Miranda Brasil
Image default
saúde

Pinça Kocher: principais características

A pinça Kocher é um dos instrumentos cirúrgicos mais importantes, cuja sua criação foi responsável por revolucionar o mundo da medicina. No entanto, é bem comum que seja confundida com outras pinças devido a características semelhantes.

E, para tirar essa dúvida de uma vez por todas, separamos as suas principais características. Assim, não haverá mais confusão – especialmente entre a Kocher e a Pinça Mixter. Confira!

O que é a pinça kocher?

Por definição, a pinça kocher é um instrumento muito utilizado em procedimentos cirúrgicos que prende – ou, pinça -, objetos entre suas extremidades na ponta ativa. É usada comumente dentro de salas de cirurgia ou em outros tipos de procedimento relacionados à medicina.

Não é incomum haver uma confusão com essa pinça devido ao seu formato, que lembra o de uma tesoura. No entanto, apesar da aparência, trata-se realmente de uma pinça e não deve ser, em hipótese alguma, usado como substituto de uma tesoura.

Para que serve a pinça kocher?

pinça kocher para médicos

Ela é uma pinça hemostática e, portanto, sua função é conter hemorragias e sangramentos de modo geral. Especialmente, quando outros tipos de pinça falharam nessa função de contenção.

Ela também pode ser usada para manipulação e separação de tecidos. No entanto, assim como ocorre em sua função hemostática, ela deve ser usada somente em último caso pois tem maior chance de causar trauma ao tecido. 

Principais características da pinça kocher

O instrumental cirúrgico é conhecido por sua estrutura robusta, pelo formato de cabo semelhante ao de uma tesoura e pela inovação que trouxe ao mundo cirúrgico quando foi criada. Ela proporciona uma pegada muito mais firme nos tecidos, o que a torna extremamente confiável. 

Essa firmeza adicional se dá graças ao formato de sua ponta. Além das pinças, serem mais longas e fortes, elas possuem pequenas saliências conhecidas como “dentes de rato”, que garantem maior estabilidade ao manipular os tecidos. 

Quem criou a pinça kocher?

Emil Theodor Kocher, um médico suiço, foi o criador da pinça Kocher – batizada em homenagem a ele. Além de uma pinça com seu nome, Emil tem também uma manobra cirúrgica que recebe seu nome.

Ele nasceu em 1841, em Berna, e iniciou seus estudos na área da medicina em 1858. Eventualmente ele desenvolveu a cirurgia para tireóide e, pela criação da pinça que leva seu nome, recebeu o Nobel de medicina em 1912. 

Quando fazer uso deste tipo de pinça?

Esse modelo de pinça é usado quando as demais pinças não surtiram resultado satisfatório na contenção de um sangramento. Além disso, também é utilizado no manuseio ou na separação de tecidos do corpo humano.

Ela também é bastante usada em cirurgias na tireoide, razão pela qual foi originalmente criada para segurar as pontas da glândula. Na Odontologia, ela também é usada para manuseio de instrumentos durante procedimentos. 

Onde comprar pinça kocher?

Você pode adquirir esse modelo de pinça, assim como a Pinça Mixter, junto com outros modelos de pinças ou produtos da área médica no site da Endocommerce – a melhor loja virtual de equipamentos médicos do Brasil. 

O catálogo da Endocommerce fornece apenas materiais de máxima qualidade por preços justos, e além de pinças, você pode encontrar diversos outros tipos de equipamentos, desde instrumentos cirúrgicos até móveis hospitalares. Confira a loja!

A importância desse modelo de pinça não pode ser verdadeiramente mensurada. A sua capacidade de contenção de hemorragias e sangramentos salvou inúmeras vidas, e isso se deve não apenas ao manuseio médico, mas também a qualidade do material utilizado. Jamais use pinças de qualidade duvidosa em seu centro de saúde – conte com a Endocommerce para ter produtos de qualidade!

Leia também:

Related posts

Qual é a dosagem certa de canabidiol (CBD)?

Gilson Rodrigues

Qual a diferença entre emagrecer e perder peso?

Marlon

Saúde mental na terceira idade: estratégias para manter a mente afiada

Jorge Torrez