Miranda Brasil
Image default
negócios

Qual a melhor forma de montar um negócio? Franquia ou do zero?

Anda pensando em montar um negócio, mas não sabe bem como fazer? Neste conteúdo, contamos tudo que você precisa saber!

Inclusive porque, é fundamental comparar as opções de franquia ou de negócio novo. As duas alternativas têm vantagens, mas cada uma delas combina com um perfil diferente de empreendedor. Veja abaixo.

Como montar um negócio do zero?

Montar um negócio do zero é algo que merece um amplo cuidado e muito planejamento. Uma empresa nova não tem no que se basear, então os processos precisam ser definidos de modo que os possíveis erros sejam reduzidos.

Por isso, para começar, entenda bem o que você quer fazer. A partir daí, defina o tipo de negócio que você vai abrir, e planeje o passo a passo dessa iniciativa.

Você precisa definir, por exemplo, que tipo de registro vai fazer da empresa. Estabeleça também o passo a passo para executar o negócio: como será seu dia a dia, o modo de fazer, número de funcionários necessários e mais.

Também vai ser importante buscar por bons fornecedores, e estabelecer uma estratégia de marketing. Fazer a divulgação intensa do negócio vai ser essencial para atrair os clientes.

Como montar um negócio de franquia?

A franquia tem um modelo simples: você vai abrir uma nova unidade de uma empresa que já existe. Com a mesma marca, os mesmos produtos e serviços, e o mesmo modo de fazer. Dá para você abrir, por exemplo, uma franquia do McDonald’s.

A maior vantagem deste modelo é que, com ele, você terá um plano de negócio já estabelecido. Será preciso apenas colocá-lo em prática e fazer a empresa funcionar.

Para fazer isso, escolha um nicho para você investir. Em seguida, será hora de pesquisar opções de negócio para você montar. No mercado brasileiro existem quase 3 mil marcas de franquia para avaliar.

Assim, uma delas deve se encaixar bem no que você quer fazer, e no quanto pode investir. É importante ser realista quanto à sua capacidade financeira, pois assim você vai conseguir limitar sua pesquisa. Os sites com listas de franquia, por exemplo, costumam dividir as marcas por valor de investimento.

Depois dessa seleção inicial, avalie cada uma das marcas e compare-as. Dessa forma, você vai conseguir apontar as que fazem real sentido para você.

Então, será hora de entrar em contato com as franquias. Pergunte mais sobre os negócios e avalie cada uma das informações. Assim, você poderá selecionar aquela em que vai investir.

O passo final será a aquisição da franquia com a marca. Para iniciar seu trabalho, você vai passar pelo treinamento da rede, para saber tudo que precisa fazer, e então vai inaugurar seu negócio.

Qual escolher, negócio do zero ou franquia?

Agora que você já sabe como montar um negócio do zero e uma franquia, deve estar se perguntando: qual escolher? A seguir, listamos o que você precisa avaliar.

Analise seu perfil

Você tem que ter a certeza de que o seu perfil combina com o modelo de franquia.

Em uma franquia, você vai precisar seguir toda a padronização da marca. Ou seja, vai reproduzir os mesmos produtos, serviços e modos de fazer de todas as outras unidades daquela rede.

Isso quer dizer que resta muito pouco espaço para a inovação. Até porque, seguir padrões é o que garante a segurança da franquia, pois você vai fazer exatamente o que outros franqueados fizeram e tiveram sucesso com.

Então, você deve estar mais do que disposto a seguir as orientações da franqueadora. Do contrário, se a inovação é fundamental para você, será melhor iniciar um negócio do zero. Até porque, comprar uma franquia e não seguir os padrões vai gerar vários problemas com a franqueadora.

Confira quanto você pode investir

Montar um negócio sozinho pode ter um custo bem variável, mas geralmente mais alto do que os valores necessários para abrir uma franquia.

No franchising, existem vários modelos de negócio baratos para abrir. Além disso, é simples estimar o quanto você vai gastar, pois a franqueadora apresenta os valores na COF do negócio. A COF é a Circular de Oferta de Franquia, o documento que tem todas as informações sobre uma franquia.

Enquanto isso, abrir um negócio do zero requer mais atenção, pois os custos podem mudar ao longo da montagem.

Inclusive, você vai precisar procurar por fornecedores com bons preços, mas que também entreguem um bom produto. Na franquia, esses fornecedores já estão definidos, assim como seu acordo comercial.

Entenda sua bagagem de conhecimento

Para abrir um negócio, vale a pena estar bem preparado. Você tem que conhecer seus pontos fortes e fracos, e melhorar suas características. Também deve entender sobre empreendedorismo e relações de negócio.

Quando essa sua bagagem de conhecimento é ainda pequena, você tem duas opções. A primeira é buscar se especializar por conta própria, até se sentir bem preparado para abrir seu negócio.

A segunda alternativa é optar por abrir uma franquia. Neste caso, você vai receber todo o treinamento necessário da franqueadora. Assim, vai conseguir desenvolver seu negócio com mais facilidade.

Vale dizer que algumas franqueadoras exigem experiência prévia do franqueado no nicho em que ele vai atuar. É importante ter atenção a isso, para você saber se tem o perfil ideal para aquela empresa.

Pesquise bastante

Na hora de abrir um negócio do zero ou franquia, você precisa aprender o máximo que puder sobre os dois modelos.

Dessa forma, avalie quais são as etapas necessárias para empreender sozinho. Em seguida, pesquise mais sobre franquias, e compare as vantagens e desvantagens das suas alternativas.

Depois de conhecer bastante sobre os assuntos, você terá mais segurança para investir seu dinheiro.

Sabendo como montar um negócio, você já está preparado para dar os primeiros passos na sua jornada empreendedora. 

Mas lembre-se que ser empreendedor é um trabalho árduo e, mesmo com franquia, será necessário se dedicar bastante. Apenas assim você terá bons resultados com seu negócio.

Na dúvida, existem sempre cursos e instituições (como o Sebrae), muitas vezes gratuitos e online, que podem ajudar você. Se achar interessante, você pode procurar por opções assim e se preparar melhor para empreender.

Leia também:

Related posts

Qual software de gestão seu condomínio deve usar?

Bianca

Curso gratuito de Excel online

MirandaBrasil

5 ideias de negócios para montar em casa

MirandaBrasil

Deixe um Comentário