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Qual a diferença entre emagrecer e perder peso?

Muitas pessoas não sabem, mas existe uma diferença enorme entre emagrecer e perder peso. A balança pode enganar qualquer dieta, e a percepção corporal pode ser uma ilusão se não entendermos a separação entre esses dois conceitos.

Afinal, ambas ações remetem – no imaginário geral – a redução de medidas e mais obtenção de saúde, podendo ser o desejo de muitas pessoas, tendo em vista as doenças que surgem com o excesso de peso e que podem afetar desde funcionários de uma administração de condomínios em São Paulo até mesmo vendedores de roupas. Por isso, destacamos que o consumo de receitas de sucos detox é ótimo para quem deseja iniciar com o processo de emagrecimento.

Afinal, ambas ações remetem – no imaginário geral – a redução de medidas e mais obtenção de saúde, podendo ser o desejo de muitas pessoas, tendo em vista as doenças que surgem com o excesso de peso e que podem afetar desde funcionários de uma empresa de serviços elétricos residenciais até mesmo vendedores de roupas.

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Os problemas advindos da relação com o peso podem ser complicadores não só para a saúde, como também para o cotidiano, atrapalhando a autoestima e diversos afazeres. 

No entanto, os conceitos se distanciam ao considerar os objetivos finais e as atividades desenvolvidas para isso.

É por isso que preparamos esse conteúdo, de modo a ajudar você a entender qual a diferença entre emagrecer e perder peso e focar no que de fato é ideal para sua saúde. Fique conosco nos próximos tópicos e saiba mais.

Saiba mais:

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Emagrecer e perder peso: entenda a diferença

A relação mais direta entre emagrecer e perder peso está na balança, a principal ferramenta que usamos para aferir as medidas e quilograma do corpo. Mas como já foi mencionado: essa medida pode nos enganar.

O resultado que aparece na balança quando pisamos os pés nela diz respeito ao quilo, podendo se direcionar para a perda de peso. 

No entanto, essa conclusão pode ser bastante enganosa quando é possível perder peso, mas não emagrecer e vice-versa. 

Afinal, outros sistemas e até mesmo a massa magra (como obtenção de músculos) também apresentam peso que influencia no valor que a balança apresenta.

Além disso, quando o número diminui, é preciso considerar que a massa corporal também se altera, mas não a composição corporal. Assim, também é possível sentir esse efeito quando vestimos as roupas e elas não servem mais.

No entanto, o fator de diferenciação pode ficar mais complicado, seja para um trabalhador da indústria de chaveiro 24hr ou para uma cabeleireira, quando, nos exames, o índice de gordura permanece o mesmo ou elevado, e a mudança na balança ocorre. 

Afinal, para a saúde, outros aspectos também precisam ser levados em consideração, como atividades e alimentações.

Neste ponto, uma dúvida pode surgir: se eu estou diminuindo o peso, por que a gordura permanece alta?

Isso acontece porque perder peso também é sinônimo da queda de massa muscular e líquidos, itens que fazem extrema diferença na percepção corporal e no número da balança.

Enquanto isso, a gordura corporal – relacionada aos aspectos negativos – pode permanecer lá, por demandarem outras ações para serem eliminadas efetivamente.

Dessa forma, ao perder peso, podemos não emagrecer. O pior pode estar por vir, com o aparecimento de doenças graves por conta da gordura elevada, baixa massa corporal e pouca hidratação. Entre elas:

  • Colesterol alto;
  • Diabetes tipo 2;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Esteatose hepática – gordura no fígado;
  • Hipertensão;
  • Apneia do sono.

Essas foram só algumas das complicações possíveis de impactar o nosso organismo quando a gordura está elevada.

Como emagrecer com saúde?

O emagrecimento pode ser alcançado pela diminuição da gordura elevada e o aumento da massa magra. 

Por isso, para pessoas com obesidade, ou com o IMC acima da média, é recomendável que as duas ações sejam realizadas: o emagrecimento e a perda de peso.

Mas, para ajudar você, seja um funcionário de móveis planejados alto padrão ou um designer responsável, preparamos algumas dicas interessantes para alcançar o emagrecimento adequado e sustentável.

Exercícios físicos

Pode ser o levantamento de peso, aeróbica, caminhada ou esportes, qualquer movimento do corpo pode ajudar na queda da gordura corporal. 

As consequências são percebidas tanto internamente, na queda dos índices de colesterol alto, por exemplo, quanto externamente, por meio dos músculos e da perda de volume corporal. O seu corpo pode não perder peso, mas as mudanças na saúde serão relevantes.

Para o devido acompanhamento e avaliação da saúde, bem como adequação das atividades, é recomendável procurar a ajuda de um profissional.

O treinador de esportes ou um professor de academia podem fazer uma diferença significativa para o seu objetivo e na orientação dos exercícios.

A prática de atividades física é para qualquer pessoa: desde um produtor de um projeto arquitetônico 3D com a saúde já estável, uma dona de casa que pratica menos atividades ou mesmo um empresário com a saúde debilitada, todos podem se beneficiar dos exercícios.

Alimentação saudável

É claro que a máxima indicada por nutricionistas e outros especialistas cabe aqui: optar por uma alimentação saudável possui forte impacto no emagrecimento, adequando os níveis de gordura e prevenindo diversas doenças.

Por isso, planejar o café da manhã, almoço e jantar com atenção para o equilíbrio entre os nutrientes, carboidratos e proteínas que cada alimento pode suprir tem um impacto direto no bem-estar e na saúde como um todo, bem como no emagrecimento. 

Isso ocorre porque os alimentos saudáveis tendem a melhorar o metabolismo, agindo diretamente no processamento da gordura do organismo e aumentando a massa magra.

