Já ouviu falar no trekking nas Dolomitas? Essa experiência reserva vistas espetaculares, vilarejos encantadores, rica cultura e excelente gastronomia.
No norte da Itália, encontra-se uma das formações rochosas mais fantásticas do mundo: as Dolomitas, declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco em 2009. De beleza ímpar e com diversas opções de trilhas, hikings, travessias, escaladas, vias ferratas e locais para pedalar, as Dolomitas são um dos destinos da Europa mais requisitados pelos amantes de esportes na natureza.
A região é repleta de montanhas (as mais famosas elevam-se acima dos 3.000 metros, sendo a Marmolada, com 3.343 metros, o pico mais alto das Dolomitas), além de lagos com tons variados de azul e verde e vilarejos encantadores.
A charmosa cidade de Cortina d’Ampezzo costuma ser a base para quem deseja fazer o famoso trekking nas Dolomitas, mas há também outros lugares fascinantes para se conhecer como Trento, Bolzano e Val di Funes.
Trekking nas Dolomitas: por que você não pode deixar de viver essa experiência
Um dos pontos mais interessantes sobre o trekking nas Dolomitas é que é uma atividade indicada para qualquer pessoa, independentemente do nível de preparação. Isso porque a região tem muitas opções de trilhas, com diferentes níveis de dificuldade e distâncias. Há trilhas de nível fácil/médio, porém há também longas travessias de nível moderado/difícil que contam com refúgios de montanha pelo caminho.
Além de as trilhas das Dolomitas atenderem todo o público de aventureiros, elas são numeradas em placas. Dessa forma, o praticante da modalidade pode ir acompanhando o número da trilha que está fazendo e, se desejar, ligar uma trilha à outra (isso vale principalmente para quem está fazendo longas travessias), criando diversas combinações de caminhos e experiências.
Também vale ressaltar que muitas pessoas visitam as Dolomitas sem o intuito de fazer trilhas. É possível ir de carro a alguns locais, chegar a lagos, conhecer os vilarejos, fazer roteiros gastronômicos, apreciar as paisagens e ainda passear de teleférico para admirar, sob outra perspectiva, as vistas deslumbrantes da região.
Em termos culturais, as Dolomitas também são um atrativo e tanto. A região abriga uma população que se orgulha e faz questão de preservar sua cultura e tradições que existem há séculos. Basta circular pelas vilas, museus, igrejas, monumentos e restaurantes para perceber que as Dolomitas não se restringem a belas paisagens e atividades ao ar livre. Há uma rica cultura para ser conhecida de perto.
Por fim, falando sobre as hospedagens das Dolomitas, esse é outro ponto alto de um roteiro pela região. Além de os hotéis e refúgios serem muito aconchegantes, estão localizados em cantos remotos da cordilheira (em sua maioria), o que significa visuais exclusivos e deslumbrantes durante toda a viagem.
Como você pôde observar, as Dolomitas são um destino incrível que reúne lindas paisagens naturais, atividades ao ar livre, tradições culturais, excelente gastronomia e ótimas opções de hospedagem.
Quer conhecer as Dolomitas e viver experiências memoráveis nesta linda região?
A Adventure Club, agência de viagens especialista em destinos de natureza, em parceria com profissionais experientes em trekking nas Dolomitas, pode te acompanhar nessa aventura!
Embarcando com a Adventure Club, além de poder conhecer os lugares mais encantadores das Dolomitas, você voltará para casa com memórias muito especiais, lindas fotografias e uma nova turma de melhores amigos.
Leia também:
- Desmaio: o que fazer?
- Ambulância para remoção
- Ambulância no seu evento? Saiba mais
- Saiba tudo sobre ambulância particular
- Diabetes tipo 1 e 2: saiba as diferenças
- A história da ambulância que você nunca conheceu antes.
- Ambulância tipo A: o que é e quais são os serviços oferecidos por ela?
- Como ajudar um dependente químico que recaiu: 10 maneiras práticas e reais