Miranda Brasil
Image default
saúde

Tecnologia na medicina: conheça os principais avanços

Você sabe qual a importância da tecnologia na medicina? Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas, seja na relação de trabalho, na comunicação, na locomoção e em várias outras áreas. 

No entanto, o desenvolvimento da tecnologia na medicina é ainda mais impressionante. A partir disso, diagnósticos e tratamentos se mostraram mais assertivos. Para isso, a união entre conhecimento técnico, teórico e tecnológico é fundamental. 

Assim, a união de profissionais com conhecimento, cursos, pós-graduação e bons equipamentos tende a proporcionar melhores condições de vida a todos.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o desenvolvimento da tecnologia na medicina. Desse modo, conheça onde encontrar as tecnologias, os principais avanços e seus benefícios.

Onde encontrar a tecnologia na medicina?

O desenvolvimento de softwares, equipamentos e ferramentas para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças é notório. No entanto, a tecnologia na medicina pode ser vista em diversos setores da área de saúde. 

Com isso, a partir de sistemas de alto desempenho é possível proporcionar uma gestão hospitalar muito mais otimizada e segura. Dessa forma, garantir a eficiência dos atendimentos, organização do trabalho e fluxo de atendimento. 

Ou seja, a tecnologia na medicina pode ser vista tanto na linha de frente, como em novos equipamentos. Assim como, nos bastidores, em sistemas automatizados capazes de organizar agendas, carga horário, atendimentos, cirurgias e muito mais. 

Desse modo, a tecnologia na medicina é importante para garantir um atendimento mais assertivo, diminuindo tempo e recursos. Além disso, pode ser feita para novos estudos e debates, por meio de palestras, congressos e cursos.

Principais avancos da tecnologia na medicina 1

Principais avanços da tecnologia na medicina

Agora que você já sabe que a tecnologia na medicina é muito mais ampla que apenas em equipamentos de última geração, vamos conhecer os principais avanços atualmente.

Inteligência artificial

Certamente um dos avanços tecnológicos mais emblemáticos, para além da medicina, é a inteligência artificial. Na área da saúde ela pode ser encontrada em softwares que gerenciam um grande banco de dados.

A partir disso, de maneira automatizada executar diferentes tarefas com mais precisão, como a análise de exames, auxiliando na tomada de decisão sobre tratamentos. Um dos mais famosos é o algoritmo Watson, criado pela IBM.

Com ele é possível auxiliar no tratamento do câncer, analisando os resultados de diversos casos semelhantes e o histórico de pacientes. Assim, auxilia no desenvolvimento de um tratamento mais assertivo, com menos efeitos colaterais e riscos.

Telemedicina

Principalmente após a pandemia do Covid-19, a telemedicina é uma das tecnologias mais utilizadas na área de saúde. A partir dela é possível realizar consultas clínicas mesmo se o paciente estiver em outra cidade ou país.

Desse modo, através de computadores, tablets e smartphones é possível desenvolver um laudo médico à distância. Com isso, auxilia no diagnóstico precoce dos mais variados casos, indicando exames em estágios menos avançados.

Além disso, a telemedicina proporciona a chegada do auxílio médico para pacientes tradicionalmente à margem do sistema de saúde. 

Impressão 3D

Outro avanço muito importante na tecnologia na medicina é a impressão 3D. Embora ainda esteja em estágios menos avançados que as outras já apresentadas, ela tende a ser fundamental para modelagem de órgãos do corpo humano.

Assim, ainda utilizada para treinamentos e estudos técnicos sobre os procedimentos, a impressão 3D pode auxiliar na melhor visualização da estrutura do corpo humano. Além disso, pode ser importante para o desenvolvimento dos transplantes.

Vale destacar que a impressão 3D ainda se encontra muito presente em universidades e cursos de anatomia. Com isso, criando em tamanhos reais os mais diferentes órgãos e estruturas do corpo, fornecendo uma análise e conhecimento mais aprofundado.

Cirurgia computadorizada

Uma das tecnologias mais consolidadas na medicina, as cirurgias computadorizadas estão cada vez mais frequentes pelo mundo. Com isso, robôs, câmeras e computadores estão ajudando a proporcionar uma melhor visualização e execução dos procedimentos.

Sendo assim, garantir um maior número de casos de sucesso nos mais variados procedimentos cirúrgicos. Além disso, é importante para a criação de cirurgias menos invasivas, mais seguras e rápidas.

Desse modo, o médico pode utilizar todo o seu conhecimento teórico e técnico para com auxílio de braços robóticos e ferramentas realizar uma cirurgia complexa. Ou seja, é a junção da tecnologia com a execução humana e não uma substituição.

Quais os benefícios da tecnologia na medicina?

Tecnologia na medicina

A partir dos avanços tecnológicos apresentados é possível entender uma série de benefícios que a tecnologia na medicina oferece. Sendo assim, um dos principais é a otimização do atendimento, criando mais acesso aos pacientes.

Além disso, é uma importante ferramenta para proporcionar exames mais completos, fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Outro benefício relevante é a possibilidade de realizar tratamentos mais assertivos e seguros.

Com isso, cria ao paciente menos dores e efeitos colaterais, principalmente por desenvolver procedimentos cada vez menos invasivos. Por fim, a tecnologia também é essencial para a área de pesquisas e desenvolvimento de vacinas e tratamentos.

Desse modo, as vacinas passam a proporcionar um maior índice de proteção e durabilidade, assim como novos exames e procedimentos podem surgir. 

Conclusão

Com todas as informações vistas no texto é possível entender um pouco mais sobre a importância da tecnologia na medicina. Com isso, conhecer alguns dos principais avanços que podem ser encontrados atualmente nos hospitais, clínicas e consultórios.

Além de poder ser encontrada na linha de frente, proporcionando melhores equipamentos e ferramentas para o trabalho diário, a tecnologia aparece na gestão hospitalar. Assim, auxiliando na organização de agendas, procedimentos e controle de pacientes.

Por isso, a tecnologia na medicina está relacionada a 4 avanços tecnológicos significativos, como inteligência artificial, telemedicina, impressão 3D e cirurgia computadorizada. A partir deles é possível ter exames e diagnósticos mais precisos e precoces.

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre a tecnologia na medicina é possível entender sua importância para a melhora na qualidade de vida de milhões de pessoas. Dessa forma, é um investimento essencial por parte de todos os profissionais, países e hospitais.

Leia também:

Related posts

Principais estratégias de gamificação na saúde

marcela

Como ajudar um dependente químico que recaiu: 10 maneiras práticas e reais

Gilson Rodrigues

Entendendo o processo de tratamento na Clínica Ibogaína: Da desintoxicação à reintegração socia

silvia