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Como elaborar um Fluxo de reengajamento?

A maioria dos empreendedores concordam que implementar um fluxo de reengajamento para manter os clientes voltando é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de negócio. 

Ao gerar negócios repetidos, você pode obter uma melhor previsibilidade com sua receita, ajudando a administrar sua empresa com mais eficiência. 

E, segundo o artigo apresentado pelo Reclame Aqui, normalmente é até 5 vezes mais barato reter clientes existentes do que adquirir novos, ter um fluxo constante de clientes repetidos também leva a lucros maiores.

As estratégias para aplicar um fluxo de reengajamento do cliente são projetadas para envolver os aqueles que não estão ativos e, para isso, é preciso ter como objetivo reativar trazer de volta ao funil de vendas por meio de incentivos ou ofertas. 

Nem tanto um segredo, mas neste ponto é preciso personalizar as mensagens para aumentar o fluxo de reengajamento de seus clientes que já demonstraram interesse em um curso de Logística internacional disponível ou tiveram contato com sua empresa. 

Dito isto, conduzir negócios repetidos de forma consistente não acontece por acaso. Uma forte retenção de clientes decorre de uma excelente estratégia de fluxo de reengajamento

Antes descubra mais sobre funil de vendas

Um funil de vendas é um roteiro que leva os visitantes ao seu site e-commerce por meio de um processo sistemático, e tem como objetivo comprar seus produtos ou contratar seus serviços.

A ideia por trás de um funil de vendas é converter leads, os clientes em potencial, em prospects, depois em clientes, que finalmente se tornam clientes recorrentes, comprando repetidamente.

Ter um funil de vendas permite que você obtenha os melhores resultados de seus leads que precisam, por exemplo, de valor aluguel máquina depilação a laser, além de compreender seus clientes e avaliar o progresso em cada etapa do processo de vendas. 

Se você não consegue identificar seu funil de vendas online, pode estar vendendo às cegas, operando com os antigos métodos de tentativa e erro.

Entenda as etapas de um funil de vendas online

Esse sistema de marketing recebeu esse nome porque, em forma de diagrama, parece um funil, com etapas muito bem definidas.

Desde o momento em que os clientes em potencial o conhecem até o momento em que tomam uma decisão de compra, eles passam pelo ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottle of the Funnel), sendo o topo, o meio e o fundo do funil, respectivamente.

Essa jornada pode diferir de um cliente em potencial para outro devido a variabilidades em suas personas de compradores, produtos e tipos de nicho, como funcionários de empresas que precisam de treinamento nr 32 para garantir a segurança laboral.

Sendo assim, seu funil de vendas pode ter o maior número possível de estágios mas, em geral, seu funil de vendas online deve ter as quatro etapas a seguir:

  • Conscientização;
  • Interesse;
  • Decisão;
  • Ação.

Cada uma dessas etapas merece uma explicação detalhada, que ajuda a compreender, de forma ampla, a possibilidade de implementação do fluxo de reengajamento em um plano de negócios. 

Conscientização no topo do funil

O estágio de conscientização é a maior etapa, contendo o maior número de pessoas, sendo composta por leads, isto é, pessoas que chegam ao seu site por acaso ou precisam de seus produtos ou serviços de dobradiças de alumínio de forma localizada.

Nesta fase, os prospects conhecem seu site pela primeira vez, seja por meio da pesquisa do Google, anúncios, redes sociais, referências, e-mail marketing, entre outras estratégias de divulgação.

Cada lead é um cliente em potencial, por isso é importante causar uma ótima primeira impressão.

Interesse demonstrado pelo lead

Nesta etapa, o cliente em potencial está no seu e-commerce, e está à procura por soluções quanto aos próprios problemas. 

Eles expressam interesse em seus produtos, ou mesmo cursos de resgatista socorrista, e podem realizar ações como se inscrever na lista de e-mail e segui-lo nas redes sociais.

Este é o estágio certo para envolvê-los com conteúdo valioso e exclusivo, de modo a mantê-los sempre voltando.

Decisão é etapa crucial para os envolvidos

Esta terceira etapa refere-se ao momento em que os clientes em potencial devem tomar uma decisão de compra. 

Dessa maneira, eles prestam atenção ao que sua empresa oferece, quais são os planos e preços para, a seguir, realizar uma análise comparativa com o que os concorrentes também oferecem, e quais as vantagens que pode conseguir. 

Esse estágio implica em diferentes níveis de ofertas de vendas, como oferta de landing pages, webinars, retargeting, entre outras técnicas que envolvem o marketing.

