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Como um líder impacta o comportamento dos funcionários

Reconhecer a diferença entre gerenciar e liderar é um bom ponto de partida.

Qualquer pessoa pode receber o título de “gestor”, mas é necessário um verdadeiro compromisso para construir relações autênticas com os funcionários e inspirá-los a realizar um trabalho de qualidade na gestão de pessoas.

A importância da liderança na gestão é que ela envolve, capacita e energiza as pessoas para que dêem o melhor de si no trabalho.

Compreender que as pessoas são lideradas e as organizações são geridas, e demonstrar os dois conjuntos de competências diferentes, permite um negócio seguro, envolvente, produtivo e sustentável.

Os líderes não só têm um impacto significativo nas equipas que lideram, mas também têm a capacidade de ter um impacto profundamente positivo na vida dos membros da sua equipe.

Neste artigo, exploraremos as formas como os líderes impactam suas equipes e como garantir que esse impacto seja positivo.

O impacto da liderança no comportamento dos funcionários

Os líderes têm um impacto profundo na experiência dos funcionários.

Bons líderes comunicam consistentemente normas culturais de forma a criar um ambiente de trabalho positivo onde os funcionários estão engajados, têm um alto grau de lealdade e sentem um senso de propósito em seu trabalho.

A má liderança foi citada como um dos principais impulsionadores da rotatividade e agora com a demissão silenciosa.

A duração do mandato de um funcionário é determinada principalmente pelo relacionamento que ele tem com seu gestor direto, ou seja, da percepção sobre seu ambiente de trabalho ligada às ações e comportamentos da gestão.

Não adianta um funcionário, como um criador de conteúdo, ter um ótimo rendimento nas habilidades técnicas, mas não ter um bom relacionamento com a liderança.

As interações diárias que os funcionários têm com a gestão impactam fortemente a experiência, o que molda a percepção do trabalhador sobre seu trabalho ao longo de seu mandato na empresa e cria engajamento.

Isto não só afeta o envolvimento e o desempenho, mas também pode determinar a probabilidade de um colaborador permanecer nessa posição.

As ações de líderes fortes são guiadas pela cultura da organização.

Eles modelam valores fundamentais que reforçam mais os comportamentos que os empregadores desejam ver na organização.

Isso estabelece a base para uma experiência positiva dos funcionários e um ambiente onde eles podem fazer o seu melhor trabalho.

Comunicando Cultura

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A cultura desempenha um papel crítico na atração e retenção dos melhores talentos. Também é crucial ajudar os funcionários a ver um significado mais profundo em seu trabalho.

Os trabalhadores estão prestando atenção ao que as organizações representam atualmente e procuram um trabalho significativo com organizações que partilham os seus valores.

A Glassdoor descobriu que 77% dos trabalhadores consideram a cultura da empresa antes de se candidatarem.

Outro estudo mostrou que 70% dos funcionários afirmam que não trabalhariam para uma empresa que não tivesse um propósito forte.

Ainda mais interessante, 60% aceitariam uma redução no salário para trabalhar numa empresa focada num propósito, e 90% dos funcionários que trabalham para empresas com um forte sentido de propósito dizem que são mais inspirados, motivados e leais.

Os funcionários são mais propensos a serem leais a empresas com propósitos específicos, destacando o importante papel que o trabalho significativo pode desempenhar no comportamento das pessoas na procura de emprego.

Uma cultura organizacional forte proporcionará o significado que os colaboradores procuram, e os líderes ajudam os colaboradores a reconhecer este propósito, ligando os pontos entre o trabalho que realizam e o seu impacto na vida dos outros.

A comunicação da cultura proporciona clareza aos membros da equipe sobre as expectativas da organização em relação a eles, tanto em termos do trabalho que realizam quanto de seus comportamentos.

Quando os colaboradores sentem um sentido de propósito no seu trabalho e conseguem ter uma visão mais ampla de como ele impacta o mundo, serão mais leais à organização e mais propensos a permanecer onde estão.

Bons líderes não só vêem resultados positivos quando comunicam a cultura às suas equipas, mas também podem melhorar os seus esforços de recrutamento e atrair candidatos talentosos, promovendo publicamente a cultura da sua organização.

