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Metas de Marketing: Passo a Passo para um planejamento assertivo

Criar uma estratégia de divulgação para sua marca, empresa, produto com o intuito de posicionar autoridade dentro do mercado de forma efetiva depende de metas de marketing bem estabelecidas e claras desde o início das discussões de sua campanha.

Ter metas significa saber exatamente para onde está navegando, com quais ferramentas, por quanto tempo e com quem. Ou seja, todos os detalhes para alcançar o resultado esperado.

Ao pensar em Metas de Marketing, não importa qual seja o negócio, as chances de obter um sucesso relevante dentro do período pretendido é bem maior do que sem esses objetivos estabelecidos.

Abaixo, será explicado o que de fato são as metas de marketing e quais os tipos possíveis dentro de uma estratégia, a fim de obter um desenvolvimento relevante e adequado, de acordo com o contexto de cada negócio.

O que são Metas de Marketing?

Na prática, as Metas de Marketing são objetivos presentes em projetos, campanhas ou no desenho geral de uma empresa.

Elas são formadas por objetivos mensuráveis, em relação à validade de tempo que serão atingidos, geralmente com o intuito de converter leads em clientes e desenvolver o negócio.

O mais importante para a definição das metas é ter em mente os números reais de cada ação atualmente e qual o desempenho se deseja atingir, seja financeiro, visitas, vendas ou tráfego. 

Lembre-se sempre de trabalhar com a realidade e o potencial de desenvolvimento do seu negócio. 

Esse é outro alicerce das metas de marketing, pois com a união dos números e a visão do que é realizável, você terá as ferramentas adequadas para colocar em prática as suas tarefas.

Como traçar metas de Marketing?

Abaixo, separamos algumas dicas que ajudam a formar Metas de Marketing. São ideias gerais que podem ser aplicadas para diversos contextos e contribuem para resultados qualificados ao longo do tempo.

Conheça bem a sua persona

Acima de tudo, todas ações de marketing devem ser feitas pensando na sua persona, ou seja, no seu potencial cliente.

Isso porque, somente ao entender bem qual é o seu público e o que o motiva, será possível desenvolver um tipo de conteúdo mais interessante e que promova as reações esperadas pelas campanhas.

Isso porque uma das bases das ações de marketing é o inbound marketing, uma prática que consiste na entrega de materiais relevantes e úteis para o seu público. 

Para isso, esse conteúdo pode estar presente em:

  • Redes sociais;
  • Blog;
  • E-mail;
  • Campanhas pagas;
  • Anúncios em vídeo.

Não importa qual o perfil da audiência que pretende atingir, adultos de classe média ou adolescentes de classe baixa, obter informações precisas sobre o público será um suporte crucial para construir outros objetivos de marketing.

Entenda qual é o seu produto e qual o seu mercado

Ninguém deve entender melhor sobre o que você vende do que você mesmo. 

Da mesma forma, compreender o cenário a ser enfrentado nas vendas e ao se posicionar é uma tarefa primordial para clarear os caminhos das metas de marketing.

Assim, uma análise das características principais do que você vende e dos seus concorrentes deve ajudar bastante na formulação dos objetivos e deve ser feita considerando seus pontos fortes, fracos e diferenciais, promovendo metas mais direcionadas.

Saiba quantas vendas você precisa bater

Quanto mais vendas uma marca realiza, mais sucesso a gestão terá. Porém, por mais que isso seja verdade, ter em mente o número de vendas de determinado período é essencial para facilitar o trabalho da equipe e entender como as equipes devem atuar.

Assim, definir esse número garante a formulação de estratégias consistentes e desempenhos melhores.

Consequentemente, tanto o time de marketing quanto o time de vendas se tornam mais consistentes e unidos. 

Afinal, são áreas que devem caminhar por um trajeto real, produtivo e com a sabedoria dos próximos passos compreendendo os objetivos finais da marca e o papel da outra área nesse processo.

Numere a quantidade de leads desejada

O lead é uma pessoa que passou pelo seu site e demonstrou interesse em seu negócio. 

Para isso, geralmente, ela preenche um formulário, ou algo semelhante, passando informações pessoais para a sua equipe e, em troca, recebe um conteúdo relevante, como um e-book.

Nessa jornada, nem todos os leads vão se qualificar como clientes efetivos da sua marca. 

No entanto, quando há conhecimento acerca do público e a jornada é bem estruturada, mais desses contatos se convertem em clientes. Assim, é um primeiro passo importante para obter novas vendas.

Por isso, é uma boa ideia estabelecer a quantidade ideal de leads que precisam ser adquiridos, mantendo o funil nutrido e alcançando as metas traçadas.

Para ter uma taxa de conversão satisfatória, gerando mais leads (e cada vez mais qualificados), invista em conteúdos interessantes, específicos e relevantes para a sua persona. Assim, você terá cada vez mais pessoas adequadas para levar às vendas.

Saiba quanto de tráfego você precisa

Para quem possui um site ou e-commerce, ter uma ideia de qual a porcentagem ideal de tráfego é interessante para, justamente, como atrair e entender quantos leads devem ser gerados.

Inclusive, é importante saber que um baixo tráfego não impede de desenvolver a marca, mas traz mais clareza do que precisa ser feito para aumentar o índice, ou tornar esses pouco visitantes em contatos qualificados e devidamente nutridos.

Dessa forma, assim como diversas outras métricas, no começo os dados podem desanimar, mas com objetivos e Metas de Marketing mais específicas e mensuráveis, você irá sentir a transformação na sua marca e resultados.

Lembre-se que, nesse sentido, boas metas são, exatamente, alcançar mais clientes, fidelizar o público, melhorar o tráfego e até aumentar a conversão. Identifique suas necessidades e trace objetivos precisos para seu negócio.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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