Ação de compra parte do cliente

Na última fase, os clientes potenciais decidem se tornar um cliente comprando de você, ou decidindo pelo seu serviço de fornecedor de material elétrico, finalizando a negociação ao clicar no botão de compra, em se tratando de um e-commerce. 

Se estiverem satisfeitos com seus produtos e serviços, eles podem comprar novamente de você para se tornarem clientes fiéis.

Vale reforçar que, dependendo da natureza do seu negócio, pode haver mais etapas no seu funil de vendas.

O que fazer antes de reengajar?

O fluxo de reengajamento parte do princípio que você tenta atrair o interesse de um lead frio, ou seja, busca gerar um lead novamente.

Para realizar essa ação, é preciso fazer uma pesquisa com antecedência e, seja qual for a forma de divulgação, tenha certeza de que a mensagem seja pessoal.

Revise as possíveis razões pelas quais seu lead frio ficou em silêncio. 

Em seguida, ofereça soluções ou mostre novos recursos de sua empresa de instalação de energia solar que anulem essas justificativas originais para não escolher sua empresa.

Você também deve estar ciente dos eventos de gatilho. Esses são os eventos que sinalizam aqueles leads frios que são mais propensos a comprar seu produto ou serviço. 

O fluxo de reengajamento pode ser seguido de um evento de gatilho que lhe proporciona uma vantagem sobre a concorrência.

Inicie uma conversa com seu cliente

A partir de uma comunicação clara, os relacionamentos se tornam mais sólidos, o que facilita iniciar uma conversa com seus clientes o mais cedo possível. 

Comece com uma série de boas-vindas envolvente e personalizada. Use essas primeiras interações para conhecer seus compradores e perguntar sobre preferências. 

Você também pode convidá-los a compartilhar experiências com instalação de cabeamento de rede na forma de conteúdo gerado pelo usuário.

Esta é uma oportunidade para aprender mais sobre seus clientes, permitindo que você personalize comunicações futuras de uma forma que construa fidelidade e aumente a retenção.

Use dados do cliente para personalizar mensagem

A interação entre os clientes em potencial e sua empresa podem ter chegado a um ponto do funil de vendas em que eles compartilharam dados. 

Dessa forma, vale enviar mensagens direcionadas e personalizadas que reflitam as preferências, necessidades e comportamento de compra exclusivos de seus compradores, ou que são dignos de atenção.

Você pode fazer isso usando informações coletadas das respostas dos clientes e feedback direto, bem como de dados reais sobre hábitos de compra. 

Grande parte dos consumidores são mais propensos a fazer uma compra de uma marca se as mensagens recebidas forem personalizadas para eles.

Envie a mensagem perfeita no momento adequado

Na comunicação com seus clientes, o “quando” é tão importante quanto o “o quê”. 

Existem vários momentos ideais para alcançar os leads com mensagens personalizadas que os orientam ao longo da jornada de compra. 

Por exemplo, se um comprador acabou de fazer uma aquisição, esse é o momento de compartilhar outros produtos que ele possa gostar, ou então fornecer dicas e sugestões para o produto que acabou de comprar.

Identifique os momentos mais cruciais na jornada do comprador e use uma plataforma automatizada para acionar mensagens com base em determinadas interações e eventos do cliente.

Dê valor às suas mensagens

Para gerar impacto, cada ponto de contato com seus clientes deve apresentar uma proposta de valor clara e concreta, além de oferecer uma oportunidade de envolvimento ainda maior.

Crie uma personalidade em torno de como você interage com os compradores usando fotos e GIFs em seus textos e e-mails, dando os próximos passos em cada mensagem. 

Garanta que a voz da sua marca possa ser ouvida em todos os seus canais de comunicação, seja SMS, e-mail ou rede social.

Quando desistir de um lead frio

Não importa quantas vezes você entre em contato com um lead antigo, algumas pessoas ou empresas podem simplesmente não querer seu produto ou serviço. 

É importante entregar seus esforços em algum momento para que você não acabe perdendo seu tempo. 

Envie um último e-mail perguntando se esse lead frio gostaria de optar por não receber e-mails futuros.

Conclusão

Quando você entende seu funil de vendas, qualquer campanha de marketing, inclusive a estratégia de fluxo de reengajamento, leva ao sucesso e crescimento de vendas. 

Um funil de vendas fornece uma compreensão profunda de seus clientes e do ciclo de compra, permitindo que se construa relacionamentos com leads que eventualmente se tornem clientes recorrentes.

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