Miranda Brasil
Image default
marketing

O que fazer para ter mais seguidores no Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais com maior número de interações por minuto. De acordo com a própria ferramenta, no mundo há mais de um bilhão de usuários ativos. Se você quer aumentar o número de seguidores do seu perfil, precisa saber como funciona a plataforma e quais são as melhores estratégias para crescer de forma orgânica. 

Neste artigo, vamos mostrar o que fazer para ter mais seguidores no Instagram. Prontos? Então, vamos lá!

Precisando de uma ambulância?

Escolha um nicho para ser trabalhado

Não importa qual é o seu negócio, você precisa escolher um nicho de mercado para focar seus esforços e ter mais seguidores no Instagram. Ou seja, entender melhor o que os seus potenciais clientes querem ver e fornecer conteúdo relevante para eles.

Ao escolher um nicho, você também pode concentrar suas hashtags e palavras-chave para atrair um público específico e facilitar a procura dos usuários.

Uma dica rápida: você pode achar que está limitado pelo nicho de mercado que escolheu, mas não precisa ser. Enquanto você mantém um foco específico, sempre há espaço para a criatividade; basta procurar novas maneiras de envolver o seu público e conseguir mais seguidores no Instagram.

Não seja apenas uma marca – torne-se uma entidade social

Embora seja importante promover o seu negócio através da plataforma, é igualmente importante ter um conteúdo interessante e envolvente. Pense em si mesmo como sendo capaz de fornecer conteúdo valioso para os utilizadores do Instagram e tentar fazer isso.

Por exemplo, você poderia postar imagens interessantes sobre os produtos que vendem, dicas úteis sobre como utilizá-los ou simplesmente fotos de si mesmo trabalhando no negócio – qualquer coisa que mostre o seu conhecimento e profissionalismo. Isso por si só, já traz mais seguidores no Instagram, pois o logaritmo da ferramenta gosta de promover este tipo de publicação.

Uma das melhores formas de atingir este objetivo é tornar-se uma entidade social, que é uma marca que atua diferentemente como se fosse algo voltado à caridade. Isso significa fazer mais do que simplesmente postar imagens sobre os produtos em oferta; significa mostrar às pessoas como você está ajudando outras pessoas.

Você não precisa necessariamente fazer fundos para caridade, mas poderia publicar imagens de como a sua marca está melhorando a vida das pessoas à sua volta – por exemplo, você poderia tirar uma fotografia de si próprio enquanto dá um sorriso para um cliente. Esta estratégia de marketing não é nenhuma novidade para ter mais seguidores no Instagram, ela é constantemente usada por marcas que querem manter seus conceitos de sustentabilidade em dia.

Não promova demais os seus produtos

Embora você possa achar que precisa promover constantemente os seus produtos, a verdade é que não precisa. As pessoas não irão querer ver o seu perfil cheio de imagens de propaganda e, portanto, você corre o risco de perder muitos seguidores no Instagram.

Em vez disso, concentre-se em publicar conteúdo realmente interessante e envolvente, dando às pessoas uma boa razão para continuarem a acompanhar o seu conteúdo. Para ter mais seguidores no Instagram, é importante criar conteúdo de qualidade. Isso significa que você deve publicar fotos e vídeos que sejam interessantes e atraentes para o seu público-alvo.

Além disso, é importante ser consistente e publicar conteúdo regularmente. Se os seus seguidores perceberem que você sempre está compartilhando coisas interessantes, eles ficarão mais propensos a continuar a te seguir.

Seja criativo com as suas imagens

Quando pensa nas redes sociais, provavelmente pensa em texto; no entanto, ele é um app que instiga o seu lado criativo através de imagens. A maioria dos utilizadores do Instagram é visual e ficará impressionada com imagens interessantes e bem trabalhadas.

Com uma ferramenta de edição, você poderá tratar as suas imagens, como adicionar efeitos especiais, mudar o contraste e até mesmo escolher o filtro que melhor se adequa à sua imagem.

Uma dica para tornar as suas imagens mais apelativas e conquistar seguidores no Instagram é utilizar um fundo branco, em vez do fundo preto do Instagram. O fundo branco levanta as cores da sua imagem e destaca a marca na sua totalidade. Para alterar o fundo branco da sua imagem, basta ir às configurações do Instagram e selecionar “Fundo Branco”.

Interaja com os seguidores

Uma dica simples é seguir e curtir as fotos dos outros perfis, e deixe comentários nas publicações. Além disso, você também pode marcar outras pessoas nas suas fotos, assim elas saberão que você está falando delas e talvez até te sigam de volta.

É importante que você mantenha um ritmo constante desta estratégia, porque seus seguidores são regularmente atualizados, eles podem desistir de te seguir. Uma isca para manter este tipo de interação social é através dos sorteios no instagram.

Esses concursos são uma ótima maneira de interagir com os seguidores e conseguir mais inscritos. É importante que você ofereça algum prêmio atrativo, e seu negócio também pode pedir para as pessoas marcarem outras na sua publicação, assim elas saberão da existência desta oportunidade de ganhar algo de forma gratuita.

Utilize as ferramentas certas

Utilizar as ferramentas certas é essencial para ter sucesso no Instagram. Existem muitas maneiras de conseguir mais inscritos na rede social mais movimentada do mundo e você precisa encontrar a que melhor se adapta ao seu negócio.

Uma das maneiras mais populares de ganhar seguidores no Instagram é utilizando hashtags. Pesquise quais são as hashtags mais populares relacionadas ao seu nicho e utilize-as nas suas postagens. Outra maneira de utilizar hashtags é participar de grupos do Instagram que usam determinadas hashtags. Nestes grupos, você pode interagir com outros usuários e aparecer nas buscas por estas hashtags.

Vamos aumentar os seguidores no Instagram?

Como falamos anteriormente, existem várias maneiras de fazer isso, porém o que as melhores agências de marketing digital não contam é que a estratégia mais eficaz é se concentrar em produzir conteúdo de qualidade que as pessoas realmente queiram ver. Por isso, foque na sua produção com o objetivo de entregar o melhor. 

Esperamos ter ajudado você nesse caminho, mas te garantimos que com um pouco de dedicação no início, a sua produção será bem mais tranquila. Boa sorte e bons negócios!

Leia também:

Related posts

Como o UX em sites pode mudar a interação do visitante

Marlon

5 ferramentas de whatsapp para automação de loja de sapatos masculinos

Jorge Torrez

Business Intelligence: como pode ajudar a sua empresa?

Marlon