Miranda Brasil
Image default
Sem categoria

Quem é a Deusa Kali? Conheça os detalhes da história

Você sabe quem foi a Deusa Kali? Antes de mais nada, fique sabendo que a cultura Hindu é riquíssima e cheia de curiosidades. 

Por isso, se você não tem muito conhecimento sobre essa cultura, se prepare porque hoje iremos falar de Kali.

A Deusa Kali é a deusa do tempo, da transformação, conservação e destruição. Preparamos esse artigo completo para você conhecer um pouco mais sobre ela.

Sendo assim, acenda um incenso e acompanhe com a gente o conteúdo irresistível. Boa leitura!

Afinal, quem é a Deusa Kali?

Primeiramente, na cultura Hinduísta, a Deusa Kali é considerada a mulher mais poderosa do universo. Agora, vamos lá! Kali personifica os três fatores do ato cósmico, que são revelados na preservação, criação e aniquilação.

Vale destacar que essa Deusa é a divindade mais misteriosa de todas as entidades religiosas Hindu. 

Ela possui uma aparência que causa sensações de terror e espanto, matando com a espada que leva em suas mãos. Isso se alimentando com o sangue que está jorrando dos corpos das pessoas que mata.

Por isso, para essa Deusa, os instrumentos de destruição que ela utiliza são uma forma de preservação. 

O caminho de passagem de Kali para a vida é por meio da moradia que ela mesmo optou, o terreno de cremação, com uma iluminação feita pelas piras em chamas, gritos de chacais e fantasmas. Sinistro, não é mesmo?

Então, continue sua leitura com a gente porque a seguir você vai saber a origem da Deusa Kali.

Leia também:

Orixá possuem origem na mitologia africana. Diferentemente dos santos católicos, por exemplo, não são pessoas que viveram em carne-e-osso, mas similares aos deuses gregos, por exemplo, que são seres que representam elementos da natureza e são imperfeitos.

Qual a origem da Deusa Kali?

Em primeiro lugar, Kali assumiu o formato da poderosa Deusa e começou a ter mais popularidade por causa da composição do Devi Mahatmya, um texto escrito no período entre o século 5º e 6º dC. 

Nesse texto é descrito algumas particularidades da deusa, por exemplo ter nascido da testa da Deusa Durga durante uma batalha contra as forças do mal.

Segundo a lenda, durante a batalha, Kali estava tão fascinada pela matança que acabou perdendo a noção e começou uma destruição geral. Por isso, o Deus Shiva precisou se atirar aos seus pés para detê-la.

Assim, ao ficar chocada com esta visão, a Deusa Kali mostrou a língua em espanto e colocou fim ao ato homicida. 

Por que ela possui uma representacao e temerosa

Por que ela possui uma representação é temerosa?

 

A Deusa Kali tem uma das representações que mais causam impacto. Ou seja, como falamos acima, ela possui uma imagem que pode causar terror.

Afinal, ela tem quatro braços, espada em uma das mãos e a cabeça de um monstro em outra. Além disso, ela possui outras duas mãos para abençoar seus adoradores.

Inclusive, a Deusa Kali possui duas cabeças mortas para seus brincos, um colar com vários crânios e um cinto de mãos humanas que tinha como sua vestimenta. Fora isso, vale destacar que a representação da Deusa está repleta de significados. 

Por exemplo, a guirlanda de cinquenta cabeças humanas da Deusa Kali, que representa as cinquenta letras do alfabeto sânscrito, simboliza o conhecimento i  nfinito.

O seu cinto de mãos humanas decepadas tem o significado de liberação do ciclo do carma. A língua vermelha simboliza sua natureza onívora, os dentes brancos mostram a pureza interior da Deusa kali.

Os três olhos simbolizam passado, presente e futuro. Já sua espada que é a exterminadora da falsa consciência e as oito ligações que unem a todos.

Por fim, é importante saber que a aproximação da Deusa aos locais de cremação onde os cinco elementos se juntam e todos os apegos do mundo são absolvidos, direcionam para o ciclo de nascimento e morte.

Como são os templos e devotos da Deusa Kali?

Então, vamos lá! Em resumo, os templos, saiba que os mais notáveis ficam localizados na região leste da Índia, Dakshineshwar e Kalighat em Calcutá e Kamakhya em Assam.

Em relação aos devotos, podemos destacar alguns lendários como por exemplo: Swami Vivekananda,  Ramprasad, Ramakrishna Paramahamsa, dentre outros. 

Além disso, tem um ponto interessante que precisamos destacar sobre esses devotos: Todos eles amavam a Deusa Kali como amavam suas mães de sangue.

Qual a relação com o Yoga?

 

A Deusa Kali tem um significado muito grande no yoga. No entanto, ela é significativa também no tantra. Aliás, no tantra o seu status é mais elevado do que no yoga.

O yoga entende a Kali como o poder enrolado,  Kundalini Shakti. Kali é dessa maneira a base do Yoga.

 Já no tantra se procura realizar nas dez Grandes Sabedorias. A Deusa Kali é uma delas, até porque é a Deusa que mais tem significado no tantra.

Isso porque a aparência de descuido, comportamento disruptivo e iniciativas de confronto e o alto envolvimento com a impureza e morte, são os aspectos que mais convém a essa prática.

Além disso, o formato do corpo da Deusa Kali, remete a uma noção de impureza e pureza, profano e sagrado, dentre outros fatores que estão ligados ao incorreto do que é a realidade.

Quem e a Deusa Kali Capa

Conclusão

Como você pôde acompanhar durante a leitura deste artigo, a Deusa Kali é uma divindade cheia de curiosidades. 

Na verdade, como apresentamos neste conteúdo, normalmente a Deusa é associada à sexualidade, morte e violência. No entanto, também é possível encontrar imagens como um ser afetuoso e maternal. 

Além disso, vale destacar que essa Deusa é uma das maiores divindades do hinduísmo. Durante anos, diversas pessoas colocam sua fé nesta deusa. 

Sendo assim, se você deseja se aprofundar um pouco mais na história dos deuses hindus, comece entendendo todas as particularidades da deusa Kali.

Nesse sentido, você já está bem, certo? Até porque, aqui neste artigo você encontrou os principais detalhes sobre ela. 

Leia também:

Related posts

Aprenda como fazer uma horta vertical

Gilson Rodrigues

13 Dicas para montar seu horário de estudos

Marlon

4 benefícios que automação de marketing podem trazer para seu negócio

Marlon