Miranda Brasil
Image default
saúde

Como funciona a endoscopia? Entenda como funciona o exame

A endoscopia é um exame bem tradicional e bastante solicitado dentro da medicina – no entanto, para sua realização, é fundamental que se tenha os endoscopios.

Esses instrumentos são de grande importância para a realização do exame, na qual com eles, é possível visualizar o interior dos órgãos na região do sistema digestório.

Geralmente, o exame é solicitado pelo médico em casos específicos, onde há sinais de distúrbios nesse sistema. Mas, como será que funciona esse exame? Neste artigo, você irá entender sobre a endoscopia e quais equipamentos são indispensáveis para a sua realização – confira!

O que é a endoscopia?

A Endoscopia é um exame endoscópico realizado com a finalidade de permitir que o médico responsável observe o tubo digestivo superior do paciente, que inclui partes como o esôfago, estômago e duodeno.

Sua realização é essencial na medicina, pois desempenha uma função eficaz para diagnóstico, prevenção e tratamento de uma variedade de possibilidades interligadas ao sistema digestivo; 

Este exame é realizado através de um instrumento flexível titulado como endoscópio. Este equipamento possui uma câmera de vídeo em sua extremidade, que permite explorar o interior dos órgãos para alcançar um diagnóstico.

Em que casos esse exame é feito?

O exame da Endoscopia geralmente é solicitado com o intuito de investigar e diagnosticar condições que afetam parte do sistema digestivo. O exame geralmente é indicado quando o paciente apresenta:

  • Refluxo;
  • Azia;
  • Vômitos frequentes;
  • Dores na região do abdômen;
  • Falta de apetite;
  • Transtorno alimentar.

Caso dores na região do estômago e algum desses sinais sejam manifestados no paciente, o exame pode ser solicitado após uma avaliação médica para que seja feito um diagnóstico mais preciso.

Como funciona a endoscopia?

endoscopios

Para a realização do exame, é necessário o uso de anestesia ou sedativos para dar início ao procedimento. Dessa forma, o endoscópio é introduzido no corpo por aberturas naturais como por exemplo a boca, anûs ou as vias nasais.

Após o instrumento ser introduzido, o médico responsável faz as visualizações necessárias para alcançar o diagnóstico e, também, registra imagens para possíveis documentações e análises futuras. 

Quais instrumentos médicos são usados na endoscopia?

Os materiais para o decorrer do exame podem variar de um responsável para outro. No entanto, alguns instrumentos médicos são indispensáveis para a realização da endoscopia, tais como:

  • Pinças de biópsia e para retirada de corpos não identificados;
  • Alça de polipectomia;
  • Teste de urease;
  • Endoscopios;
  • Anuscópio;
  • Materiais para limpeza e desinfectação.

E, para adquirir esses e outros materiais, a Endocommerce é referência na área hospitalar. No site, é possível identificar uma página voltada apenas de equipamentos para realizar o exame de Endoscopia.

Confira agora mesmo e garanta produtos de qualidade!

Qual o preparo necessário para o exame?

Para esse exame, geralmente é indicado que se faça jejum de, no mínimo, 12 horas.

Além disso, também é recomendado o consumo de alimentos leves e fáceis de serem digeridos para que, na hora do exame, o estômago esteja completamente vazio e não ocorra a necessidade de ser reagendado.

Também é necessário que o paciente esteja acompanhado de alguém que seja maior de idade,pois o despertar após a sedação ocorre de forma gradativa, e o paciente pode apresentar dificuldade para se locomover.

Onde comprar endoscopios e anuscópio?

Além dos endoscopios, também pode ser utilizado um instrumento chamado anuscópio que permite uma melhor avaliação de problemas que podem ser identificados no canal anal, após ser inserido no ânus.

Não perca tempo para comprar esses instrumentos para realizar o exame de endoscopia!

Nossa equipe da Endocommerce, além de oferecer um excelente atendimento online, garante anuscópios e endoscopios que são referência em qualidade e eficiência no mercado.

Adquira já e proporcione uma melhor experiência para o atendimento do seu paciente!

A tecnologia dos instrumentos utilizados para o exame da endoscopia são essenciais para a concretização eficaz do resultado, além de garantir um procedimento seguro, limpo e prático. Para isso, conte com a Endocommerce e traga inovação e qualidade para o seu consultório!

Conclusão

Em conclusão, a endoscopia é um exame fundamental na medicina, utilizado para diagnosticar e tratar condições que afetam o sistema digestivo, incluindo o esôfago, estômago e duodeno.

O procedimento é realizado com o uso de um endoscópio, um instrumento flexível equipado com uma câmera de vídeo, que permite ao médico visualizar o interior dos órgãos e fazer diagnósticos precisos.

A Endocommerce é uma opção confiável para adquirir os instrumentos médicos necessários para a endoscopia, incluindo endoscópios e anuscópios, garantindo qualidade e eficiência no atendimento aos pacientes.

O preparo adequado, como o jejum e a presença de um acompanhante, é essencial para o sucesso do exame.

A tecnologia dos instrumentos desempenha um papel crucial na realização eficaz da endoscopia, assegurando procedimentos seguros e eficientes.

Portanto, contar com fornecedores de alta qualidade, como a Endocommerce, é fundamental para garantir uma melhor experiência tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde.

Leia também:

Related posts

Primeiros socorros: como tratar mordidas e arranhões dos pets?

Gilson Rodrigues

Vinho pode ser aliado da sua saúde: entenda benefícios da bebida

Gilson Rodrigues

A história da ambulância que você nunca conheceu antes.

Gilson Rodrigues