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Business Intelligence: como pode ajudar a sua empresa?

É provável que você já tenha ouvido falar no termo Business Intelligence, cada vez mais utilizado e aplicado em diversos ramos empresariais. Você saberá agora tudo o que precisa sobre este conceito, de antemão, saiba que ele pode ter uma importância fundamental.

Seja a sua empresa do ramo industrial, uma fabricante de câmara climática ou responsável pela manutenção de dispositivos tecnológicos, fazer uso do Business Intelligence pode ajudar a sua companhia de diversas formas.

Sendo assim, entenda a definição do termo, sua relação com outros também importantes, como ele é feito atualmente, quais os benefícios que utilizá-lo pode gerar e como você pode organizar as estratégias na sua companhia.

O que é Business Intelligence

Antes de mais nada, vamos definir o conceito. De forma geral, Business Intelligence, também chamado de “BI” é uma coleção de estratégias, sistemas, tecnologias e práticas usadas para coletar, integrar, analisar e fornecer acesso a informações relevantes em uma empresa.

A tradução do termo pode ser “inteligência de negócios” ou “inteligência empresarial” e o seu principal objetivo é aumentar a eficiência de diversos processos e auxiliar as companhias a tomar decisões melhores, com mais informações, ganhando assim vantagem competitiva.

O BI pode ser aplicado nas mais diversas empresas, em vários ramos do mercado, como por exemplo uma companhia que faz projeto de sensor radar.

São elaboradas estratégias e adotados sistemas, tecnologias e práticas compatíveis com a atuação do negócio.

Independentemente da empresa, diversas informações podem ser coletadas, integradas, acessadas e analisadas graças ao uso do Business Intelligence.

Mineração de dados e Big Data

Há dois termos, que podem ser comumente encontrados e que se relacionam diretamente com os processos adotados em operações de BI, são eles a mineração e o Big Data.

Mineração de dados é o processo de descobrir padrões e tendências ocultos em grandes conjuntos de dados, com o objetivo de tomar decisões informadas. Já o Big Data é um termo usado para descrever conjuntos de dados muito grandes e complexos.

A mineração de dados é frequentemente usada em conjunto com Big Data uma vez que pode ser utilizada para analisar grandes conjuntos de dados e extrair informações úteis que podem ser usadas para tomar decisões em vários contextos, dentre eles:

  • Compras;
  • Vendas;
  • Finanças;
  • Contabilidade;
  • Marketing e muito mais.

Graças a essa utilidade, o Big Data e a mineração de dados podem ser utilizados por várias empresas, como uma que comercializa álcool em gel, por exemplo.

Além de ser utilizada para analisar as informações contidas em um Big Data, a  mineração de dados é um componente importante do BI, pois auxilia na descoberta de padrões e tendências ocultos em grandes conjuntos de dados.

A importância das análises empresariais

Você pode ter reparado que todos os termos utilizados até agora têm um foco similar: a coleta e a análise de dados de maneira precisa, para auxiliar com a tomada de decisões variadas.

Por isso, podemos concluir que as análises empresariais são extremamente importantes para qualquer companhia que deseja aumentar a chance de sucesso em suas ações.

Afinal, sem uma análise adequada, as decisões podem ser baseadas em suposições ou palpite, o que pode levar a escolhas erradas e consequências negativas. 

Já quando os processos são bem executados, dizemos que as decisões tomadas são informadas, ou seja, com uso de informações relevantes.

Ademais, uma análise eficaz pode ajudar a ajustar a estratégia de negócios e a alocar recursos de maneira mais eficiente, aumentando o potencial de obtenção de lucro nas companhias, sejam elas fabricantes de topografia de terreno valor, ou de qualquer outra área.

Portanto, se você deseja identificar problemas e oportunidades ocultos, bem como monitorar o desempenho de sua empresa e avaliar o impacto de decisões tomadas, utilize processos como o Business Intelligence.

BI moderno ou clássico

Outro ponto importante quando pensamos em Business Intelligence é entender as diferenças na forma como este conceito é aplicado. Hoje, dizemos que há duas principais maneiras que podemos encontrar o BI: moderno e clássico.

Para entender o que cada um dos termos significa, confira agora as principais diferenças entre Business Intelligence moderno e clássico que se dão, principalmente, em 5 tópicos, são eles:

  • Dados;
  • Velocidade;
  • Acessibilidade;
  • Análise;
  • Colaboração.

De forma resumida, o BI moderno permite lidar com uma quantia muito maior e mais complexa de dados, em tempo real. Além de disponibilizar relatórios completos com muita facilidade em diversos dispositivos e permitir análises complexas e detalhadas.

Ademais, com o BI moderno oferece a capacidade de colaboração em tempo real e compartilhamento de relatórios e dashboards com outras pessoas.

Já o BI clássico não consegue lidar com dados tão grandes e complexos, além de os analisar em intervalos mais longos e exigir o acesso das informações obtidas em computadores.

Além disso, o BI clássico realiza análises estatísticas mais básicas e exige que os usuários trabalhem em relatórios e dashboards de forma isolada.

Dito isso, ao aplicar um sistema de Business Intelligence na sua usinagem torno cnc, ou qualquer outra, hoje em dia, o mais recomendado é utilizar os sistemas modernos, a não ser que sua demanda seja suprida pelo BI clássico sem nenhum problema.  

