Miranda Brasil
Image default
negócios

Produtos recomendados para hidroponia: dicas

A hidroponia inclui o uso de produtos como fertilizantes, que são essenciais para um bom desenvolvimento das plantas cultivadas. Eles são empregados na chamada solução nutritiva, que é a base para um sistema hidropônico de sucesso.

A hidroponia difere-se da agricultura tradicional por não fazer uso do solo, o que traz muitas vantagens, mas também alguns desafios, já que o solo contém nutrientes que auxiliam no cultivo de diversas espécies.

O que é hidroponia e quais suas vantagens?

A hidroponia é um sistema de cultivo que não é realizado no solo, mas sim em uma solução de água rica em nutrientes que favorecem o desenvolvimento da planta. Essa solução contém, geralmente, sais minerais e extratos de algas marinhas, que são capazes de fornecer nutrientes como fósforo, nitrogênio e potássio, essenciais para as plantas.

O sistema hidropônico permite o cultivo de diversas espécies, que vão além do alface e tomate. Pode-se citar a abobrinha, morango, pimentão e até mesmo plantas ornamentais, como as rosas. As principais vantagens desse sistema são:

  • Possibilidade de cultivo em desertos e outras regiões áridas, onde a agricultura tradicional não é viável;
  • Plantio fora de época;
  • Menores riscos, já que não depende do clima;
  • Proteção contra pragas.

Na hidroponia, o agricultor tem mais controle sobre o ambiente onde o cultivo é feito, o que garante um melhor desenvolvimento das plantas e consequentemente uma melhor qualidade do produto final. Isso gera um retorno econômico mais rápido em relação à agricultura tradicional.

Principais métodos hidropônicos

Os principais métodos hidropônicos são o NFT, o sistema hidropônico de pavio e a aeroponia. O sistema hidropônico NFT (Nutrient Film Technique) é o mais comum, no qual uma motobomba é acionada para circular a solução nutritiva por todo o sistema. A solução deve ser trocada periodicamente, e a higienização dos tubos é muito importante.

O sistema hidropônico de pavio é tradicionalmente utilizado em casas. Esse método atua por um fenômeno conhecido como capilaridade, que permite que a solução nutritiva armazenada em um reservatório suba por um pavio conectado ao vaso.

A aeroponia é um método que exige alto investimento, pois trata-se de uma tecnologia avançada. As plantas ficam suspensas em uma câmera, onde recebem nebulização da solução nutritiva em suas raízes e luz nas suas partes aéreas.

Equipamentos essenciais para iniciar sua horta hidropônica

hidroponia

Para iniciar uma horta hidropônica é essencial possuir uma estufa agrícola, filmes plásticos, canal do cultivo, bomba e temporizador. A estufa garante que a plantação fique protegida. Já os filmes plásticos são aplicados nela com o objetivo de proporcionar melhores condições de cultivo.

O canal do cultivo é onde as raízes irão se desenvolver, e é recomendado que seja feito de polipropileno. A bomba garante que a solução nutritiva seja transportada até o canal de cultivo, o que deve ser controlado por um temporizador.

Preparando a solução nutritiva: Nutrientes ideais para o crescimento saudável das suas plantas

A solução nutritiva é o fator mais importante na hidroponia, pois as plantas não recebem nutrientes do solo que auxiliam no seu desenvolvimento. No preparo da solução nutritiva, é importante a presença de elementos orgânicos e minerais, que devem ser utilizados na quantidade adequada. Tanto a carência quanto o excesso podem comprometer a plantação.

Para preparar a solução nutritiva precisa-se de água e fertilizantes, seguindo as orientações do fabricante para ajustar a quantidade de acordo com o tamanho do reservatório. Você pode encontrar os melhores fertilizantes para o seu sistema hidropônico na Rigrantec.

Cultivando as primeiras mudas: Passo a passo descomplicado

Para cultivar as suas primeiras mudas é essencial seguir alguns passos que vão garantir que você obtenha sucesso na sua plantação, pois o sistema hidropônico possui uma série de vantagens em relação à agricultura tradicional.

  1. Escolha o sistema hidropônico adequado: leve em consideração os investimentos em infraestrutura, como a estufa e o sistema hidráulico.
  2. Saiba quais são as melhores plantas: do ponto de vista econômico, as melhores opções de cultivo são vegetais folhosos e ervas.
  3. Aprenda a controlar o pH da solução nutritiva: a água filtrada utilizada na solução nutritiva deve ter pH entre 6,0 e 6,5, e os fertilizantes ajudam a manter esse valor estável. Verifique o valor periodicamente e faça os ajustes necessários.

Não esqueça também de ter cuidados diários, como verificar o nível da água e o sistema de irrigação, para evitar incrustações. O fluxo da água precisa ser constante e deve ser monitorado, assim como a temperatura.

Segredos para o sucesso na hidroponia: Dicas para iniciantes

Apesar de ser negligenciado por muitos produtores, um dos maiores segredos da hidroponia é a limpeza regular do sistema. Afinal, sem a higienização adequada, o sistema pode ser afetado por pragas e doenças, o que leva a diversos prejuízos.

O sistema de fertirrigação é adotado na agricultura tradicional, mas é ainda mais vantajoso na hidroponia, pois garante a distribuição precisa de fertilizantes por toda a plantação. Isso resulta em plantas mais estáveis, com um ritmo de crescimento linear.

A hidroponia possui seus desafios, mas é uma forma de plantio bem vantajosa, principalmente ao considerar locais em que o solo não é adequado para cultivo. Encontre produtos para o seu sistema hidropônico na Rigrantec, pioneira no mercado brasileiro.

Leia também:

Related posts

Recepcionista de hotel: impulsionando o sucesso hoteleiro com profissionalismo e eficiência

Gilson Rodrigues

Camiseta Básica Masculina: Veja dicas para usar no dia a dia

Gilson Rodrigues

NetBet traz promoção de Black Friday para apostas

Gilson Rodrigues