Miranda Brasil
Image default
saúde

Primeiros socorros ao se cortar com vidro

O risco de acidentes com vidros é muito real. Sejam eles internos ou externos como janelas residenciais, espelhos, vidros automotivos, entre outros, não há como afirmar quando uma situação desagradável acontecerá.

A necessidade de conhecer alguns procedimentos de primeiros socorros para manter a segurança e ainda prevenir complicações, sempre devem ser considerados. É importante estar preparado para o que pode ocorrer e prestar os cuidados adequados, para que não sejam agravados os riscos.

No presente artigo, serão apresentados diversos tópicos relacionados às práticas de primeiros socorros a serem tomadas em casos de acidentes com vidros, como: cuidados iniciais, a importância das películas de proteção para vidros, medidas de prevenção e, finalmente, casos mais graves.

Cuidados Iniciais

O primeiro passo é golpear a área para identificar objetos estranhos que possam ter ficado presos. Se for uma região que tenha muita exposição de vidro, como os dedos, é importante realizar uma limpeza profunda para garantir que todos os fragmentos do objeto quebrado estejam removidos.

Após a remoção do objeto, é necessário lavar a área afetada com água e sabão. Este cuidado elimina qualquer possibilidade de ocorrência de infecção. Além disso, a área deve ser protegida com curativos ou gaze e a área afetada não deve ser pressionada, a fim de prevenir a indesejável propagação de sangramento.

A Importância das Películas de Proteção para Vidros

As películas de proteção para vidro foram desenvolvidas para manter a segurança de quem está presente no ambiente, assim como a preservação do material.

Segundo Sergio Ronei, aplicador especialista em Insulfilm em Curitiba pela empresa Forte Películas, “As películas são usadas em janelas e vidros em geral para evitar o rompimento do vidro ao ser atingido de forma brusca e acidental.” Além disso, as películas de proteção também fornecem às janelas e espelhos uma camada adicional de proteção contra choques térmicos, como aquecimento e resfriamento constante, luz solar direta, chuva, etc.

Além disso, elas oferecem também proteção contra riscos de quebra, pois elas servem como um dispositivo de contenção para fragmentos de vidro que eventualmente possam se soltar, o que significa que, se um vidro quebrar, as consequências do acidente não serão tão graves.

Medidas de Prevenção

Além dos cuidados iniciais a serem tomados em caso de acidentes com vidros, existem também medidas de prevenção que podem ser tomadas, a fim de reduzir o risco de quebras e consequentemente, o risco de acidentes.

Em primeiro lugar, a melhor maneira de se prevenir acidentes com vidros é garantir que todos os ambientes da casa estejam equipados com películas de proteção. Isso se aplica principalmente a vitrines, janelas, móveis, armários, espelhos e outros objetos que possam quebrar facilmente.

Em segundo lugar, é importante garantir que os vidros não estejam quebradiços, pois quanto mais fracos eles estiverem, mais sujeitos eles serão a quebrar caso sejam mal utilizados. É importante adicionar fortalecedores, como películas de proteção, para evitar essas situações.

Além disso, é aconselhável também que se evite o uso de objetos cortantes, como facas, tesouras e outros utensílios domésticos, próximos aos vidros, para que não haja acidentes.

Casos Mais Graves

Se o vidro romper em um local que sangre muito ou em um local muito sensível ou que tenha tendência a inflamar rapidamente, a atenção médica deve ser procurada imediatamente.

Para evitar que se forme um hematoma, é importante tratar a região afetada com luvas para evitar que a área entre em contato com quaisquer líquidos, incluindo o próprio sangue. Isso ajuda a minimizar ainda mais o risco de infecções, além de evitar a propagação do sangramento.

Em casos mais sérios, como quando há a perda de algum pedaço do corpo, como um dedo, é necessário limpar o local com água e sabão antes de tomá-lo para um hospital. O pedaço do corpo deve ser armazenado em um recipiente com água gelada para que não se altere a formação celular.

Películas de Proteção

Através deste artigo, pôde-se compreender que medidas essenciais e cuidados práticos de prevenção e primeiros socorros devem ser tomados em caso de acidentes com vidros. É importante que os cuidados iniciais sejam realizados adequadamente, como lavar a área afetada com água e sabão, para evitar infecções, além de cobri-la com curativos.

Além disso, é importante entender a importância e a utilidade das películas de proteção às janelas, bem como outras medidas de prevenção, como evitar o uso de objetos cortantes perto dos vidros e firmar os vidros para que eles não fiquem quebradiços.

Finalmente, quando o acidente envolver situações graves, como quando há a perda de alguma parte do corpo, é recomendado que se procure imediatamente atendimento médico. Desse modo, o paciente estará mais seguro e as sequelas serão menores.

Leia também:

Related posts

A história da ambulância que você nunca conheceu antes.

Gilson Rodrigues

Descubra os Benefícios das Flores de Canabidiol

Gilson Rodrigues

Os maiores mitos do emagrecimento

Marlon