Miranda Brasil
Image default
saúde

Cuidados básicos com a saúde bucal 

Sabemos que para obter uma boa saúde bucal necessitamos de cuidados com a nossa higiene, porém o básico para manter um sorriso impecável requer cuidados diários em que muitas vezes deixamos de lado devido a rotina corrida.

Quando esse erro se torna um hábito, pode causar problemas sérios aos nossos dentes e gengiva, gerando doenças que afetam toda a nossa saúde.

Então se você quer saber como manter um sorriso brilhante junto de uma saúde excelente, continue acompanhando a leitura. 

Como ter uma boa higiene bucal?

Há quem diga que para ter uma higiene bucal precisa-se gastar muito dinheiro, mas isso não é verdade. Uma boa escovação alinhados de uma alimentação saudável são o suficiente para manter os dentes limpos e com uma saúde invejável. 

Procure evitar consumir alimentos ricos em açúcar, pois são os principais motivos das doenças bucais como: cárie, gengivite, periodontite.

Isso não quer dizer que você deva parar de consumir esses alimentos, porém sempre que for ingerir balas, chocolates e refrigerantes, sucos industrializados, aposte em uma escovação em até trinta minutos, assim você estará evitando que a placa bacteriana acumule nos dentes, gerando possíveis transtornos futuros. 

Busque consumir alimentos ricos em cálcio como: leite e queijo. Para saciar a vontade de açúcares é importante consumir frutas secas, ricas em nutrientes e uma boa resposta para quem sempre procura alguma guloseima após o almoço. 

Existem alimentos que podem ajudar a cuidar dos seus dentes e eles são: maçã, cenoura crua e hortaliças em geral. Ajudam a exercitar a musculatura facial e conseguem fazer a limpeza da superfície dos dentes. 

Quais os produtos de limpeza mais indicados? 

Para uma boa higiene bucal devemos saber qual os produtos certos para cuidar da nossa saúde e não machucar a gengiva, nem afetar o esmalte dos nossos dentes.

Os profissionais da odontologia indicam os seguintes produtos como algumas das melhores opções para ter uma saúde bucal perfeita, não cometendo mais erros na hora de comprar os produtos para sua higiene:

  • Escova dental macia ou extra macia;
  • Creme dental com flúor;
  • Fio dental;
  • Limpador de língua; 
  • Enxaguante bucal. 

Esses produtos irão ajudar a manter a sua higiene bucal em dia e da forma correta.

A escova dental deve ser de cerdas macias pois não machucam a gengiva, evitando a retração gengival. Devem ser de cabeça pequena para alcançar todos os dentes, até os mais fundos. 

O creme dental utilizado é recomendado ser sempre com flúor, pois oferece uma proteção extra aos dentes e auxilia na remineralização do esmalte.

O fio dental a ser usado deve ser o da preferência do paciente, porém os saborizados podem ajudar a estimular o uso. 

Já o limpador de língua selecionado deve ser recomendado de acordo com a recomendação do seu dentista.

Se você tem uma língua mais sensível, deve utilizar um limpador de língua com cerdas, caso contrário, pode usar o raspador comum que é o mais recomendado. 

O enxaguante bucal mais recomendado pelos profissionais é o com flúor e sem álcool, pois o álcool pode gerar descamação da mucosa, causando uma proliferação de bactérias, gerando mau hálito.

Use os produtos adequados e sempre siga as orientações do seu dentista.

Por que é importante visitar o dentista regularmente? 

Muitas vezes deixamos de nos consultar com o dentista periodicamente, indo apenas em casos de emergência e, quando isso ocorre, é porque há algo bem mais complexo acontecendo.

Nesse momento é importante ter um plano odontológico que atende dentista 24 horas, pois não há horário para emergências e, quando isso acontece, ter disponível um atendimento de qualidade é indispensável para um tratamento adequado. 

Nas consultas periódicas, o profissional avalia se é necessário fazer algum procedimento de restauração no caso das cáries, limpeza dos dentes, que consiste em eliminar o tártaro (formação de placa bacteriana). 

