Miranda Brasil
Image default
viagens

Agência de turismo: 5 coisas para saber antes de contratar

Buscar uma agência de turismo, seja para viagens nacionais ou internacionais, é uma saída eficaz para diferentes tipos de viajantes.

Por exemplo, ela pode ser uma solução fácil para quem não tem tempo de planejar o roteiro. Ou ainda, não consegue montar um checklist de tudo que precisa antes de viajar.

Entretanto, há pontos importantes a se considerar antes de buscar uma agência de turismo, já que existem contratos e exigências a se cumprir em qualquer destino.

Afinal, você não vai querer, por exemplo, não ser ressarcido por um voo cancelado ou ainda por um aluguel de carros incluso no pacote e não disponibilizado, não é mesmo?

Por isso, continue em nosso artigo antes de procurar uma agência de turismo e saiba como ter um passeio tranquilo e seguro! Boa leitura!

agencia de turismo

Afinal, o que é uma agência de turismo?

A agência de viagens é uma empresa que tem a responsabilidade de reunir e disponibilizar os serviços necessários para turistas. Ou seja, ela contribui para promoção do turismo local ou do destino escolhido, assim como promove o seu desenvolvimento.

Essas organizações atuam no setor privado ou público, e vendem serviços relacionados a viagens e turismo, bem como produtos, aos clientes. A agência de viagens conversa primeiro com o cliente para entender melhor o que ele deseja.

Usando essas informações, a agência recomendará os serviços e produtos conforme o que ele procura. Dessa forma, se uma pessoa está planejando passar férias na praia, por exemplo, ela pode entrar em contato com uma agência de viagens para obter assistência.

Além disso, ela ajuda a melhorar a imagem daquele lugar ao oferecer aos seus clientes, informações das melhores atrações, hospedagem, acesso, conforme a necessidade deles.

Principais serviços oferecidos por uma agência de turismo

Os serviços oferecidos por uma agência de turismo variam de acordo com a empresa. Mas de forma geral, elas devem atender às necessidades de seus clientes, combinando-os com os serviços e produtos certos relacionados a viagens e turismo.

Isso requer a compreensão do tipo de viagem que o cliente deseja fazer, para que então, ela selecione o que será preciso. Sendo assim, uma agência de turismo é aquela responsável por:

  • Organizar passagens de viagem aéreas, ferroviárias, rodoviárias e marítimas;
  • Selecionar os documentos necessário para a viagem, como passaportes, vistos e outros documentos essenciais;
  • Pesquisar e reservar diárias em hotéis, pousadas, resorts, de acordo com o número de viajantes e anseios deles;
  • Comprar ingressos que dão acesso a passeios ou a algum serviço de entretenimento em geral;
  • Também pode garantir seguro de viagem, moeda estrangeira para pessoas que viajam.

Basicamente, as agências de turismo atuam como intermediários entre os prestadores de serviços turísticos e os turistas. Ainda assim, elas precisam responder a regimes jurídicos, e é sobre isso que iremos falar a seguir!

O que é responsabilidade de uma agência turística em um passeio

É de responsabilidade de uma agência turística durante um passeio, responder por qualquer dano que venha acontecer com ao seu cliente, a todo o momento que ele estiver usufruindo do serviço prestado pela empresa.

Nesse sentido, no caso do serviço ser mal prestado seja relacionado ao transporte, hotéis, ou outro produto que o cliente tenha adquirido com a empresa, ela deverá se responsabilizar.

Sendo assim, se o cliente sofre um acidente no transporte contratado no pacote da agência, ele tem direito de requerer os danos morais ou materiais que sofreu. Isso se deve ao fato de que essas empresas devem responder à lei 8.078/90, do Código de Defesa do Consumidor.

Esse termo diz respeito à regulação das relações entre consumidores e fornecedores. Por isso, as agências de viagem, segundo o CDC, assumem o papel de fornecedores de serviços.

Dessa forma, qualquer que seja ele dentro do programa turístico, se houver alguma falha ou defeito, isso implicará consequências jurídicas à ela.

Vai escolher uma agência de turismo? Considere antes estes 5 itens

Agora que você já sabe o que é uma agência de viagem, os serviços que elas oferecem e as suas responsabilidades legais, veja o que é preciso considerar antes de contratar uma empresa desse ramo.

Comece pesquisando a reputação da agência de turismo

Antes de escolher uma agência de turismo, dê uma olhada no que as pessoas estão dizendo sobre ela. Você pode pesquisar a sua reputação na internet, buscando avaliações de outros clientes. No site ReclameAqui é possível encontrar ocorrências negativas.

Exija sempre contrato e recibo

Para saber se a empresa se trata de uma agência de viagem, antes mesmo que seja solicitada, ela emite o recibo e contrato do serviço. Caso ela não faça isso, exija esses documentos, e confira também todas as informações da viagem e prazos de cancelamento.

Confirme a reserva de passagens, passeios e hospedagem

A recomendação é que, mesmo com as reservas feitas de hotéis, passagens e até mesmo passeios, você confirme tudo antecipadamente com o local escolhido, para não ter esse tipo de preocupação durante a viagem.

Consulte o site Viagem Legal do Ministério do Turismo

O portal do Ministério do Turismo conta com uma ferramenta que dá dicas e informações necessárias para a sua viagem. Estamos falando do Viaje Legal, que funciona como um manual de bolso ideal para os turistas que precisam de orientações nesse sentido.

Conclusão

Se você vai contratar uma agência de turismo, é preciso considerar alguns fatores para viajar com preço adequado, segurança e conforto. Nesse sentido, pesquise sobre a empresa com antecedência, e verifique se a viagem está planejada de forma adequada.

Dessa forma, você evita dores de cabeça durante o seu passeio, e pode usufruir, com tranquilidade, todas as atividades contratadas com a empresa.

Leia também:

Related posts

Como comprar moeda estrangeira para viagem sem perder dinheiro?

MirandaBrasil

Viagem ao Exterior: Como Planejá-la Por Conta Própria

MirandaBrasil

OS MELHORES PASSEIOS PARA CONHECER A VIDA NOTURNA DA PRAIA DE PIPA

MirandaBrasil

Deixe um Comentário