Miranda Brasil
Image default
negócios

O que é MPLS e como funciona? – Entenda em detalhes!

O que é MPLS e como funciona? O que significa a sigla MPLS quando traduzimos para o português e de que maneira podemos utilizá-la em nosso cotidiano? A internet fica melhor quando há uma presença de MPLS? Toda internet que funciona atualmente, até mesmo os planos Americanet, por exemplo, possuem MPLS?

A internet sempre foi assunto de debate no mundo todo. Desde o seu início no ano de 1969, quando foi enviado o primeiro e-mail pelo departamento de defesa dos EUA, a internet mudou constantemente e tudo indica que ela continuará mudando até se tornar cada vez mais parte de nossas vidas.

Antigamente, a internet funcionava via conexão de telefonia móvel, atualmente funciona via conexão de dados através da fibra óptica, Elon Musk já inova com o Starlink nos dias atuais, e o que será que nos espera em um futuro próximo? Bem, provavelmente melhoras na distribuição e funcionamento da internet.

Tudo isso acontece graças ao constante investimento colocado na internet, que deixou de ser algo para poucos e que funcionava de forma lenta, como era no início dos anos 2000, até se tornar algo extremamente necessário em nosso cotidiano, com uma velocidade incrível e presente em praticamente qualquer casa.

Neste conteúdo, vamos explicar sobre um método de conexão entre roteadores que revolucionou a internet que conhecemos atualmente, funcionando justamente como uma dessas inovações que melhoraram e muito o nosso cotidiano. Leia conosco e entenda melhor o que é MPLS e como funciona. Vamos lá!

O que significa a sigla MPLS?

Antes de continuarmos nosso conteúdo sobre o que é MPLS e como funciona, vamos direto ao ponto para resolver a questão da sigla. MPLS é uma abreviação para a palavra em inglês Multiprotocol Label Switching, que em português literal significa “Comutação de rótulos multiprotocolo”. Difícil de entender? Leia conosco e entenda mais sobre o assunto.

O que é a tecnologia Multiprotocol Label Switching (MPLS)?

Afinal, o que é MPLS e como funciona? No mundo em geral, apenas nos anos 90 a internet funcionava via conexão de telefonia móvel, através da conexão discada que funcionava pela comunicação de voz. Graças aos avanços, a comunicação entre dados, ou seja, a internet como conhecemos hoje foi obtida.

Aqui no Brasil, como tudo chega depois, esse processo foi mais lento e só foi finalizado por volta do ano de 2008 ou mais. Chegavam então as conexões de internet via cabo de cobre ou via rádio. A conexão discada era deixada de lado, e, alguns anos depois, todas essas citadas se tornam obsoletas com a chegada da fibra óptica.

Continuando, essa mudança de rede de envio da telefonia móvel para a conexão de dados da internet só foi possível graças a criação do modo de transferência assíncrona, conhecido também como ATM. A introdução dessa tecnologia conseguiu fazer com que a conexão via telefonia móvel se tornasse obsoleta, fazendo com que a transmissão de voz e dados ficassem em um mesmo local. O modo ATM, posteriormente, seria substituído pelo MPLS, que colocou toda a internet em uma banda larga única e disponível.

A introdução do protocolo ATM (Modo de Transferência Assíncrona ) resolveu amplamente este problema ao permitir a transmissão de voz e dados através de uma infra-estrutura comum. Mas a solução só veio no final dos anos 90 com a tecnologia Multiprotocol Label Switching que possibilitou explorar com eficiência a banda larga disponível.

O sistema MPLS possibilitou que o roteamento fosse desobracarregado: agora, nos mesmos roteadores, não se utiliza mais nenhum tipo de estação intermediária, fazendo com que a conexão seja direta do ponto de entrada (roteador localizado na sua provedora) até o ponto de chegada (roteador da sua casa).

Como funciona a tecnologia Multiprotocol Label Switching?

E como funciona tecnologia MPLS? De que forma podemos compreendê-la durante seu funcionamento? Vale ressaltar que a MPLS já não é mais uma opção, funcionando em toda a internet como conhecemos, inclusive esta que você está usando para ler nosso conteúdo. As configurações de funcionamento da rede através de MPLS podem funcionar da seguinte forma:

  • Configuração manual: cada um dos nós que passa pelo MPLS é configurado e organizado de forma individual. Quando falamos de redes em grande escala, acaba sendo uma opção bem ineficaz;
  • Configuração semiautomática: algumas estações intermediárias ainda são utilizadas, sendo necessárias configurações manuais inicialmente, mas o restante da conexão se auto configura através de dados recebidos do interior Gateway Protocol;
  • Configuração totalmente automática: aqui, o sistema de interior Gateway Protocol faz todo o trabalho do caminho que a internet deve seguir, porém nenhum tipo de melhoria pode ser obtida, já que a máquina busca por um caminho que seja fácil e direto.

Bem, você já sabe o que é MPLS e como funciona, além de conhecer cada um dos principais tipos de configuração desse tipo de tecnologia que revolucionou o mundo da internet que conhecemos. Esperamos ter ajudado você. Até a próxima!

Leia também:

Related posts

7 dicas para ser um bom arquiteto

MirandaBrasil

Segurança residencial: conheça quais tipos você pode implementar na sua casa

MirandaBrasil

Curso gratuito de Excel online

MirandaBrasil

Deixe um Comentário