Os melhores desempenhos são atraídos por empresas com culturas claramente definidas e únicas.

Compartilhar os passeios da equipe da sua empresa, o compromisso com a comunidade e as comemorações nas redes sociais e no site da sua empresa fornece uma visão de como é trabalhar na sua empresa.

Criando uma experiência positiva para os funcionários

A experiência do colaborador pode ser definida como a jornada que um funcionário percorre em uma organização.

Essa jornada inclui todas as interações que acontecem durante o ciclo de vida do funcionário, bem como as experiências que envolvem a função, o ambiente de trabalho, a liderança e o bem-estar.

A experiência dos funcionários desempenha um papel significativo na motivação, no envolvimento e na retenção, mas isso não é tudo.

Quando uma organização proporciona uma experiência positiva, ela observa melhorias na satisfação do cliente, maior inovação e gera lucros 25% maiores do que organizações que não consideram esse fator.

Muitas vezes, os gestores adotam um estilo transacional de liderança, concentrando-se principalmente na organização, supervisão, desempenho, conformidade e cumprimento de metas, e utilizando um sistema de recompensas e penalidades para motivar os funcionários.

Embora este estilo possa produzir resultados consistentes e previsíveis, ele não cria as condições para uma experiência positiva, nem motiva necessariamente os funcionários a fazerem o seu melhor trabalho.

Para ter um impacto positivo na sua equipe, um líder deve ir além da gestão transacional e liderar de uma forma que ajude os funcionários a atender as suas necessidades.

Isto significa proporcionar clareza no trabalho, oportunidades de desenvolvimento profissional, autonomia, um ambiente inclusivo, reconhecimento regular das contribuições, feedback saudável, um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e um sentido partilhado de propósito.

A capacidade de um líder de construir relacionamentos autênticos com seus funcionários e criar uma ótima experiência determina o quão engajados os colaboradores de uma organização estão, qual a probabilidade de os funcionários permanecerem na organização e seu desempenho.

Promovendo um ambiente de trabalho harmonioso

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Quando os líderes comunicam regularmente a cultura da organização e modelam os seus valores fundamentais, isso fornece orientação aos funcionários nas suas interações com os colegas de trabalho, o que ajuda a manter um ambiente positivo.

Isso mantém o moral elevado e combate a toxicidade.

Os líderes podem abordar e prevenir situações tóxicas no local de trabalho comunicando de forma clara e consistente as normas culturais, o que esclarece as expectativas, orienta os comportamentos e ações dos funcionários e garante o alinhamento dos valores.

Para atingir esses objetivos, os líderes podem seguir um processo de cinco etapas:

Esclareça

As normas e expectativas culturais devem ser claras para todos.

É igualmente importante demonstrar o que é e o que não é um comportamento aceitável, bem como as consequências dos comportamentos tóxicos.

É importante que os líderes modelem o que desejam ver de sua equipe.

Conecte-se

Construir relacionamentos significativos com sua equipe e outras pessoas dentro e fora da organização é essencial.

Os líderes precisam criar um ambiente inclusivo que tenha uma política de “portas abertas”, para que a equipe se sinta confortável em compartilhar suas experiências.

Como indivíduos, devemos estar dispostos a investir tempo para conhecer as pessoas e permitir que elas nos conheçam a nível pessoal.

Comunique-se

Se você ver algo inadequado, diga alguma coisa. Muitas vezes retemos emoções negativas e permitimos que elas se agravem.

Esteja disposto a ter conversas cruciais que são essenciais para relacionamentos e ambientes de trabalho saudáveis.

Converse com a pessoa. Defina limites. Concentre-se nos comportamentos.

Confrontar

Você não pode conquistar aquilo que não está disposto a enfrentar. Não adie conversas difíceis.

É necessária uma ação rápida para evitar que comportamentos negativos criem uma cultura tóxica.

Escolha

Decida que ação você tomará se alguém que estiver causando toxicidade na organização, não responder positivamente à cultura, à conexão, à comunicação ou ao confronto.

É melhor demitir uma pessoa tóxica do que perder muitas pessoas boas por causa desse indivíduo.

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