Miranda Brasil
Image default
fitness saúde

Equipamentos corretos são essenciais para quem quer treinar em casa

Saiba quais os cuidados e os itens necessários para garantir a eficiência e evitar lesões.

Treinar em casa tornou-se uma tendência. Com a conveniência de não ter que se deslocar para uma academia e a flexibilidade de se exercitar a qualquer hora, muitas pessoas estão aderindo à modalidade. No entanto, para garantir um treino seguro, é essencial ter os equipamentos corretos. Para melhorar a qualidade de vida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas por, pelo menos, 150 minutos semanais.

A primeira providência para começar a treinar em casa é vestir-se de forma adequada. A roupa deve ser confortável e permitir a flexibilidade necessária para a realização dos exercícios. O setor de moda fitness produz peças femininas e masculinas, em diferentes tamanhos, com características específicas para os treinos.

Para se ter ideia, a roupa fitness feminina é confeccionada com tecidos que garantem o conforto térmico e a liberdade de movimentos para um melhor desempenho durante a prática de atividades físicas.

Dessa forma, a calça legging fitness pode ser usada para uma variedade de exercícios, desde a caminhada, passando pelo yoga até o treinamento de força. O tecido é próprio para garantir a amplitude dos movimentos e não prejudicar a circulação sanguínea.

Preparação do corpo para o treino em casa

Com a roupa adequada, o passo seguinte é preparar o corpo para os exercícios. O alongamento é recomendado por educadores físicos como uma forma de aquecer o corpo antes do treino.

Durante os exercícios, é preciso redobrar a atenção para manter a postura e realizar as técnicas corretas a fim de evitar lesões e garantir que os músculos sejam trabalhados. Além disso, é importante ouvir o próprio corpo e não exceder os seus limites, pois o excesso de treino pode lesionar o músculo.

Após a realização da atividade física, também é aconselhável fazer uma nova sessão de alongamentos para reduzir a dor muscular e melhorar a flexibilidade.

Como definir os objetivos

Para garantir os resultados do treino em casa, é necessário antes definir os objetivos, que podem variar de pessoa para pessoa. Há quem pratique atividades físicas para aumentar a força, melhorar o condicionamento físico, reduzir o estresse, ganhar músculos, perder peso, entre outros.

Uma vez que os objetivos estejam definidos, a orientação é escolher os exercícios compatíveis com cada um deles. A escolha pode ser orientada por educadores físicos ou plataformas e aplicativos de exercícios.

Cada atividade atende propósitos diferentes. A musculação auxilia quem deseja aumentar a força, enquanto os exercícios aeróbicos são indicados para aqueles que desejam melhorar a resistência cardiovascular.

Com a escolha dos exercícios, o passo seguinte é criar um plano de treino semanal, que permita trabalhar diferentes partes do corpo e garanta dias de descanso para a recuperação. 

Dicas de equipamentos para treinar em casa

Com tudo preparado, é hora de escolher os equipamentos corretos para treinar em casa. Isto é possível, após a realização do plano de treinos, que define quais atividades físicas serão realizadas. A partir disso, alguns itens tornam-se indispensáveis:

Tapete de yoga: substituindo o colchonete, ele proporciona uma superfície confortável e segura para se exercitar. É especialmente útil para exercícios de chão, como abdominais e alongamentos.

Pesos pequenos: podem ser usados para uma variedade de exercícios de força, ajudando a melhorar a tonificação muscular.

Pesos de pernas: são úteis para exercícios de pernas e glúteos.

Bola de exercício (Bola Suíça): pode ser usada para uma variedade de exercícios, incluindo treinamento de força, equilíbrio e estabilidade, como abdominais, flexões, pranchas, entre outros.

Corda: usada para treinamento cardiovascular, ela ajuda a melhorar a resistência e a coordenação.

Bandas de resistência: são opções para o treinamento de resistência e podem ajudar a melhorar a força e a flexibilidade.

Kettlebells: são pesos com uma alça que podem ser usados para exercícios de força e condicionamento, auxiliam na melhora da força e da resistência.

Barra de pull-up: pode ser instalada em uma porta da casa e ser usada para os treinos de força, como pull-ups, chin-ups e levantamentos de pernas.

Bicicleta ergométrica: indicada para quem quer realizar atividade cardiovascular.

Esteira: opção para quem gosta de correr, independentemente do clima lá fora.

Bola de pilates: usada para treinamento de força, equilíbrio e estabilidade.

Faixa de alongamento: ajuda a melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento.

 

 

Leia também:

 

Related posts

Descubra os Benefícios das Flores de Canabidiol

Gilson Rodrigues

Os novos cosméticos: probióticos e princípios ativos concentrados

Gilson Rodrigues

Conheça os tratamentos para os cânceres mais comuns no país

Bianca