Miranda Brasil
Image default
noticias

Conheça a Faca Picanheira: Indispensável para qualquer churrasco

Os utensílios para churrasco estão cada vez mais na moda. Dos mais exóticos até os mais tradicionais, o importante é garantir boas ferramentas para os mestres churrasqueiros deste país onde o churrasco é uma marca cultural tradicional.

De todos os utensílios da arte do churrasco talvez o que tem mais variedade e é mais procurado seja a faca. Tão variadas quanto os tipos de carne e tipos de corte, as facas ganham uma nova versão a cada dia que passa, mas ainda assim tem aquelas que se sobressaem em utilidade e beleza.

Vamos falar aqui da faca picanheira, uma das melhores do mercado e porque ela é tão importante!

Facas para churrasco Picanheira: quais suas características

As facas picanheiras têm esse nome fazendo referência às picanhas, mas não se engane: a faca não é exclusiva para ser usada para esse tipo de peça de carne. Ao contrário, a faca picanheira tem uso variado e pode se adaptar a qualquer peça e a praticamente todos os cortes que não envolvam ossos ou carne congelada.

A faca picanheira tem cerca de dez polegadas de comprimento e uma lâmina bastante larga. Essa largura em relação ao próprio cabo é feita para que os dedos não acertem a superfície da tábua ou de qualquer lugar na hora do corte da carne.

Algumas facas picanheiras também tem um formato curvo para facilitar na hora do corte, e é ideal que ela esteja sempre muito bem afiada.

Tamanhos e material das facas Picanheiras

O tamanho da faca geralmente é padronizado em 10 centímetros para que não haja nenhum desequilíbrio no peso da faca e no corte. O material pode variar de carbono para o aço inox, dependendo do uso do cozinheiro e de como ele prefere suas facas.

As facas inox não são tão fortes quanto as facas de carbono, porém elas são muito mais resistentes à oxidação. Já as facas de carbono são fortes, muito mais duras e resistentes, porém ela precisa de um grande cuidado para que não oxide e se desgaste com o tempo.

Tipos de faca Picanheira:

As facas picanheiras podem variar em largura, formato da lâmina, punho ou se é uma faca industrial ou tradicional.

Melhores utensílios para o churrasco: faca Picanheira e face Picanheira artesanal

A vantagem das facas artesanais feitas por mestres cuteleiros é a personalização que o artesão pode fazer para seu cliente. As mudanças de uma faca picanheira podem ser puramente cosméticas mas que agrega bastante na estética da sua cozinha.

Quais cuidados necessários com facas Picanheira: limpeza e durabilidade

O primeiro e mais básico cuidado com uma faca tão importante para seu churrasco é manter sempre seu corte afiado. É necessário sempre usar um bom amolador e ter boas técnicas para amolar que não prejudique e nem macule a sua lâmina.

Outra excelente dica é não tentar usar a faca picanheira, por exemplo, como um cutelo ou machadinha. A faca picanheira tem a função de espetar, cortar e fazer bifes com peças de carne grandes mas nunca com osso ou congeladas. Para cortar ossos ou carnes congeladas é recomendável usar o cutelo.

O cabo de madeira de uma faca merece muito cuidado para que a madeira não apodreça e se desgaste. Passar óleo no cabo é uma ótima dica, uma camada de óleo no cabo protege a madeira de ser penetrada pela água que causa seu apodrecimento precoce.

Por fim, mesmo que sua faca seja de inox é de suma importância que ela nunca fique molhada. Sempre que usar sua faca é bom lavar e secar o mais rápido possível em um local arejado.

Leia também:

Related posts

Quais São as Soft Skills Essenciais Para Engenheiros?

MirandaBrasil

Como eliminar as pulgas do ambiente?

MirandaBrasil

Como adicionar um contato em um grupo do WhatsApp? – Tutorial para Android e Mac!

MirandaBrasil

Deixe um Comentário