Miranda Brasil
Image default
noticias

Como aprender a gostar de matemática

Há a matemática, o que falar dela, muitos a amam e muitos a odeiam, como diz o ditado popular “ Ou é 8 ou 80”, certamente alguma vez na vida você já viu alguém reclamando que matemática é chata e difícil, se você não ouviu você é essa pessoa. 

Existe muito aquele confronto em dizer, que o ponto forte é em humanas, não sou de exatas, o segredo a ser desvendado por intermédio deste artigo é como gostar de matemática.

Uma pesquisa realizada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), aponta que 75% dos brasileiros concluíram seus estudos sem saber o básico em matemática, a mesma é uma disciplina complexa na qual você não poderá se dar ao privilégio de não a estudar bem, ela não é Deus.

Mas está presente em tudo que existe, você sabia que só está lendo esse artigo agora em razão da matemática, pois algum estudioso realizou uma combinação de código matemáticos para que venha a ter acesso a internet.

São muitos os exemplos aos quais essa disciplina está interligada, porém não irei listá-los pois é praticamente impossível citar tudo em que ela está presente. 

Leia também:

Revolucione seus próprios paradigmas 

Na grande maioria das vezes as pessoas dizem que não gostam de estudar matemática, que é uma matéria muito difícil, sendo que nem se preocupa em estudar o conteúdo em questão, tudo em razão do psicológico afetar na vontade de estudar, já fazendo com que se desanime ou desista.

Não devemos jamais duvidar do nosso potencial, pois o segredo do sucesso é a persistência, se você leu o conteúdo e não entendeu então releia quantas vezes mais forem necessárias e tente colocar em prática, pois só ela poderá levá-lo à perfeição.

É sempre bom realizar mudanças, abrir os horizontes dos conhecimento e colocar na cabeça que irá sim conseguir enfrentar mais um obstáculo.

A utilização da tecnologia para a aprendizagem

Atualmente contamos com uma facilidade enorme para adquirirmos conhecimento, basta digitar o que se deseja aprender na internet, que imediatamente será disponibilizada diversos ensinamentos sobre o termo informado, isso é o poder da tecnologia mudando o mundo para melhor.

Existem várias maneiras de estudar online, ai mesmo no conforto de seu lar, realizando cursos virtuais, assistindo as diversas vídeo aulas no YouTube, acessando sites educacionais, ler livros online, a internet permite com que se tenha acesso ao mais distinto tema do conhecimento.

Seguir professores de matemática em suas redes sociais também é uma maneira de se relacionar melhor com a disciplina, e descobrir que ela não é um bicho de 7 cabeças como a maioria se refere.  

Entretenimentos da área matemáticas 

São muitas as maneiras de se divertir e ao mesmo tempo adquirir muito conhecimento, existem jogos gratuitos para os mais diversos conteúdos matemáticos, que nos repassam o  conhecimento da maneira mais lúdica possível.

Além dos jogos diversos filmes retratam a importância da matemática e histórias de pessoas que também não gostam da disciplina e tinham dificuldade de aprender, e por fim conseguiram êxito em seus resultados, confira alguns desses filmes:

  • Donald no país da matemática;
  • PI;
  • Flatland;
  • O jogo da imitação;
  • Uma mente brilhante;
  • O homem que viu o infinito;
  • Gênio indomável (um verdadeiro clássico que mostra aplicações matemáticas como áreas do triângulo e equações);
  • O preço do desafio;
  • A sala de fermat;
  • Quebrando a banca. 

Conheça dicas para ajudar enfrenta a dificuldade em matemática

Aprender a como gostar de matemática pode parecer algo impossível para muitos, porém, disponibilizarei algumas dicas que poderão ajudar nessa questão:

Aprenda se divertindo

Procure jogos e desafios online de matemática, que façam com que você  desafie cada vez mais o seu cérebro a aceitar e aprender coisas novas.

Problemas difíceis de resolver

Os problemas matemáticos nem sempre são tão difíceis, muitas das vezes é apenas falta de uma boa interpretação da questão, uma dica é que você leia tudo com muita atenção e anote os dados mais importantes dos problemas, dessa maneira ficará mais fácil chegar até a resolução correta.

A matemática no cotidiano

Como já foi citado no início do texto a matemática está presente em praticamente tudo que existe, é importante tentarmos resolver problemas do nosso dia a dia por meio delas, então esqueça o uso da calculadora por exemplo e procure exercitar seu cérebro diariamente para que se torne mais fácil adquirir conhecimento. 

Desenhos

Durante a resolução de problemas matemáticos, principalmente aqueles que envolvam formas geométricas e gráficos, a execução de desenhos é fundamental, para disponibilizar uma maior noção do que está sendo dito na questão.

Passo a passo da resolução

Ao realizar o passo a passo da realização de contas, não deve-se de maneira alguma pular nenhuma etapa. 

Com o passo a passo certo, faz com que as etapas fiquem cada vez mais esclarecidas ao nosso cérebro.

Grupos de estudos 

Busque por outras pessoas que enfrentam o mesmo problema em matemática que você.

Uma boa ideia é formar grupos para estudar matemática. No grupo, é possível tirar dúvidas e também identificar novas maneiras de solucionar problemas. Sem dúvida, é uma excelente maneira onde todos podem evoluir constantemente. 

Faça uso de exemplos

Procure assistir aulas online sobre o assunto  no qual está tendo dificuldades, confira os exemplos ensinados.

Refaça a solução substituindo por valores numéricos, e refaça o cálculo. É uma excelente forma de fixação.

Confira onde está errando

Errar na resolução de problemas é a coisa mais comum do mundo, 1 ou 2 erros não podem tirar o sucesso de outros 8 acertos, releia as questões incorretas e tente localizar onde está o erro, dessa maneira poderá corrigi-lo. 

A linguagem matemática 

É importante também estudar as gírias e a linguagem da matemática para que se possa entender o que se pede em cada questão, como por exemplo saber o que expressão numérica, regra de três, fracionamento de números e entre muitas outras. 

A prática

É um fato que a grande maioria das coisas só aprendemos praticando e na matemática não é nada diferente. 

É através dos nossos próprios erros e acertos que nos fazem evoluir, portanto, pratique os mesmos exercícios com certa frequência.

Conclusão

Este foi nosso artigo sobre como aprender a gostar de matemática. 

Sem dúvida, a matemática possui grande aplicação na nossa vida moderna. Afinal, seria impossível viver sem calcular porcentagem, negociar valores de serviços (e também com clientes), salário, entre diversas outras aplicações.

Muitos alunos possuem dificuldade em enxergar a real importância da matéria, e isso pode comprometer a motivação no estudo contínuo da fascinante matemática.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Caso tenha gostado, aproveite e compartilhe ao máximo com seus amigos em suas redes sociais favoritas. Caso tenha algo a complementar, utilize o formulário de comentários abaixo deste artigo.

Leia também:

Related posts

Por que você precisa saber sobre a Convenção Coletiva de Trabalho?

MirandaBrasil

Quais são os principais tipos de porta paletes?

MirandaBrasil

Você sabe que é insalubridade?

MirandaBrasil

Deixe um Comentário