Miranda Brasil
Image default
saúde

Vale a pena tomar suplementos?

Os suplementos alimentares são produtos químicos produzidos especificamente para complementar os alimentos. Eles podem ser compostos por todas as vitaminas e minerais, por isso são chamados de multivitamínicos, ou podem conter apenas certas substâncias, como creatina e espirulina, principalmente para quem faz algum tipo de atividade física.

 Os suplementos alimentares destinam-se a complementar uma alimentação saudável, não a substituir, devendo ser utilizados sob orientação de um médico ou nutricionista. Alguns suplementos alimentares contêm todos os nutrientes diários essenciais (multivitaminas e minerais), como Centrum e One A Day, e alguns contêm mais proteínas, hidratos de carbono ou outros ingredientes.

Tipos de Suplementos 

Hipercalórico

Os suplementos de alto teor calórico contém combinações de carboidratos de alto índice glicêmico, proteínas de alto valor biológico, vitaminas, aminoácidos e minerais. Algumas gorduras boas, como ômega-6 e ômega-3, também fazem parte de alimentos altamente calóricos porque precisam estar em sua dieta.

 O termo alto teor calórico originou-se entre os fisiculturistas. Por lei, suplementos alimentares ou alimentos de alto teor calórico são chamados de suplementos alimentares ou alimentos com altas concentrações de energia. As fontes dessa energia são geralmente proteínas, gorduras e carboidratos. Mas com o passar dos dias, o suplemento adquire novas composições, concentrações de nutrientes e sabores.

Suplemento alimentar proteicos

Como o nome sugere, eles são ricos em proteínas, o que os torna úteis para pessoas com deficiência de proteína. É usado para estimular o crescimento muscular mais tarde na vida. Muitas pessoas que desejam resultados rápidos na musculação aderem a esses suplementos nutricionais. No entanto, tenha cuidado com o seu uso. 

Em muitos casos, as pessoas que se exercitam não precisam de suplementos para reconstruir os músculos exercitados. Em alguns casos, simplesmente excretar o excesso de proteína que você come ou armazenar no corpo na forma de gordura pode ter consequências não intencionais. Eles devem ser combinados com treinamento e disciplina adequados.

Termogênico

Esse suplemento é um suplemento ideal para quem procura queimar gordura corporal. Auxilia na alimentação balanceada e na atividade física vigorosa, pois estimula o metabolismo, fornece mais energia e, consequentemente, auxilia na perda de peso. 

Essa ação de termogênese proporciona assim eliminação, reduz a retenção de líquidos e queima calorias. Entre as substâncias mais utilizadas em termogênicos, pode-se destacar a cafeína, capsaicina e sinefrina. De origem natural ou sintética, possuem propriedades estimulantes que podem ajudar a queimar gordura e fornecer mais energia para a atividade física.

Antioxidante

Os antioxidantes são uma classe de moléculas que podem atender às necessidades de elétrons dos radicais livres ou de suas estruturas celulares afetadas. Dessa forma, os antioxidantes removem os radicais livres do corpo e inibem seus efeitos. Portanto, é mais correto usar o termo antioxidante como uma propriedade química e não como uma substância.

 Assim, lembre-se de que, além de minerais como selênio e manganês, as substâncias mais comuns com propriedades antioxidantes são a vitamina C, a vitamina E e o betacaroteno, obtido dos alimentos e também produzido pelo próprio organismo.

 Os antioxidantes desempenham um papel na doação de elétrons para os radicais livres ou células afetadas por eles. Então, cada elemento antioxidante tem uma função específica, não trocável, que se liga a uma estrutura química definida para realizar a troca de elétrons.

Suplemento alimentar hormonal

Hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas no sistema endócrino ou por neurônios especializados no corpo. Eles são essenciais para o controle metabólico e função adequada. No entanto, nem sempre são gerados da forma mais natural possível. Uma solução para equilibrar essa produção é o uso de suplementos associados à atividade física. 

Um dos tipos mais comuns de suplementos são os pré-hormônios, que fornecem nutrientes e um estímulo natural para a produção de hormônios endógenos no organismo, aumentando os níveis de hormônios anabólicos. Para quem se exercita com frequência, níveis mais altos desses hormônios aumentam a massa muscular (gordura boa) de forma mais eficiente e aceleraram o processo de perda de peso (se esse for o objetivo).

Related posts

Quando devo tomar licopeno? Conheça os benefícios

Gilson Rodrigues

4 motivos pelos quais você deve ter um aquecedor em casa

Jorge Torrez

Como a tecnologia na medicina tem impactado a saúde

Gilson Rodrigues