Miranda Brasil
Image default
saúde

Dentista: Qual é a sua importância no tratamento de pacientes oncológicos

O dentista tem um papel fundamental em diversas áreas de nossas vidas, principalmente quando estamos vulneráveis a doenças.

O tratamento de câncer é um dos processos em que mais exige cuidado e resiliência, pois cada minuto importa.

Por isso, é importante saber os cuidados que se deve ter com pacientes oncológicos em todos os âmbitos da saúde, não somente da área afetada, mas em diversos outros, ainda mais quando afetam outras partes.

Antes de tudo, é sempre bom ressaltar a importância de uma manutenção diária no cuidado com a saúde bucal, já que o que mais se vê por aí são pessoas que acabam esquecendo de escovar os dentes e passam a adquirir complicações ao longo da vida. 

Caso haja alguma dificuldade, utilize um plano odontologico pme.

Dessa forma, é importante entender qual a importância que o dentista tem na vida de diversos pacientes, principalmente aqueles que já sofrem com o câncer, por exemplo. 

Desse modo, o cuidado nessa área se faz mais necessário do que nunca, e a atenção deve ser redobrada. Existe também o convenio odontologico empresarial que cobre esses tratamentos.

Importância da consulta pré tratamento do câncer

Para as pessoas que vão entrar em um tratamento em pouco tempo, deve-se preocupar em dobro com a saúde bucal, pois cavidade é um dos melhores locais do corpo humano para que bactérias se instalem e se proliferem, o que é mais prejudicial, ainda mais para pacientes oncológicos.

Para evitar que esse tipo de proliferação aconteça, você deve realizar algumas consultas prévias, na forma de check-in, que pode ser realizada através de um plano odontologico empresarial, por exemplo. 

Esse tipo de consulta é muito importante para verificar se há lesões ou qualquer outro tipo de complicação em sua boca.

Quando se inicia o tratamento de câncer, através da quimioterapia ou radioterapia, o sistema imunológico passa por um enfraquecimento.

Desse modo, o paciente fica mais propenso a pegar mais doenças, ainda mais quando se pensa que a boca funciona como uma porta de entrada para diversos problemas.

Pensando assim, uma consulta preventiva deve ser realizada sempre. 

Logo, quando o paciente oncológico descobre que vai realizar um tratamento, para evitar que qualquer problema surja na hora da quimioterapia e evitar as principais doenças bucais que podem aparecer nesse período, que são:

  • Cáries;
  • Doenças periodontais;
  • Gengivite;
  • Xerostomia.

Dessa maneira, se você tiver disponibilidade, utilize um convenio odontologico para mei, para que você se consulte com um dentista e veja quais são as principais formas de tratamento que estão presentes nesse plano.

Problemas que podem surgir durante o tratamento

Agora que ficou mais claro a importância de realizar consultas preventivas, é bom entender também como é vital um cuidado redobrado com a saúde bucal, principalmente no momento que estiver realizando um tratamento de quimioterapia, por exemplo. 

Isso acontece, porque podem surgir diversos problemas, se você não se dedicar à higiene bucal de modo correto. 

Por isso, é importante se atentar a algumas complicações que podem aparecer no tratamento, assim como os cuidados a serem tomados, através de um plano dental empresarial, por exemplo.

Como dito anteriormente, quando se está fazendo o tratamento de câncer, a cárie pode ser um dos principais agravantes em problemas de cavidade bucal. 

Porém, existe uma em especial, chamada de cárie de radiação, que pode ser causada pelo uso da radiação, o que pode deixar a boca mais frágil e causar fortes dores e sensibilidade. 

Outro problema muito comum, é o sapinho, que pode ser acarretado por fungos, que se proliferam na boca quando se faz uso de medicamentos muito pesados. 

Isso é um dos casos mais comuns quando se está fazendo um tratamento de câncer, pois nele, os remédios são intensos e podem apresentar fortes reações. 

Dessa maneira, uma das primeiras coisas que deve-se  preocupar quando se fala sobre saúde bucal, é o cuidado que deve estar em constante atenção na hora da escovação dentária realizada em casa. 

A higienização é uma prática que deve estar sempre presente na vida de todos, e tem que ser um cuidado redobrado nesses casos.

Além de realizar consultas preventivas, o enfermo também precisa se consultar com um dentista no período do tratamento, pois ele irá apresentar as melhores soluções. 

Fora isso, ele também realiza todos os diagnósticos de qualquer problema que possam estar presentes na cavidade bucal no momento que for fazer a quimioterapia ou radioterapia. 

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Related posts

O que você precisa saber sobre a quimioterapia

Gilson Rodrigues

Quando devo tomar licopeno? Conheça os benefícios

Gilson Rodrigues

Impacto do isolamento social na saúde mental infantil

Marlon