Miranda Brasil
Image default
Sem categoria

13 Dicas para montar seu horário de estudos

Ter um horário de estudos é importante para conseguir aprender bem, fixar os conteúdos e conseguir colocá-los em prática. O grande desafio para várias pessoas é conciliar esse horário com as demandas de trabalho e vida pessoal.

Muitos pensam que uma rotina de estudos com horários definidos é coisa de jovens para entrar no vestibular, mas uma boa organização faz a diferença no aprendizado, principalmente quando se tem uma rotina cheia de atividades.

Mais importante do que montar um calendário é ter foco para conseguir cumpri-lo, pois ele precisa ser adequado para a sua rotina de trabalho em uma empresa de paisagismo.

 

Contudo, como conseguir uma boa organização e foco para estudar?

 

Crie uma rotina de estudos

O sucesso nos estudos depende muito da sua determinação, paciência, foco, mas envolve também uma boa organização.

Um bom planejamento promove benefícios para sua rotina e montando um cronograma é possível estudar com tranquilidade e assim conseguir trabalhar como fabricante de amaciante.

 

Dicas que podem ajudar a montar um bom cronograma:

 

Avalie o seu dia a dia

Para montar um cronograma é necessário considerar alguns pontos importantes como: 

  • Você é apenas estudante? 
  • Irá estudar por conta própria ou irá frequentar algum cursinho? 
  • Trabalha? Se sim, quantas horas? 
  • Há outras atividades que ocupam tempo no seu dia a dia?

Ter em mente todas as atividades que você precisa realizar diariamente ou semanalmente é muito importante na hora de organizar e definir seus horários de estudos.

Criar um calendário e colocar todas as suas tarefas do dia a dia como trabalho em montagem industrial, questões pessoais e outros fatores são formas de organizar bem o seu horário de estudos, sem comprometer a execução das outras tarefas.

 

Escolha um local adequado para os estudos

Após organizar todas as questões do seu dia a dia e separar um tempo para cada tarefa, é importante pensar no local para estudar.

A escolha do local pode impactar nos estudos, ou seja, tem que ser um ambiente que você consiga se concentrar e estudar com plenitude.

 

Quais as características de um bom lugar para estudar?

Espaço tranquilo, bem iluminado e arejado, que não tenha distrações, com uma boa mesa e cadeira para o conforto durante os estudos e uma boa conexão de internet.

Se você estuda em casa, por exemplo, e não consegue ter tranquilidade para estudar, uma boa opção é procurar a biblioteca da sua cidade ou espaços livres onde você pode ficar estudando por horas.

Caso queira muito estudar em casa, uma dica é conversar com as pessoas que moram com você e explicar que um ambiente calmo é fundamental para alcançar seus objetivos.

Estudar na casa de amigos pode ser outra opção, mas é importante ter cuidado com essa dica, porque muitas vezes ao invés de estudar, vocês podem acabar se distraindo. Por isso, ter foco é essencial nesse momento.

 

Organize um cronograma das matérias que devem ser estudadas

É necessário listar todas as matérias e assuntos que você precisa estudar, porque isso ajuda a estruturar os seus estudos.

A estruturação dos seus estudos é tão importante quanto um bom processo de exame aso valor nas empresas, com ações coordenadas que visam a segurança dos trabalhadores.

Sendo assim, você pode inserir no calendário com suas atividades do dia a dia, as matérias e assuntos que precisam ser estudados. 

Intercalar disciplinas que você tem mais facilidade com outras que são mais difíceis pode ajudar a variar os conteúdos e tornar o estudo mais proveitoso.

A diversidade te ajuda a não desistir dos estudos e a manter o foco no seu objetivo. É normal ter dias que são mais fáceis e tudo flui e dias mais desafiadores, o segredo é se manter firme nas metas e objetivos.

 

Priorize horários fixos

Ter horários fixos para os estudos é importante para que esse momento se torne um hábito na rotina e assim você mantém a constância e mais, o seu cérebro se acostuma e consegue identificar que aquele momento é o de estudar.

Deste modo, você procrastina menos e consegue estudar mais.

 

Tenha sempre todos os materiais necessários ao seu alcance

Manter os livros, cadernos, canetas e outros materiais sempre perto de você é um jeito de evitar sair do local de estudo toda hora, porque isso pode ser um motivo de distração.

Da mesma forma que um profissional do segmento de construção precisa de uma pingadeira de concreto preço e outros materiais para realizar o trabalho.

