Miranda Brasil
Image default
saúde

Remédio Buscopan: para que serve e que dores esse medicamento alivia?

É certo que, pelo menos uma vez na vida, você tenha assistido a algum comercial na TV sobre o Buscopan. Mas, afinal, para que serve o remédio Buscopan?

Basicamente, ele age promovendo o relaxamento da musculatura da barriga. Dessa forma, traz alívio para a região abdominal, sendo um grande aliado principalmente das mulheres durante o período menstrual – pois alivia as cólicas.

No mercado há mais de seis décadas, a linha Buscopan é um dos líderes do segmento de fármacos para dores abdominais e antiespasmos musculares não apenas no Brasil, mas também na América Latina, EUA e Europa.

Quer saber mais sobre esse medicamento? Então, continue a leitura e entenda quais dores Buscopan alivia, as linhas disponíveis no mercado e as possíveis contraindicações.

Remédio Buscopan: para que serve?

Butilbrometo de escopolamina. Esse é o componente básico do Buscopan. Seu princípio ativo tem ação espasmolítica, principalmente sobre a musculatura lisa do aparelho gastrintestinal.

Ou seja, o Buscopan é um medicamento que serve para aliviar dores abdominais causadas por espasmos esofágicos, intestinais, estomacais e na bexiga e por contração da musculatura do útero (cólica menstrual).

O efeito do Buscopan é conter os movimentos involuntários da musculatura abdominal que causam desconforto.

Tal medicamento alivia desde as dores mais moderadas até as mais intensas. Porém, sua ação se restringe à região do abdômen.

Quais dores o Buscopan alivia?

Como bem acabamos de pontuar, não é qualquer dor que o Buscopan é capaz de aliviar. Ele traz alívio para os desconfortos relacionados a espasmos na musculatura estomacal, intestinal, uterina, urinária e esofágica.

Portanto, se você estiver com dor de dente ou no ouvido, por exemplo, o Buscopan não será um medicamento eficaz para tratar esse desconforto.

No entanto, se uma mulher sente fortes cólicas menstruais, esse medicamento pode ajudar bastante a aliviar as dores. Nesse caso, ele age no relaxamento do músculo do útero, aliviando a tensão provocada por movimentos involuntários (espasmos).

Linha Buscopan: conheça os 3 tipos

Existem diferentes tipos de Buscopan que você pode encontrar nas prateleiras de farmácias e drogarias. Cada um foi desenvolvido para atender às necessidades específicas no que se refere à intensidade da dor.

1 – Buscopan drágeas ou gotas – Caixa verde

Esse é considerado o Buscopan “original”, da caixa verde. A concentração do princípio ativo butilbrometo de escopolamina é de 10 mg por comprimido ou a cada mililitro (Buscopan gotas).

A indicação desse tipo de Buscopan é para dores leves. Essa é a única versão do medicamento que pode ser consumida por bebês e crianças.

2 – Buscoduo em comprimidos revestidos – Caixa laranja

Outra linha da família Buscopan é a versão duo, disponível na caixa laranja. Os comprimidos são revestidos e também levam 10 mg de butilbrometo de escopolamina.

A diferença é que o Buscoduo também possui em sua fórmula 500 mg de paracetamol. Isso potencializa o efeito analgésico do medicamento, sendo indicado para dores moderadas.

3 – Buscopan composto em comprimidos revestidos – Caixa roxa

Por fim, o Buscopan vendido na caixa roxa é do tipo composto. Assim como as duas versões anteriores, sua fórmula apresenta 10 mg de butilbrometo de escopolamina em cada comprimido revestido.

Em paralelo, são acrescidos 250 mg de dipirona. O uso do Buscopan composto é recomendado para dores abdominais que vão de moderadas a intensas.

Remédio Buscopan tem contraindicação?

Agora que você já sabe quais dores o Buscopan alivia, fica a dúvida: existe contraindicação?

De fato, não é qualquer pessoa que pode tomar esse medicamento. Conforme pontuamos anteriormente, bebês só podem tomar o Buscopan gotas da caixa verde. Já crianças a partir de 6 anos de idade podem tomar o Buscopan drágeas.

Ainda falando sobre os pequenos, é muito importante que os pais sigam a dosagem correta prescrita pelo médico – bem como o intervalo entre elas -, considerando a idade e o peso da criança.

Já os adultos podem tomar as 3 versões do Buscopan, da caixa verdade, laranja ou roxa. A contraindicação, ou pelo menos cautela, é para pacientes que apresentam algum tipo de distúrbio que afeta a eliminação de creatinina do sangue.

Nesses casos, deve-se reduzir as doses de Buscopan composto, sempre seguindo a orientação médica.

Aqueles que têm as funções renais já comprometidas também devem tomar cuidado ao tomar esse medicamento, evitando utilizá-lo por mais tempo que o necessário.

Adicionalmente, pessoas alérgicas a alguma substância presente na fórmula do Buscopan, como a dipirona e o paracetamol, devem evitar fazer uso desse medicamento. No caso, você deve alertar o médico para que ele possa sugerir outras alternativas para aliviar seu desconforto.

O Buscopan também não é indicado para gestantes e lactantes, pois podem afetar o bebê.

Outros casos de contraindicação desse medicamento são:

  • dilatação ou estreitamento do intestino;
  • fraqueza muscular grave (miastenia gravis);
  • intestino obstruído ou paralítico;
  • diarreia aguda;
  • porfiria hepática aguda;
  • deficiência congênita de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD).

Precisa de receita para comprar Buscopan?

Não, você não precisa apresentar receita médica no balcão da farmácia para comprar uma das caixas de Buscopan.

Por outro lado, não é recomendado fazer o uso desse ou de qualquer outro medicamento sem antes consultar um profissional especializado.

O consumo irrestrito do Buscopan pode sobrecarregar o fígado e os rins. Além disso, caso você tenha alguma pré-condição que entre em conflito com esse medicamento, a ingestão do Buscopan pode trazer consequências desagradáveis para sua saúde.

Bom, agora que você já sabe para que serve o remédio Buscopan e as dores que ele é capaz de aliviar, não deixe de solicitar a orientação médica antes de fazer uso desse medicamento.

Se a dor persistir, é sinal de que pode haver um problema mais grave, pois Buscopan pode “mascarar” sintomas. Logo, não hesite em procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima para se consultar com um profissional especializado que vai investigar os sintomas e definir a opção terapêutica mais adequada.

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.

Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.

Fique por dentro das novidades e confira nossas promoções!

Leia também:

Related posts

Os novos cosméticos: probióticos e princípios ativos concentrados

Gilson Rodrigues

Visitas ou vídeo chamadas? Como serão as consultas pós-pandemia

Gilson Rodrigues

3 sites para comprar cannabidiol no Brasil

Gilson Rodrigues