Com a alimentação saudável, o dia a dia tende a sofrer uma mudança drástica: há a redução na sensação de sono e o aumento da disposição para o trabalho e demais atividades diárias.

Essa ideia serve para muitos contextos: seja um trabalho pesado como de empresas de recarga de extintores ou no setor criativo, na área de comunicação, por exemplo.

De qualquer maneira, vale a pena lembrar: cada corpo é um corpo, portanto, procure um nutricionista antes de começar qualquer dieta, somente dessa forma você deve obter o resultado almejado.

Como perder peso?

Da mesma forma que é possível emagrecer com responsabilidade, a opção de perder peso, voltada principalmente para quem se encontra em uma situação de sobrepeso, pode ser facilmente alcançada por uma série de ações. 

Também separamos algumas dicas para ajudar você nesse importantíssimo processo para a sua vida. 

A alimentação e a rotina de exercícios físicos, já mencionados, também são excelentes práticas para diminuir o peso, mas elencamos mais algumas específicas para quem deseja essa mudança. Confira mais algumas delas abaixo.

Busque apoio médico

É claro que podemos diminuir o peso por meio da mudança de estilo de vida, da dieta e dos exercícios físicos. Mas se há certa dificuldade nessa tarefa, é preciso procurar um médico especializado.

O endocrinologista é um deles. Esse médico cuida de desequilíbrios hormonais ou metabólicos, que podem afetar qualquer tipo de pessoa, independentemente de gênero ou idade, seja alguém que trabalha com plataforma de trabalho 6 lugares ou em um restaurante, por exemplo.

As doenças tratadas pelo endocrinologista podem impactar o peso e a dieta, podendo atrasar a perda de peso ou impedi-la de acontecer de forma adequada.

Com a indicação de medicamentos e uma mudança de estilo de vida, o médico pode resolver o problema.

Já o nutricionista, ou nutrólogo, e até mesmo o médico cardiovascular são excelentes opções para a consulta médica de uma pessoa com sobrepeso e a intenção de diminuí-lo com mais saúde, avaliando os demais impactos e ações que devem ser tomadas.

Reforce a hidratação

A água é um importante item para manter todos ativos e satisfeitos, mas quando há o sobrepeso, ela deve ser reforçada, pois ajuda na retenção de líquidos e mantém o organismo hidratado, contribuindo com a eliminação de gorduras.

Quanto às refeições, é recomendável não tomar água durante as refeições, a ação deve ser feita até meia hora antes da alimentação ou 2 horas após a ingestão de alimentos sólidos.

O índice de consumo correto durante o dia também deve ser calculado pelo seu médico, tendo uma média de 2L por dia, mas com alterações conforme peso, altura, idade e gênero.

Para que a ingestão ocorra ao longo do dia, o mais indicado é sempre manter uma garrafa de água ao lado – por exemplo, do computador enquanto está na empresa ou em home office 0 e ficar longe de refrigerantes e sucos industrializados.

Estabeleça uma disciplina

Sabemos que muitas pessoas que abusam de alimentos ricos em gordura, com bastante caloria e bebidas recheadas de açúcar tendem a ganhar peso mais facilmente. 

É por esse motivo que é necessário muita disciplina na hora de diminuir o peso. 

Isso porque o corpo se acostuma com uma rotina sem regras e, a partir do momento que há mudanças em todo nosso estilo de vida, algumas regras devem ser impostas e alguns cuidados tomados, para que não ocorra de forma drástica, prejudicando a saúde e o novo hábito.

O controle do que vai ou não ao prato, quais serão as escolhas do mercado e a ida ao restaurante devem entrar como difíceis decisões para se fazer durante a mudança de rotina.

É preciso contar com a ajuda de amigos e familiares para que eles possam entender o que você está passando e possam auxiliar no que for possível para que você mantenha o controle alimentar.

Se for necessário, faça envelopes personalizados com mensagens de motivação para que você possa ler durante o dia e também contrate um motoboy para entrega de documentos, para levar a algum amigo seu que está passando pela mesma situação.

É bom lembrar que o consumo de alimentos calóricos não é necessariamente uma proibição, mas sim para evitar de forma exagerada. 

Nesse sentido, reserve os momentos para comer certos alimentos entre 2 vezes ao mês ou durante os fins de semana, por exemplo.

Mastigue os alimentos com atenção

A diminuição de peso não está alinhada somente com a dieta e com o que comer, mas também com a maneira de ingerir os alimentos. Comer e mastigar de forma adequada possuem impactos reais no organismo.

O cérebro está relacionado com essa ideia. Quando processamos e mastigamos os alimentos devagar, ajudamos o cérebro a captar os movimentos e fazer ele entender que estamos ficando satisfeitos.

Isso porque existe um centro de saciedade no organismo e os impulsos são produzidos dentro dele. Com a comida sendo ingerida de forma devagar, mais tempo é dado para a nossa mente entender o que está acontecendo com o nosso corpo.

O ponto da saciedade é notado de forma mais rápida e, assim, pode-se selecionar porções menores e ainda assim estar satisfeitos, impactando a perda de peso.

Comece a mudança de estilo de vida!

Depois de entender qual é a diferença entre emagrecer e perder peso, você está pronto para não ser mais enganado pela balança e começar a aplicar a dieta que mais faz sentido para você e fazê-la com mais cuidado e rigor, de forma saudável.

Não importa o contexto: seja um trabalhador do ramo de entretenimento ou um vendedor de licenciamento online, a diminuição de peso ou o emagrecimento de forma saudável possuem impactos benéficos na saúde geral.

Por isso, comece já uma dieta equilibrada seguindo as dicas que mencionamos no conteúdo e perceba a mudança significativa em sua vida junto aos profissionais de saúde.

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