Miranda Brasil
Image default
negócios

Avaliação de Imóveis: Saiba Tudo Sobre

Se você chegou até aqui é porque está procurando saber quais as melhores formas de saber como avaliar o preço do seu imóvel ou qual o melhor profissional para avaliar o seu bem. Aqui, iremos dar algumas dicas para você saber como proceder.

Como é feita a avaliação do meu imóvel?

  1. Qual o potencial real do seu imóvel?
  2. Como anda as ações do mercado imobiliário na sua região?
  3. Quais os investimentos públicos foram ou serão feitos na região do imóvel?
  4. Está próximo de comércios, trens, metrô ou shoppings?
  5. Consegue calcular o valor estimado de aluguel sobre o valor de venda?

Se o seu imóvel não conta com alguma dessas coisas, certamente você ou terá dificuldade na venda, ou poderá ter problemas ao pedir altos valores.

Com qual objetivo deve buscar avaliação de um imóvel?

Se você comprou seu imóvel a muitos anos atrás, porém, fez modificações nele e deseja saber de forma técnica qual o valor venal atual dele para alguma finalidade, como por exemplo: para fins judiciais ou venda ou outras situações:

  • Vender
  • Alugar
  • Comprar
  • Fazer inventário
  • Atualizar cobrança de IPTU da sua cidade
  • Divisão societária
  • Hipotecar
  • Fazer Seguro
  • e outros. 

Em áreas urbanas, você poderá solicitar a avaliação de imóveis do tipo: casas, salas comerciais, apartamentos, prédios, indústrias, glebas e etc….

Como funciona uma avaliação de imóvel?

Primeiramente, o que você deve levar em conta é que, para que isso seja feito é necessário um profissional qualificado. Mesmo que você seja o proprietário e tenha uma base de valor, existem questões que somente um profissional irá conseguir definir.

Acontece também que, laudos de avaliação de imóvel são extremamente importantes para resolução de problemas judiciais. Isso faz com que seja necessário que um profissional assine o laudo para ter validade jurídica e ser reconhecido por qualquer órgão competente.

Muitas pessoas pensam que é simples fazer uma avaliação de imóvel, mas não é. Existem uma série de normas que definem isso, as famosas normas ABNT – Associação brasileira de Normas Técnicas, e são elas:

  • NBR 14.653-1
  • NBR 14.653-2
  • NBR 14.653-3
  • NBR 14.653-4

Quando você encontrar um profissional para isso, procure saber se ele tem o CNAI =- Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários. Este órgão é regulamentado pelo COFECI – Conselho Nacional de Corretores Imobiliários.

Procure um profissional especialistas na avaliação de imóveis da cidade

Se você procura adquirir ou saber o valor venal de um imóvel em uma determinada cidade é extremamente recomendável que você procure um profissional local, principalmente para que você não tenha surpresas futuras.

Se você por exemplo tem imóveis em Volta Redonda, você precisa entender que se pensa em alugar ou vender, saiba que os valores podem sofrer alterações anualmente ou até semestralmente, e com isso precisa ter uma avaliação de no mínimo 1 ano ainda válida.

Dependendo do bairro, das obras públicas que estão sendo feitas, os valores podem subir ou até mesmo descer, e fazer com que a sua avaliação, caso tenha mais de 1 ano, já não tenha mais validade. As reduções de valores acontecem quando o imóvel é mau conservado ou quando há muitos roubos na região.

Já as mudanças feitas na estrutura da região, ou algumas mudanças na legislação local e modificações feitas no imóvel podem fazer com que o mesmo se valorize. Vale lembrar que se você procurar saber os valores de imóveis com vizinhos isso é uma péssima idéia.

Há pessoas que procuram colocar o valor lá em cima, principalmente para contar vantagem, ou até mesmo mentir sobre os valores reais das vendas, principalmente para não sair por baixo. Infelizmente isso é muito comum de ocorrer.

Ahh mais um amigo, um conhecido ou fulano vendeu o apartamento dele nesta região alguns meses atrás por X valor… Saiba que ainda que você fale isso para o avaliador, ele não irá levar em conta.

Procure um profissional em um Imobiliária de confiança próxima

Existem avaliações técnicas que devem ser feitas com fundamentação, sendo assim, procure um profissional em alguma imobiliária próxima do imóvel. Além dele saber os acontecimentos da região, irá saber também a média de valores daquele bairro em específico.

Procure um profissional de alguma imobiliária na região que seja referência e que esteja a anos no mesmo local. Peça que um avaliador credenciado possa fazer um laudo para você, assim, você terá garantias de que não terá problemas futuros.

Leia também:

Related posts

Quais são os tipos de manutenção de elevadores?

MirandaBrasil

O que é MPLS e como funciona? – Entenda em detalhes!

MirandaBrasil

11 remédios caseiros para acabar com calos nos pés 

MirandaBrasil

Deixe um Comentário