Miranda Brasil
Image default
viagens

Planejamento Financeiro Para Viagens: 9 Dicas Essenciais

Fazer uma viagem, seja ela para um destino nacional ou internacional, é uma atividade que a maioria das pessoas adora. Agora, para que ela seja realmente proveitosa e não acabe com o seu “suado” dinheiro, é fundamental fazer um bom planejamento financeiro.

Com ele, você conseguirá organizar sua viagem de uma forma muito mais adequada (e realista) e o principal, não irá comprometer o dinheiro que você tanto trabalhou para conquistar.

Por isso, se você quer fazer um bom planejamento financeiro para a sua próxima viagem, não deixe de conferir todas as dicas que separamos a seguir!

Leia também:

Dicas essenciais sobre planejamento financeiro para viagens

Dica 1: antecedência

Fazer uma viagem, principalmente se for para o exterior ou para um destino badalado aqui do Brasil, envolve, da sua parte, uma quantia de dinheiro significativa.

Por isso, a primeira dica de planejamento financeiro para viagens é: comece a se organizar com antecedência!

Assim, você poderá fazer pesquisas, avaliar preços e estabelecer um orçamento para a sua viagem – e já que mencionamos o orçamento…

Dica 2: definição de orçamento

Durante as suas pesquisas, é fundamental que você verifique quais são os custos relacionados à viagem, para que você possa estabelecer um orçamento adequado.

Então, ao se planejar, veja quanto você precisará desembolsar para comprar as passagens, para reservar a hospedagem, para comer e se deslocar no destino, e assim por diante.

E para conseguir fazer isso de maneira eficiente, monte uma planilha em seu computador ou utilize um aplicativo em seu celular.

Assim, após reunir todas as informações, você terá um valor aproximado de quanto dinheiro precisará para poder viajar.

Dica 3: economia e/ou renda extra

Após finalizar a etapa anterior, você terá uma noção mais clara da quantia que precisará para fazer a sua viagem. E talvez, o valor final possa estar além do que você estava esperando…

Por isso, se esse for o seu caso, vale a pena considerar as alternativas abaixo:

  • Primeiro: adie a data da viagem em um mês ou mais;
  • Segundo: reduza a quantidade de dias que você vai ficar no destino;
  • Terceiro: encontre maneiras de economizar no dia a dia;
  • Quarto: faça renda extra para conseguir o dinheiro necessário mais rapidamente;
  • E quinto: viaje na baixa temporada, ou seja, em um período em que a busca pelo destino é menor.

Dica 4: atrações e passeios

Normalmente em uma viagem, há diversas coisas para fazer e conhecer gratuitamente.

No entanto, certas atrações e certos passeios possuem um custo, ou seja, você precisa adquirir algum bilhete ou ingresso para poder aproveitá-lo.

Sendo assim, para este caso, além de se informar sobre os valores, veja se não há descontos comprando com antecedência ou se há cupons disponíveis, por exemplo.

Além disso, negocie. E isso vale não só para a compra de bilhetes e ingressos, mas para tudo que envolve a viagem.

O “não” você já tem, então negocie em busca do “sim”. Argumente para conseguir preços e condições que também sejam interessantes para você e não só para as empresas.

Dica 5: moeda estrangeira

Se o seu destino de viagem fica em outro país, você precisará obter uma certa quantia de moeda estrangeira, por exemplo, em uma casa de câmbio, para poder fazer pagamentos e compras.

Afinal, não dá para usar os seus reais no exterior. As lojas e os comerciantes não aceitam a nossa moeda.

Então, outro item que você deve considerar em seu planejamento financeiro é, com antecedência, começar a acompanhar o câmbio da moeda utilizada no país que você irá e ir, gradualmente, comprando a moeda estrangeira.

Ao fazer isso, você corre menos riscos de pagar mais alto na cotação, visto que ela oscila.

E além de adquirir a moeda estrangeira de forma física, em cédulas, procure adquirir também uma certa quantia em um cartão. 

Nunca dependa apenas de uma forma para realizar pagamentos.

Ah! Só tome cuidado com o cartão de crédito, ok? Use-o apenas em último caso, pois o valor do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é “salgado” – 6,38%.

Dica 6: milhas

As passagens aéreas, principalmente para destinos internacionais, não costumam ser muito baratas.

Porém, para dar aquela aliviada no bolso, você pode utilizar milhas – claro, se você tiver disponível.

Assim, você poderá comprar as passagens e, às vezes, até reservar a hospedagem, se você tiver pontos acumulados em algum programa de milhas.

Basta entrar em contato com a empresa que oferece o programa que você participa e verificar qual tipo de troca/benefício você pode obter.

Dica 7: alimentação e transporte

A alimentação e o transporte são dois outros itens que você não pode deixar de incluir em seu planejamento financeiro.

Afinal, você precisa comer quando estiver no destino – tomar café, almoçar e jantar, pelo menos – e você precisa se deslocar até lugares (nem sempre dá para fazer tudo a pé).

Portanto, ao se planejar, verifique quais restaurantes e estabelecimentos gastronômicos cabem no seu bolso, e verifique também quais meios de transporte são mais viáveis.

Como você terá gastos com esses dois itens em todos os dias da sua viagem, você não pode deixar de considerá-los.

Dica 8: dinheiro extra

Mesmo que você faça um excelente planejamento para viajar, ainda sim problemas e imprevistos podem acontecer, seja na ida, na volta, no aeroporto ou no destino.

Por isso, é de suma importância que, além de levar o dinheiro necessário (baseado na dica 2), você leve também uma quantia extra, uma quantia para emergências – nunca se sabe, não é verdade? 

Dica 9: compras

Grande parte das pessoas que fazem uma viagem, gostam de comprar algumas coisas no destino que estão visitando. É quase que natural.

Agora, para não exagerar e ultrapassar o orçamento que foi estabelecido, é interessante definir, antes de viajar, um teto, um limite para compras.

Dessa forma, você poderá fazer suas compras, mas de maneira mais consciente, sem abusar e comprometer o orçamento!

Agora conte para a gente: o que você achou dessas dicas de planejamento financeiro para viagens? Elas te ajudaram? Vão ser úteis? Comente abaixo!,

Saiba mais: links de grupos de whatsapp de outros paises 

Leia também:

Related posts

Viagem ao Exterior: Como Planejá-la Por Conta Própria

MirandaBrasil

Agência de turismo: 5 coisas para saber antes de contratar

MirandaBrasil

OS MELHORES PASSEIOS PARA CONHECER A VIDA NOTURNA DA PRAIA DE PIPA

MirandaBrasil

Deixe um Comentário