, em até um ano, é possível começar a colher os frutos dos investimentos feitos com SEO.

Como especializar a equipe da sua empresa em SEO estratégico?

A melhor maneira de especializar a equipe da empresa nas técnicas do SEO estratégico é investindo em conhecimento, isto é, em cursos. Existem boas opções de cursos que podem ser feitos online tanto em português como em inglês. Alguns deles, inclusive, são gratuitos. Vale muito a pena pesquisar um pouco e conferir o que está disponível na internet.

Assim, será possível capacitar os profissionais responsáveis pelas estratégias de SEO da empresa e melhorar o tráfego orgânico do seu portal. Em um mundo onde cada vez mais se faz negócios pela internet é muito importante estar ligado à necessidade de investir e melhorar o SEO.

Leia também:

Related posts

5 estratégias inovadoras para impulsionar o tráfego e aumentar as vendas

MirandaBrasil

Entenda de uma vez o que é marketing digital na saúde

MirandaBrasil

Mercado Digital: entenda o que é e se vale a pena

MirandaBrasil

Deixe um Comentário