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Marketing Médico: 5 dicas para conseguir clientes no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais importantes e utilizadas do mundo, ultrapassando mais de 2 bilhões de usuários atualmente. Isso faz dela um ótimo local para divulgação de serviços e promoção, inclusive de Marketing Médico, de consultórios e especialistas. Diante disso, comprar seguidores brasileiros é uma estratégia que pode alavancar seu negócio se feita corretamente.

São diversas oportunidades de pacientes preocupados que procuram por maneiras de curar uma doença e o seu trabalho pode aparecer dentro da linha do tempo de alguém interessado. 

Os recursos desse canal permitem abusar da criatividade, conversar diretamente com o público e convocar por interações ativas na plataforma. 

Ao final, é possível alcançar potenciais clientes pelo Instagram.

Para ajudá-lo a navegar por essa rede ao ponto de atender pacientes que vieram diretamente do Instagram, este artigo foi desenvolvido. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre Marketing Médico e o seu uso no Instagram.

O que é Marketing Médico?

O Marketing Médico não é apenas a divulgação do seu serviço com o objetivo de conseguir novos clientes, ou, nesse caso, pacientes – e manter uma relação qualificada. 

A ideia vai além: é a construção de uma identidade própria, com entrega de valor e referência para quem visualiza o seu perfil, criando autoridade e oportunidades.

Isso vale para diversos contextos da medicina, do profissional que trabalha com equipamentos de proteção individual radiologia para o oftalmologista com uma clínica particular própria. 

Mas, como ele pode obter novos clientes? Como ele pode fazer a mensagem chegar em mais pessoas?

É pelo uso dos recursos diversos do Marketing que isso é possível. 

Afinal, se o profissional, independentemente do ramo, não falar do serviço que ele faz ou se fazer presente junto ao público, o caminho para atingir as vendas desejadas se torna muito mais difícil, pois as pessoas dificilmente saberão sobre as suas soluções.

A importância de campanhas de marketing

Um dos principais motivos que destacam a importância de campanhas de marketing na hora de divulgar uma marca ou empresa, é a facilidade para a obtenção de novos clientes.

Os anúncios digitais e as postagens em blogs são destaques da prática, que podem aparecer no momento que o possível cliente faz uma procura sobre uma dor que ele está sentindo ou doença que está afetando a vida dele.

Por exemplo, ela pode procurar por “empresa de refrigeração comercial” e achar uma agência ou loja responsável por esse tipo de produto.

Tal movimento é possível graças às técnicas de SEO: em tradução livre, a Otimização para Mecanismos de Busca. Essa sigla é um dos pilares do novo marketing, o Inbound Marketing, feito principalmente no âmbito digital.

O marketing digital, nesse sentido, também é mais buscado por conta do custo-benefício. Isso porque é possível gastar bem menos, principalmente quando comparado com o que se pode lucrar a partir da entrada de novos clientes e outros formatos de marketing.

Inclusive, cabe ressaltar neste ponto que, devido a limitações legais, muitos formatos de campanhas tradicionais são vetados para uso na área da saúde, devendo-se evitar campanhas diretas nas mídias. 

Assim, mais uma vez, o marketing digital, principalmente em formatos como o de conteúdo, se destacam.

Outro motivo interessante para investir no Marketing Médico está na experiência do cliente. Quando um gestor decide aplicar as técnicas do marketing, ele vai se preocupar com todos os passos do cliente, do conhecimento do consultório até a realização da consulta.

Também surge neste ponto a fidelização dos clientes. Porque melhor que um cliente novo, é aquele que sempre retorna para um novo atendimento e divulga a sua marca, tornando as ações ainda mais acessíveis e os resultados qualificados.

Uma maneira eficiente de realizar essa tarefa é por meio do e-mail marketing, um dos braços do Inbound Marketing. Para além disso, o inbound também inclui:

  • Produção de artigos relevantes e úteis em um blog;
  • Oferta de e-books, guias e recomendações;
  • Produção de vídeos e podcasts;
  • Publicações em redes sociais.

É justamente esse último ponto que iremos aprofundar a partir de agora: o poder das redes sociais, com foco no Instagram.

O poder das redes sociais

O Inbound Marketing percebeu nos últimos anos como as pessoas passam cada vez mais tempo nas redes sociais. Pode ser o Facebook, Twitter, Linkedin, Tik Tok ou Instagram. Não importa, o número de usuários sempre será relevante e importante para a sua estratégia.

Mas isso não significa que você deve publicar conteúdo de valor em todas elas. 

Antes de mais nada, você deve entender aquelas que têm mais valor. Para isso, é fundamental ter uma persona: um perfil semi-ficcional representativo do seu público ideal. Após isso, pesquise qual canal ele mais frequenta e aposte nele – ou neles.

Um ponto forte que demonstra o poder das redes sociais para o Marketing Médico é a divulgação de conteúdo relevante. 

É por meio dessa tarefa que o seu público vai entender o quanto você entende sobre chaves codificadas, por exemplo, e quais as vantagens disso.

Nesse sentido, os canais digitais são veículos essenciais para demonstrar a autoridade da sua marca e o amplo conhecimento que você tem sobre um assunto, bem como se aproximar da audiência ao fornecer esses materiais – permitindo que eles te encontrem. 

Lembre-se que o seu público geralmente realiza pesquisas dentro desses locais. Portanto, manter uma oferta de conteúdo constante, com materiais e termos estratégicos, é essencial para captar o visitante no instante em que ele achar o seu perfil.

É também uma maneira super interessante de conversar com o público e manter uma comunicação constante com os seguidores. 

