Miranda Brasil
Image default
Sem categoria

Remoção de cistos dentígeros: Entenda

Os cistos dentígeros são problemas que podem ocorrer de forma silenciosa, em que o seu avanço pode não causar nenhum incômodo ao indivíduo, e isso pode levar tempos para ter um diagnóstico.

O avanço da doença pode ser lento. Devido a isso, é importante ter consultas periódicas com um profissional dentista para que o diagnóstico seja feito precocemente, evitando a perda de dentes que possam vir com o problema, tendo que recorrer ao implante dentário

Caso queira entender o que são os cistos dentígeros e como funciona a sua remoção para um tratamento adequado, continue a leitura. 

Como identificamos um cisto dental?

O cisto dental possui paredes resistentes e grossas, de um formato arredondado que em seu interior apresenta um amontoado de líquidos com células mortas e bactérias presentes.

Geralmente, o cisto passa por um crescimento considerado lento, não gerando sintomas, o que fica complicado de uma identificação rápida. 

No momento em que eles passam a evoluir, o risco de perda dos dentes passa a ser inevitável. Assim, torna-se preciso um implante dental ou até mesmo outros procedimentos para recuperar esse elemento dentário perdido.

Porém, como podemos identificar o problema sabendo que ele aparece de forma silenciosa? Bem, por meio das consultas periódicas, o profissional consegue perceber se há algo. 

Então, é solicitado alguns exames específicos para dar um diagnóstico e um tratamento correto. 

Por meio de uma radiografia, é possível identificar se ocorre alguma anormalidade nos dentes. Nos casos em que há o agravamento do problema, o cisto passa a ter: 

  • Dores locais;
  • Inchaço gengival;
  • Febre;
  • Ferimentos na cavidade bucal;
  • Dores de cabeça;
  • Manchas brancas ou vermelhas;
  • Dormência;
  • Dificuldades de mastigação e deglutição;
  • Alterações na voz;
  • Dor de garganta;
  • Caroço na região. 

Quando esses sintomas aparecem, o cisto passa a ser grave, por isso a necessidade de estar mantendo consultas periódicas com o dentista para tratar antes de um possível agravamento.

Quais os tipos de cistos 

Desse modo, ao entender o que é, e como realizar a identificação deles, é preciso ver os diversos tipos que existem. 

Portanto, continue a leitura e veja abaixo todos os tipos de cistos. 

  1. Cisto da lâmina dentária

Esses cistos são mais comuns em crianças, sendo pequenos nódulos brancos que podem ser localizados nos alvéolos do maxilar. 

Embora os casos acometem mais crianças, eles também podem aparecer em pessoas adultas. 

  1. Cisto primordial (queratocisto)

Esses cistos são mais provenientes em acometer homens do que mulheres, embora também possam aparecer nelas.

Geralmente, pode crescer muito e causar dor e incômodo no indivíduo, precisando de um tratamento rápido. Com isso, evita o desconforto e previne a queda dos dentes que podem levar ao uso de prótese fixa

  1. Cisto dentígero

O cisto dentígero surge geralmente na coroa do dente, no qual os terceiros molares são os mais suscetíveis de ocorrer.

Geralmente, esse cisto aparece mais em adolescentes, tendo um crescimento assintomático que pode levar a perda óssea e dos dentes, em que a opção para recuperar os dentes acaba sendo por uma prótese dentária.

  1. Cisto periodontal apical

Devido ao crescimento das células epiteliais, o cisto periodontal apical aparece. Porém, não há descoberta profissional do seu surgimento. 

  1. Cisto periodontal lateral e gengival de um adulto

Ainda não há estudos suficientes para entender sobre esses dois tipos de cistos. Porém, geralmente, eles podem acometer adultos a partir dos 40 anos de idade.

Esses cistos tendem a aparecer nos dentes pré-molares e caninos inferiores, porém embora aconteça raramente, podem surgir também em outros dentes.

  1. Cisto odontogênico calcificante

Esse tipo de cisto possui características neoplásicas, ou seja, é um tumor que necessita de cuidados e tratamentos imediatos. 

É um cisto que aparece raramente, podendo acometer pessoas de 20 a 50 anos de idade. A melhor prevenção, seja o cisto odontogênico calcificantes ou os outros citados acima, é ir periodicamente em um profissional dentista. 

Com isso, é possível ter uma avaliação total da arcada dentária semestralmente, evitando que esses problemas passem a prejudicar o indivíduo. 

Por isso, pessoas que possuem aparelho dental de porcelana ou outros tendem a descobrir com mais facilidade esse problema, pois suas consultas são mensais, em que o profissional avalia a situação dos dentes do paciente com maior frequência.

O que é a remoção dos cistos dentígeros e tratamento?

A remoção o pode ser parcial ou total, isso dependerá do grau em que está no indivíduo.

Nos casos mais graves, é preciso extrair o dente afetado, sendo a única opção de tratamento eficaz nessa adversidade. 

Já nos casos mais leves, o profissional limpa a área afetada, em um procedimento feito com anestesia local em conjunto com sessões de limpeza do cisto, dependendo do caso.

A importância do tratamento melhora a qualidade de vida do paciente, mantendo os dentes saudáveis e evitando que em alguns casos piore. Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Related posts

Aquecedor a gás digital vs. modelo convencional: qual a melhor escolha?

Marlon

Como o seguro para notebook pode te ajudar em caso de roubo ou furto

silvia

10 exemplos de tecnologia na educação e como aplicar

Marlon