 

Evite ao máximo as distrações

O acesso à internet é muito importante nos estudos, mas é necessário ter cuidado para que isso não se torne um facilitador para distrações, ou seja, acessar redes sociais e Whatsapp, por exemplo.

Evite deixar o celular por perto ou a televisão ligada. Qualquer distração pode tirar o foco e concentração dos seus estudos e você não quer colocar tudo a perder, não é mesmo?

 

Faça pausas

Momentos de lazer e pausas devem estar presentes na rotina de estudos. Dar um descanso para a mente é necessário para recuperar a energia e ter mais disposição para continuar estudando.

Fazer atividades físicas, por exemplo, é uma maneira de relaxar o corpo e a mente. Sair com os amigos e fazer o que gosta nos períodos de pausas é uma ótima opção.

 

Aposte em diferentes métodos de estudos 

Investir em diferentes métodos de estudos pode ser interessante para alavancar os estudos.

A técnica Pomodoro é uma ótima escolha, porque permite momentos de foco e pausas de forma equilibrada. Esse método funciona da seguinte forma: durante 25 minutos você foca nas atividades principais, nesse caso o estudo e pode fazer pausas de 5 minutos.

O interessante do método Pomodoro é que você pode ver o progresso, ou seja, o quanto rende e visualizar isso pode ser interessante para gerenciar melhor o seu tempo.

 

Quais erros não cometer na hora de estudar

Procurar boas dicas para os estudos é importante, mas saber o que não deve ser feito pode ajudar e muito no rendimento, porque, conhecendo os erros, você pode evitá-los.

Os principais são:

 

Dar prioridade somente as disciplinas mais fáceis e deixar de lado as difíceis

Um erro que pode prejudicar os estudos é dar atenção somente às matérias que você gosta ou acha mais fácil. Isso interrompe a programação definida ao montar o cronograma e pode afetar o aprendizado.

O equilíbrio nos estudos entre matérias mais fáceis e outras mais complexas é necessário para ter um equilíbrio, por isso que a organização do cronograma é crucial para alcançar seus objetivos.

Esse equilíbrio é importante nos estudos e nas escolhas do dia a dia, seja uma tomada de decisão no ambiente de trabalho ou a compra de um piso epóxi preço.

 

Não fazer anotações importantes

Não anotar pontos importantes das aulas e matérias que você estuda é um grande erro, porque deixando de anotar o cérebro não guarda as informações e não se concentra.

Ao anotar você está reforçando, ouvindo as informações e ao consultá-las novamente você exercita mais uma vez o seu aprendizado, por exemplo, válvula rotativa.

 

Seu pensamento pode bloquear o aprendizado

Sabia que o seu jeito de pensar pode bloquear seus pensamentos?

Entrar em desespero, por exemplo, quando não entende um assunto ou achar que é incapaz de aprender algo pode prejudicar muito sua rotina de estudos.

É importante ter em mente que você não é a única pessoa que passa dificuldade na hora de estudar e ser persistente, se dedicar todos os dias é o caminho para ter os resultados que deseja.

 

Estudar por longos períodos

Esse é um erro que muitas pessoas já cometeram. A ideia de estudar por horas para ganhar tempo é algo que a primeiro momento, mas pode ser muito prejudicial para o cronograma de estudo.

Ficar estudando por horas pode ser prejudicial para o corpo e mente, pois o cérebro necessita de algumas pausas para absorver os conteúdos e o corpo necessita de um momento de relaxamento, por isso é necessário respeitar o limite.

Achar que o estudo por longos períodos pode ser positivo é a mesma coisa que pensar que um imposto de renda para pessoa fisica durará por muito tempo, quando, na verdade, precisa sempre de renovação de tempos em tempos.

 

Achar que você é somente um aluno e não um estudante

Existe uma diferença entre ser aluno e estudante.

O aluno é aquele que assiste todas as aulas passivamente, somente recebendo informações e sem fazer anotações.

O estudante vê as aulas ativamente, ou seja, fica fazendo conexões e ao receber as informações tenta estabelecer um processo de transformar tudo em conhecimento.

Portanto, uma organização que condiz com a sua rotina, ter metas e objetivos bem definidos são formas de conseguir estudar e ter tempo para o trabalho e outras atividades no seu dia a dia.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também:

 

 

Related posts

Adesivo de parede que combine com a temática do ambiente?

marcela

Quem é a Deusa Kali? Conheça os detalhes da história

marcela

O impacto do marketing de causa na reputação da empresa

Marlon