Miranda Brasil
Image default
noticias

Quanto tempo dura um curso de inglês?

Ter domínio do inglês hoje é quase que uma obrigatoriedade, afinal, é uma língua falada em praticamente todo o mundo.

E é aqui que entra a importância de fazer um curso de inglês, pois proporciona um ensino integral, envolvendo escrita, leitura e conversação.

Se você está pensando em se matricular em um curso de idiomas e não tem ideia de quanto tempo dura, continue a leitura e descubra!

 

Quanto tempo dura um curso de inglês?

Na verdade, a duração de um curso de inglês pode variar significativamente dependendo do tipo de curso que você está considerando e dos seus objetivos.

Selecionamos alguns exemplos comuns de cursos de inglês e uma estimativa do tempo de duração:

Cursos intensivos curtos

Esses cursos normalmente têm duração de algumas semanas a alguns meses.

Eles são projetados para fornecer uma imersão rápida no idioma e podem ser úteis para situações em que você precisa aprender inglês rapidamente, por exemplo, para uma viagem ou um projeto específico.

O ensino é mais abrangente, mas pelo menos você terá uma noção básica do inglês.

Cursos de inglês básico

Os cursos tradicionais são oferecidos em muitas escolas de idiomas e instituições educacionais.

Eles normalmente duram de 1 a 12 meses, dependendo da intensidade do curso (número de horas de aula por semana) e do nível de proficiência que você deseja alcançar.

Hoje em dia, muitas pessoas estão optando por curso de idioma à distância, seja pela flexibilidade ou por apresentar um ótimo custo-benefício, principalmente devido ao preço de cursos de inglês online, por serem mais acessíveis.

Diferentemente dos cursos convencionais, têm a vantagem de você fazer no seu ritmo, permitindo conciliar com a sua rotina diária.

 

 

 

Cursos preparatórios para exames

Se você estiver se preparando para exames de proficiência em inglês, como o TOEFL, IELTS ou Cambridge, os cursos preparatórios podem ter duração de várias semanas a alguns meses, dependendo do nível de preparação necessário.

Vale lembrar que é um tipo de curso que não é disponibilizado em todas as escolas, uma vez que exige uma qualificação específica do professor.

Cursos de inglês acadêmico

Se você planeja estudar em um país de língua inglesa, pode fazer um curso de inglês acadêmico para melhorar suas habilidades de comunicação.

Esses cursos costumam durar de alguns meses a um semestre acadêmico, projetados para uma finalidade mais específica, uma vez que o inglês acadêmico conta com um outro tipo de aprendizado.

Cursos de longa duração

Algumas instituições oferecem cursos de inglês de longa duração, que podem abranger um ano letivo ou até mais.

É um tipo de curso mais adequado para quem deseja atingir um alto nível de proficiência e talvez buscar estudos mais avançados ou oportunidades de emprego em um país de língua inglesa.

Geralmente duram de 36 meses a um ano ou mais, também procurados por quem visa uma fluência completa.

Cursos de imersão

Participar de programas de imersão total, onde você está constantemente cercado pelo idioma e cultura, pode variar em duração.

Como o nome já sugere, é um “mergulho” no idioma, através do qual é possível vivenciar profundamente a experiência no idioma.

Isso pode incluir programas de voluntariado, intercâmbios ou mesmo morar em um país de língua inglesa por um período prolongado.

Vale lembrar que a duração exata do curso de inglês dependerá dos seus objetivos pessoais, do nível atual de proficiência no idioma e do tipo de programa que você escolher.

Por isso, antes de se inscrever em um curso, a dica é entrar em contato com a instituição educacional ou escola de idiomas para obter informações específicas sobre a duração e o conteúdo do curso que você está considerando.

Com base nessas informações e claro, de acordo com seus objetivos, será mais fácil optar por um curso que atenda às suas necessidades.

 

 

 

Conclusão

Tendo agora uma noção do tempo de duração de um curso de inglês, já sabe que tudo vai depender do tipo de curso escolhido.

Por isso, é importante definir previamente quais são seus objetivos e o que busca alcançar com o curso, e assim, escolher aquele que se adequa melhor ao seu perfil e expectativas.

Vale ressaltar também a importância de praticar o inglês fora da escola, como assistir séries e filmes, ler livros, pois isso ajuda a potencializar seus estudos.

Leia também:

Related posts

O impacto do salário mínimo na vida dos trabalhadores

marcela

Como organizar uma renovação de votos de casamento?

Gilson Rodrigues

12 Dicas Essenciais Para Ter um Bom Relacionamento Amoroso

Gilson Rodrigues