Miranda Brasil
Image default
saúde

Primeiros socorros: Quais ações o socorrista deve tomar?

Você sabia que os procedimentos de primeiros socorros são extremamente úteis para diversos casos de emergências?

Muitas pessoas pensam que somente quem trabalha dentro da área da saúde deverá fazer um Curso de Primeiros Socorros. Hoje em dia, todos podem fazer um curso do assunto, podendo ser um curso online ou presencial, e assim ter a capacidade de poder salvar alguém quando ocorrer uma ação emergencial.

As pessoas devem estar sempre muito bem preparadas para desempenharem as noções básicas de primeiros socorros. Os procedimentos serão determinantes para minimizar o desconforto e até para salvar a vida da vítima.

Podemos definir os primeiros socorros como sendo um procedimento de emergência, que terá as ações que devem ser aplicadas nas vítimas de acidentes, com a finalidade de mantê-la viva. Todos os procedimentos podem ser uma ação individual ou coletiva, os procedimentos deverão ser totalmente dentro das suas devidas limitações e, com o objetivo de prestar uma assistência totalmente minuciosa e definitiva para salvar a vítima.

Os primeiros socorros devem ser prestados quando a vítima não tiver as condições de cuidar de si mesma, e assim ela deverá receber um excelente primeiro atendimento pela pessoa mais próxima, porém essa pessoa deverá ser capacitada.

O profissional que fará o atendimento de emergência será chamado de Socorrista, ele possuirá as devidas formações e os equipamentos especiais, assim como os Paramédicos, e uma pessoa que realiza um Curso de Primeiros Socorros é chamado de Atendente de Emergência. Sempre quando você for procurar um curso, escolha o que disponibiliza um Cursos para Horas Complementares.

Sempre antes de prestar um atendimento de primeiros socorros, é muito importante que o socorrista faça as seguintes coisas: manter a calma e afastar os curiosos.

Telefones úteis em caso de emergência

  • Samu: 192
  • Corpo de Bombeiros: 193
  • Disque-intoxicação (Anvisa): 0800-722-6001
  • Defesa Civil: 199
  • Polícia Militar: 190

É fundamental sempre salientar que algumas pessoas não estão devidamente preparadas para realização dos primeiros socorros, portanto o indicado é sempre deixar que outra pessoa realize os devidos procedimentos.

Noções de primeiros socorros

Sempre quando você for socorrer uma vítima de mal súbito, você deverá manter a calma e seguir os devidos procedimentos, como, por exemplo:

  • Verifique sempre se a vítima consegue falar e mantém o raciocínio;
  • Evitar mover a pessoa do lugar;
  • Checar a respiração e pulsação;
  • Afastar os curiosos.

Procedimentos de primeiros socorros para parada cardíaca

A Parada Cardiorrespiratória será definida como sendo a perda repentina da função exercida pelo coração. A vítima sente uma forte dor no órgão, podendo perder a consciência e a respiração.

Os três minutos posteriores ao ataque cardíaco são essenciais para auxiliar no salvamento da vítima.

Como socorrer a vítima de Parada Cardíaca

Para socorrer a vítima, você deverá deitá-la de barriga para cima. Sempre busque a ajuda de outra pessoa para auxiliar durante a massagem cardíaca.

A seguir, incline o queixo da pessoa para ajudá-la a respirar. Deixe os braços dela esticados e coloque a sua mão em cima da outra sobre a região do tórax da vítima.

Massagem cardíaca em adultos

Realize a pressão das mãos durante 18 segundos, fazendo repetições de 30 vezes nesse período, você deverá afundar a mão até 5 cm para que o coração possa receber a devida massagem.

Você deverá prestar atenção ao movimento do tórax. Repetindo o procedimento de afundar e soltar as mãos para que o coração consiga bombear o sangue para os órgãos.

Massagem cardíaca em bebês

Deite o bebê com a barriga para cima, incline a cabeça para trás e verifique se existe alguma obstrução dentro do nariz ou da boca obstruindo a respiração.

Com o dedo indicador e médio, pressione o coração com alguns empurrões consecutivos a cada segundo. Esse procedimento deverá ser feito até o resgate chegar.

Parada respiratória

A Parada Respiratória sempre acontece quando o cérebro para de receber oxigênio, fazendo com que a pessoa perca a respiração e a consciência.

Procedimento para socorrer vítimas de Paradas Respiratórias

Sempre quando acontecer a parada respiratória, coloque a vítima deitada no chão com a barriga para cima, inclinando a cabeça dela sempre para trás e o queixo erguido.

Utilize os dedos indicador e polegar para fechar as narinas. Deixando assim a boca da vítima aberta e encoste os seus lábios nos dela. A seguir de dois sopros para ar vá para os pulmões.

Se o procedimento for feito com a massagem cardíaca junto, a cada 10 pressões torácicas, você deverá realizar dois sopros.

Primeiros socorros para queimaduras

Os primeiros socorros para queimaduras vão prevenir infecções e agravamentos no quadro da vítima. Porém, é muito comum associar as queimaduras com o fogo, elas podem acontecer também pelo contato com o frio e por produtos químicos.

Fraturas

Se você ainda não tiver o devido conhecimento sobre como colocar a parte do corpo fraturada no lugar, jamais faça esse procedimento, pois você poderá prejudicar severamente o quadro da vítima.

Entre em contato com o atendimento de emergência e aguarde a ajuda dos mesmos. Se houver sangramento, lave a área com água corrente e estancar o sangue com gaze ou pano limpo.

Cortes

Os cortes são acidentes que podemos definir como sendo acidentes muito comuns em nosso dia a dia. Podem acontecer de diversas formas, podendo ser um corte superficial ou um corte mais profundo. Nesses dois casos, sempre lave o machucado com água corrente e o pressione com gaze ou pano limpo para estancar o sangramento.

Depois de ler sobre quais ações o socorrista deve tomar durante um procedimento de primeiros socorros, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Leia também:

Related posts

Cuidados básicos com a saúde bucal 

MirandaBrasil

Visitas ou vídeo chamadas? Como serão as consultas pós-pandemia

MirandaBrasil

O que você precisa saber sobre a quimioterapia

MirandaBrasil

Deixe um Comentário