Miranda Brasil
Image default
viagens

Circuito Estrada Real: o que é? Quais as principais cidades?

O Circuito Estrada Real é uma das principais rotas turísticas do Brasil? Criada ainda no século 17, ela conta com mais de 1.600 quilômetros de extensão. Mas quais são as cidades da rota? E como planejar sua viagem?

Assim como alguns detalhes burocráticos, como a renovação CNH e manutenção do carro, caso prefira ir com veículo próprio, é importante saber por onde passar.

Sendo assim, para te ajudar, neste artigo explicaremos o que é o Circuito Estrada Real, quais as principais cidades e como organizar a sua viagem. Confira!

Circuito Estrada Real: o que é?

Antes de mais nada, vamos entender o que é o Circuito Estrada Real. Em resumo, a Estrada Real é um roteiro que surgiu com a própria história do Brasil. De modo geral, o caminho era usado para transportar as riquezas do país na época da Colônia.

Assim, muitas cidades se desenvolveram a partir do circuito. Atualmente, ele é uma das maiores rotas de turismo no país. São mais de 1.600 km de extensão e passa por três estados, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Além disso, o Circuito Estrada Real traz uma grande riqueza cultural, especialmente com a preservação de construções da época em que surgiu.

Outro ponto interessante para quem passa pela Estrada Real são as belezas naturais. Cachoeiras e mirantes proporcionam uma experiência ainda maior.

Os Caminhos da Estrada Real

Ao todo, são quatro os caminhos que compõe o Circuito Estrada Real:

  • Caminho dos Diamantes: liga Ouro Preto a Diamantina e era utilizada para transportar as pedras preciosas extraídas desta última. Ao todo, são 395 km de extensão, sendo pouco mais de 70% do trecho em estrada de terra;
  • Caminho Velho: criado no século 17, era utilizado para transportar mercadorias de Ouro Preto até Paraty. Nele, são mais de 80% do trecho em estrada de terra;
  • Caminho Novo: criado para trazer mais segurança para os portos cariocas. Em resumo, o Caminho Nova começa em Ouro Preto e se estende até Paraty por 515 km, com pouco mais de 63% de estrada de terra;
  • Caminho de Sabarabuçu: criado por viajantes, o caminho surgiu pela expectativa de encontrar ouro em Serra da Piedade. No entanto, os viajantes encontraram apenas minério de ferro. Ao todo, são 160 km com mais de 70 km em estrada de terra.

Cada caminho traz uma experiência única para quem percorre, com parte da história de um Brasil ainda colônia portuguesa.

Principais cidades

Como já destacamos, são muitas as cidades que fazem parte do Circuito Estrada Real pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Confira a seguir quais são para te ajudar a montar o seu roteiro.

Outro Preto

Um dos principais pontos de partida do Circuito Estrada Real é Ouro Preto, em Minas Gerais. A cidade, aliás, é o ponto inicial do Caminho Velho. Além disso, ela também é um dos principais pontos de retirada do Passaporte da Estrada Real.

Em resumo, Ouro Preto oferece uma experiência histórica e cultural completa, além de toda uma imersão na arquitetura preservada.

Tiradentes

Outro ponto interessante para passar durante o Circuito Estrada Real é Tiradentes. A cidade traz todo um charme turístico, além de vários eventos culturais e gastronômicos.

Assim, a cidade atrai diversos turistas e viajantes. Em Tiradentes você ainda pode retirar um dos carimbos do Passaporte da Estrada Real.

Mariana

Em seguida, mais uma cidade do Circuito Estrada Real é Mariana. Parte do Caminho dos Diamantes, ela conta com vários prédios preservados, especialmente igrejas da época.

Com isso, todo o cenário é perfeito para tirar boas fotografias e ter uma experiência completa pela Estrada Real.

São João Del-Rei

São João Del-Rei também é um bom destino para passar durante a sua viagem pela Estrada Real. Nela, há diversas igrejas e prédios bem preservados.

Assim, o viajante tem uma experiência completa e pode ter contato com todo o simbolismo que o lugar carrega.

Bichinho

Mais uma boa cidade para visitar durante o Circuito Estrada Real é Bichinho. Distrito de Prados, fica a pouco mais de 7 km de Tiradentes.

Pequena e acolhedora, a cidade ainda é lar da Casa Tora, ponto turístico e um local perfeito para tirar boas fotos.

Aparecida

Por fim, mais um destino para quem está realizando o Circuito Estrada Real é Aparecida. A cidade é especialmente conhecida pelos peregrinos que chegam para cumprir promessas.

O motivo é o local ser o lar de Nossa Senhora da Conceição Aparecida que é a padroeira do Brasil. Aliás, a Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é uma das principais atrações do lugar.

Circuito Estrada Real passaporte Estrada Real

Circuito Estrada Real: passaporte Estrada Real

Um dos pontos mais interessantes do Circuito Estrada Real é o passaporte Estrada Real. Ele é um “documento” emitido exclusivamente para registrar os passos dos viajantes pela rota turística.

Dessa maneira, ao passar por cada cidade que faz parte do caminho, quem possui o passaporte recebe um carimbo exclusivo. Para isso, é necessário coletar os carimbos e pontos cadastrados. Mas como tirar o seu passaporte Estrada Real. Em resumo, é necessário:

  • Acesse o site do Instituto Estrada Real e preencha a Ficha do Viajante. Assim, com o envio, você recebe um e-mail com seu número gerado;
  • Em seguida, apresente o e-mail em um dos pontos escolhidos por você no trajeto. O ideal é pegar o passaporte na cidade onde iniciará o caminho.
  • Para receber seu passaporte, não é necessário realizar nenhum pagamento. No entanto, o Instituto solicita a doação de um quilo de alimento não perecível ou um agasalho.

Desse modo, com seu passaporte em mãos, basta recolher os carimbos pelas cidades que passaram durante o Circuito Estrada Real.

Circuito Estrada Real: como percorrer?

Por fim, para ter uma experiência ainda melhor no Circuito Estrada Real, é preciso saber como percorrer. E para isso, separamos alguns pontos importantes que você deve considerar, tais como:

  • Fazer o planejamento da sua viagem, com as cidades pelas quais irá passar;
  • Se prepare para ficar sem internet durante o percurso;
  • Leve um carregador portátil;
  • Pesquise roteiros e rotas;
  • Tire dúvidas em postos de atendimento e com outros viajantes.

A ideia é que o Circuito Estrada Real seja feito com toda experiência cultural e histórica que os locais por onde ela passa oferecem.

Conclusão

Assim, com essas dicas, tudo que você precisa fazer é começar o seu planejamento e escolher a data para realizar o Circuito Estrada Real.

Não se esqueça de retirar o seu passaporte para deixar toda experiência ainda melhor e completa. Aproveite a viagem para realizar registros pelas belezas naturais e pontos históricos de cada cidade.

Leia também:

Related posts

Melhores destinos nordeste: descubra as praias e lugares para ficar

Gilson Rodrigues

Viagens corporativas: a flexibilidade do transporte próprio

Gilson Rodrigues

Confira os países mais baratos para viajar

Gilson Rodrigues