Benefícios de utilizar o Business Intelligence na sua empresa

Confira agora alguns dos principais benefícios, mais comumente verificados quando você utiliza o BI da maneira correta na sua companhia, seja ela do ramo alimentício ou uma empresa de manutenção de ar condicionado, por exemplo.

Aumento da eficiência

O primeiro benefício que podemos atribuir ao uso de BI nas empresas é o aumento na eficiência, de forma geral, em diversos processos.  

Afinal, ele permite acessar e analisar grandes quantidades de dados e informações de forma rápida e fácil, o que pode ajudar a identificar oportunidades de melhoria de diversos processos dentro de uma companhia e tornar tudo mais eficaz.

Tomada de decisão com informações precisas

O segundo benefício, também já citado nesse artigo, é a possibilidade de tomar melhores decisões, graças à quantidade e qualidade das informações obtidas.

Uma vez que o BI fornece informações precisas e atualizadas em tempo real, ele permite tomar decisões com base em dados confiáveis e não apenas em intuição ou suposições. É possível reagir rapidamente a mudanças e eventuais novas demandas do mercado, por exemplo.

Preços competitivos (h3)

Podemos dizer que é possível ter preços mais competitivos em seus produtos e serviços também graças ao bom uso do BI, que otimiza tudo o que é feito em uma companhia.

Portanto, um cliente que procura por cabinho de aço para pesca, ou qualquer outro produto, poderá encontrar a sua empresa como uma referência no mercado, com os valores otimizados graças ao Business Intelligence feito da maneira correta.

Melhoria do desempenho

Além de aumentar a eficiência de seu negócio e auxiliar com decisões que precisam ser tomadas rapidamente, o uso correto do Business Intelligence também pode ajudar a melhorar o desempenho de sua marca como um todo.

Uma vez que o processo pode identificar problemas e oportunidades de melhoria, você poderá adotar medidas para aumentar a produtividade e diminuir os custos. Ou seja, os processos além de serem mais eficientes serão direcionados a atingir objetivos específicos.

Um dos melhores exemplos nesse ponto é que o BI pode identificar gastos que não são essenciais e auxiliá-lo a tomar decisões para cortá-los, aumentando as possibilidades de lucro, ou seja, aprimorando o desempenho de sua empresa.

Também dizemos que há uma maior agilidade em toda a análise de processos e tomadas de decisões, graças à alta capacidade de operação verificada em um Business Intelligence eficiente.

Maior visibilidade

Por fim, podemos dizer que o BI pode aumentar a visibilidade da sua marca no mercado, como um resultado a longo prazo.

Uma vez que o sistema oferece uma visão mais ampla e detalhada dos dados da empresa, ele pode ajudar a identificar tendências e padrões importantes para o crescimento e sucesso da sua marca como um todo.

Adaptar-se ao mercado da melhor forma fará com que a sua companhia se torne uma referência para outras e isto pode ser potencializado por um Business Intelligence eficiente.

Tantos benefícios mostram o porquê de várias empresas adotarem o BI cada vez mais, sejam elas vendedoras de itens tecnológicos, instaladoras de câmara fria ou de qualquer outro ramo.  

Como as estratégias podem ser feitas

Para finalizar, confira agora algumas dicas que podem ser fundamentais e auxiliar você a planejar estratégias de Business Intelligence para, posteriormente, aplicá-las em sua empresa.

Pense em quais são seus com a estratégia

Em toda e qualquer estratégia empresarial, é importante definir os objetivos que você deseja alcançar antes de mais nada. Isso também ocorre com o BI.

Verifique o que você deseja aprimorar em sua empresa e quais dos benefícios listados anteriormente são prioridade para sua marca no momento.

Identifique os dados relevantes 

Para que a sua estratégia de BI seja eficaz, é importante identificar quais são os dados relevantes para a sua companhia e onde eles estão armazenados.

Isso pode incluir dados internos, como vendas e produção, ou dados externos, como pesquisas de mercado ou informações demográficas. Os dados relevantes terão relação direta com os objetivos que você deseja atingir.

Crie um plano de ação

Após as duas primeiras etapas, essenciais para planejamento, você deve criar um plano de ação detalhado que inclua as etapas para coletar, armazenar, processar e analisar os dados.

É importante envolver todas as áreas da empresa necessárias nesse processo, além de contar com profissionais qualificados, para garantir que sua estratégia de BI seja bem-sucedida.

Implemente a estratégia

Após criar o plano de ação, é hora de implementar a estratégia de BI.

Nesse momento são feitas a aquisição de ferramentas e tecnologias, a criação de dashboards e relatórios, a formação de funcionários e a integração dos dados com outras áreas da empresa.

Toda a execução deve ser eficiente e, para isso, você pode investir e contar com equipes especializadas, para aumentar suas chances de sucesso.

Monitorar e avaliar os resultados

Por fim, lembre sempre de monitorar e avaliar os resultados de qualquer estratégia empresarial, incluindo uma de Business Intelligence. Crie e utilize métricas e indicadores de desempenho para analisar o progresso e fazer eventuais ajustes requeridos.

Uma estratégia de BI pode ser uma aliada poderosa da sua companhia, em qualquer segmento do mercado, e ajudar você a obter excelentes resultados e a crescer a sua marca de maneira eficiente. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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