Procure a clínica dentária mais próxima e realize a sua consulta periódica, não deixe isso para uma emergência, a sua saúde bucal é muito importante! 

Quais os procedimentos odontológicos existentes? 

A área da odontologia vem a cada dia se renovando e a consequência disso é a procura ainda maior pelos pacientes.

O motivo maior é que as pessoas têm buscado aumentar a autoestima e melhorar os cuidados com a saúde bucal. Outras, por falta de cuidados periódicos, acabam tendo que recorrer a cirurgias de emergência devido ao agravamento do problema. 

Mas, afinal, quais são os procedimentos existentes mais procurados? Estão entre os mais buscados nos consultórios odontológicos os seguintes tratamentos: 

Implante dentário de porcelana ou resina 

Um dos procedimentos mais buscados nas clínicas odontológicas sp e de todo Brasil é o implante dentário. Essa é a melhor solução para pessoas que perderam um ou mais dentes. 

Os implantes têm opções tanto de porcelana quanto de resina, cabendo ao paciente e ao profissional auxiliar qual a melhor opção.

Os implantes dentários têm as mesmas funções que os dentes naturais, possibilitando a melhora da qualidade de vida e da estética. 

O procedimento é feito através de uma pequena cirurgia onde é instalado os implantes com pequenos pinos de titânio no maxilar ou na mandíbula. é feito com anestesia local, não gerando dor ao paciente.

Tratamento de clareamento dental 

O clareamento dental é sem dúvida um dos tratamentos mais procurados nos consultórios dentários, pois os dentes brancos auxiliam a tornar o sorriso mais bonito.

A técnica utilizada é de um gel concentrado ácido que o profissional aplica no consultório ou auxilia o paciente a fazer o tratamento em casa.

Porém deve ser tomado todo o cuidado, pois pode gerar sensibilidade aos dentes, então procure um profissional para um procedimento eficiente, além de auxiliar na melhor maneira.

Profilaxia ou Limpeza dentária 

A profilaxia, ou limpeza dentária, é a técnica feita nos consultórios odontológicos para retirar o acúmulo de tártaro dos dentes, prevenindo doenças bucais como gengivite e periodontite. 

Esse procedimento elimina o que a escova de dentes não consegue, por isso é importante realizar essa técnica de seis em seis meses. 

Restauração e tratamento de canal 

Ouvimos muito falar de restauração do dente, o procedimento mais comum feito nos consultórios.

Quando a cárie afeta o dente, a restauração é a forma de fazer com que o dente afetado volte a sua forma estética e a sua função, sendo recuperado através de uma massa feita de resina endurecida.

Quando esse procedimento não é feito e evolui, é preciso fazer o tratamento de canal. 

Muitas pessoas deixam a cárie  evoluir, e só vão ao dentista quando estão com dor. Nesse caso deve-se buscar um dentista emergência 24 horas na sua cidade para realizar o procedimento. 

O canal é feito quando a cárie avança e afeta a polpa do dente, causando inchaço, dores que podem irradiar por toda a face.

Quando isso ocorre deve-se encaminhar ao dentista emergencial para aliviar os sintomas ou realizar uma cirurgia de emergência. O dentista endodontia é o profissional especializado para realizar esse procedimento. 

O tratamento de canal é feito com anestesia local para poder remover a polpa danificada, retirando e fazendo toda a limpeza necessária dentro do dente, assim restaurando e preenchendo para que volte ao seu formato.  

São esses os procedimentos mais procurados nas clínicas odontológicas, seja por motivos estéticos, periódicos ou emergenciais.

O dentista tem o papel fundamental em todos esses aspectos, e o cuidado básico para uma saúde bucal é estar sempre buscando um profissional qualificado para realizar qualquer procedimento. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Leia também:

Related posts

Massoterapia é curso ou faculdade?

MirandaBrasil

Aprenda a perder peso com esses chás práticos 

MirandaBrasil

Descubra formas de mastigar corretamente os alimentos

MirandaBrasil

Deixe um Comentário