Dessa forma, você pode conquistá-los pela proximidade e pelo atendimento de qualidade, demonstrando os valores subjetivos do negócio e destacando o consultório.

Como divulgar os serviços médicos?

Existem diversas formas de divulgação de serviços médicos, mas que merecem bastante cuidado, em virtude da própria profissão. Vamos conhecer um pouco sobre as possibilidades abaixo.

Marketing tradicional

Apesar de destacarmos o marketing digital, o tradicional também pode ser usado. É o anúncio em revistas, outdoors, jornais, cartões e panfletos. A depender da escolha de local para a entrega dos materiais, você pode conseguir bons visitantes interessados.

Mas, para recorrer a essa técnica, lembre-se dos limites estabelecidos nos conselhos profissionais de saúde.

Construção de um site

Um endereço digital com o nome da sua marca ou especialidade é essencial se você quer divulgar os seus serviços médicos pela internet e de forma consistente e fixa, criando um canal de mais longo prazo.

Por meio dele, as pessoas podem te encontrar e ter um rápido acesso pela internet, com contato telefônico, rede social, entre outros dados, bem como acompanhar os diferenciais da marca.

Essa medida serve até mesmo para o desenvolvimento do seu serviço: se for necessário contratar um aluguel de andadores, qual maneira melhor de procurar, se não pela internet?

Promoção de anúncios

Por mais que alguns recursos digitais sejam gratuitos, ocasionalmente pode ser necessário investir em anúncios pagos. Dentro do meio digital, é possível segmentar o público que vai receber os anúncios e obter mais clientes por meio dessa ação, reduzindo os custos.

Cuidados necessários

Apesar das qualidades envolvendo todos esses serviços, por se tratar de uma categoria médica, é necessário muita cautela na propaganda, para não infringir as regras do CFM – Conselho Federal de Medicina.

Para se ter uma ideia, é proibido publicar fotos do estilo “antes e depois”. Também não se pode colocar o preço e a forma de pagamento dentro das publicações ou anúncios.

Por exemplo, se você trabalha com cirurgias, não faça uma publicação focada apenas em anúncio e divulgação de valores, pois corre o risco de ser penalizado – além disso, aspectos financeiros podem ser muito diversos, conforme as demandas de cada paciente. 

O mesmo vale para exibições dos equipamentos médicos, o que também é proibido.

Também tome cuidado com expressões sensacionalistas nas mensagens, que podem ser interpretadas como propaganda enganosa. 

Não faça parceria com marcas e sempre coloque o nome do médico responsável e o registro profissional nas imagens de divulgação.

Marketing Médico no Instagram

É possível perceber como o conteúdo informativo de qualidade é o formato mais comum e possível de conseguir destaque no meio do Marketing Médico.

Em se tratando do Instagram, algumas dicas são interessantes de seguir para abordar e levar conhecimento sobre cirurgia de catarata preço e quaisquer outros procedimentos que execute na clínica. Confira como fazer isso abaixo.

Uma boa bio

O principal meio de contato com o seu visitante é a bio do Instagram, a primeira seção visualizada pelo usuário ao entrar nesse perfil. Ela deve ser a mais atrativa possível, com todas as informações necessárias e que sejam condizentes com o seu trabalho.

Se for, por exemplo, a procura por um perfil deserviços contabilidade, o gestor da locação deve deixar as informações de contato na bio. O mesmo vale para o médico, com o número do CRM, WhatsApp para consulta e endereço presencial.

Use fotos e vídeos de qualidade

As suas postagens precisam ser da mais alta qualidade, a fim de demonstrar o nível de cuidado que você dedica para a experiência do usuário. Um feed bem planejado com vídeos e imagens chamativos e informativos é um bom indicativo para ter acessos e clientes.

Planeje e diversifique suas postagens

O Instagram tem privilegiado o alcance dos vídeos curtos publicados na rede. E, de fato, esse tipo de postagem deve ser privilegiado por você, afinal é mais dinâmico e de consumo facilitado – o que contribui com a melhor divulgação de informações.

Mas esse não deve ser o único formato utilizado. Então, certifique-se de diversificar as publicações entre imagens e vídeos, para uma melhor visualização por parte dos visitantes e para alcançar diferentes perfis que componham sua base-alvo.

Experimente, por exemplo, um vídeo explicativo sobre junta de expansão flangeada e depois um carrossel de imagens sobre dicas de como lidar com dores na coluna, por exemplo.

Invista em anúncios

É claro que a pesquisa natural pelo conteúdo pode atrair muitos visitantes, mas ela sozinha não é capaz de fazer milagres. Portanto, os anúncios também são importantes para obter cliques além daquele já presente no seu grupo de seguidores.

Interaja com o público

O principal objetivo de uma rede social, como já diz o nome, é socializar com as pessoas. Nunca se esqueça disso, alinhando também com o seu conteúdo. 

Por isso, faça postagens que convençam o leitor a curtir, comentar e compartilhar com os amigos – e também reaja a essas interações.

Também não deixe de responder comentários e interagir com outros perfis, seja um médico parceiro ou um perfil de vistoria predial, por exemplo, criando parcerias de valor.

Esse tipo de movimento demonstra para a sua rede de seguidores o quanto você se importa com o público e está pronto para atendê-lo e sanar todas as dúvidas necessárias, bem como tem uma rede importante no mercado.

Conclusão

Ao seguir todas as dicas mencionadas acima, você certamente vai conseguir clientes ao usar o Marketing Médico pelo Instagram. 

Desenhe a sua persona, estabeleça um cronograma de postagens, interaja com o público e veja o seu perfil crescer durante o tempo de forma qualificada.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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