Miranda Brasil
Image default
Sem categoria

8 Melhores Jogos Educativos para Desenvolver o Raciocínio

Muitos jogos educativos , além de extremamente divertidos, também são muito importantes para desenvolvermos a concentração, raciocínio lógico e para aprendermos coisas novas.

A melhor parte é que todos os jogos são fáceis de aprender e estão disponíveis gratuitamente na internet. Divirta-se com os jogos360 . Mas, para que você não fique em dúvida sobre qual deles escolher, reunimos aqui os melhores jogos educativos para desenvolver o raciocínio .

Leia também:

Mahjong

mahjong

Mahjong é um jogo de raciocínio de origem chinesa, onde você encontra dezenas de figuras organizadas em três camadas. A ideia principal é selecionar e retirar do jogo como figuras , mas para isso elas precisam estar com o lado direito ou esquerdo livre.

O desafio é eliminar os pares de forma que possibilite selecionar e excluir os seguintes pares, até que não reste nenhuma peça.

2048

2048

Nesse jogo temos um tabuleiro com alguns números. Basta usar as setas para movê-los. Quando dois iguais se igualam a eles se somam. O objetivo aqui é chegar ao número 2048 com a menor quantidade de lanças.

Para ter sucesso, além de ser bom em estratégia, o jogador deve ser ágil em matemática, já que calcular errado irá diminuir suas chances de chegar ao número indicado.

Kakuro

kakuro

Muitos consideram esse jogo bem difícil, e ele exige bastante raciocínio lógico . O jogador precisa completar os quadrados brancos com números de 1 a 9, de forma que nenhum algarismo se repita na mesma fileira ou na mesma coluna; no fim o somatório de cada sequência deve ser igual ao número sugerido nos quadrados em azul.

Essas pequenas regras que definir a lógica do jogo Kakuro , o transformam em um desafio atenuante, onde é preciso pensar bastante para sair do vencedor.

Damas

damas

Esse clássico dispensa apresentações. Seu objetivo no tabuleiro é criar uma boa estratégia para capturar todas as peças do seu adversário, lembrando-se que você pode mover uma peça por vez, apenas uma casa e em diagonal.

As peças adversárias podem ser capturadas quando houver uma casa disponível atrás dela, para que você vá saltá-la.

Tente chegar até a fileira do fundo para fazer uma dama, tendo assim uma peça muito mais poderosa.

Caça-Palavras

caca palavras

Esse jogo é muito educativo e divertido, e nos permite aprender palavras novas e testar nosso raciocínio. É muito popular e não há segredos para jogá-lo.

Temos vários espaços em branco, às vezes algumas letras espalhadas e alguma dica. O objetivo é encontrar as palavras certas para preencher todos os espaços.

Xadrez

xadrez

Quando se trata de um jogo educativo capaz de testar nosso raciocínio lógico e concentração, o Xadrez é um dos mais lembrados. Esse jogo de tabuleiro é muito antigo e tem se tornado cada vez mais popular. É comum que seja ensinado nas escolas para um melhor desenvolvimento dos alunos, já que uma partida de Xadrez é perfeita para exercitar nosso cérebro.

As regras são um pouco mais complexas do que a maioria dos jogos que se têm por aí, o que leva as pessoas a pensarem que se trata de um jogo difícil que apenas mentes brilhantes praticam. A verdade é que qualquer um pode jogar xadrez, e suas diversas regras são facilmente assimiladas com um pouco de prática.

Uma grande dificuldade para os jogadores iniciantes está no fato de o jogo ter várias peças diferentes, cada uma com seus movimentos particulares. Mas, depois de passar por essa fase, é prazeroso aprimorar sua estratégia para dar um xeque-mate no adversário.

Sokoban

xadrez

É um jogo de tabuleiro japonês que novamente testará seu raciocínio lógico e sua habilidade em criar uma estratégia vencedora.

O objetivo é bem simples: você controla um colaborador de uma empresa que precisa empurrar caixas para o indicado antes que o tempo acabe. À primeira vista, não parece tão difícil, mas não há tanto espaço para movimentação e você conta com poucos segundos para terminar a tarefa.

Além disso, você deve apenas empurrar como caixas, nunca puxar. Então, se por descuido empurrá-las até as paredes do cenário, não conseguirá mais tirá-las de lá. Por isso, todos os seus movimentos serão previamente calculados.

Sudoku

sudoku

Lembra-se do jogo Kakuro ? Sudoku tem uma ideia semelhante. O jogador precisa completar os espaços vazios na grade com números de 1 a 9.

O objetivo é que os algarismos não se repitam em qualquer direção em que se olhe, seja diagonal, vertical ou horizontal. É uma boa atividade educativa para desenvolver uma lógica e levar crianças e adultos a pensarem muito.

Conclusão

Esses foram os melhores jogos educativos grátis para se desenvolver o raciocínio, cada um possui suas particularidades, mas carregam em comum uma ideia de fazer com que o jogador exercite a mente com um passatempo educativo.

Mas, para saber todos os detalhes e se desafiar os jogos, é preciso dedicar algum tempo a eles. Então convide um amigo para que vocês se divirtam e aprendam juntos. Bons jogos!

Fonte dos jogos: JogosOnlineGrupo / FunnyGames

Leia também:

Related posts

8 dicas de como evitar a ansiedade e alimentos que podem ajudar

thaynara

Combine roupas sem estresse

MirandaBrasil

Vantagens de usar um aplicativo de entregas

MirandaBrasil

Deixe um Comentário