Miranda Brasil
Image default
marketing

Entenda de uma vez o que é marketing digital na saúde

Embora a saúde seja uma grande área, os métodos e tecnologias de marketing digital são benéficos para muitas empresas diferentes.

Os canais digitais podem ser usados por planos de saúde, clínicas de exames e até mesmo consultórios privados para localizar pacientes adicionais e fortalecer os laços com sua atual base de contatos.

Uma vez que a digitalização está se tornando rapidamente uma tendência proeminente na área da saúde, faz sentido.

A tecnologia pode ajudá-lo a entender melhor seu público e adaptar sua comunicação a eles.

Com isso em mente, vamos analisar mais de perto as táticas de marketing e comunicação digital que podem ser utilizadas neste setor antes de entrarmos em detalhes específicos.

Ao procurar um médico, dentista ou outro profissional médico, os pacientes hoje têm acesso e estão constantemente em contato com os meios digitais, o que afeta seu entendimento e processo de tomada de decisão.

A seguir, a gente explica o funcionamento do marketing digital na saúde.

Boa leitura!

Quais são os maiores desafios do marketing na área da saúde?

A princípio as relações são o aspecto mais importante da profissão de saúde. Os pacientes são mais propensos a procurar um provedor de saúde que tenha sido altamente recomendado por um grande número de indivíduos.

Como resultado, construir relacionamentos é uma grande dificuldade no marketing digital na saúde.

Como a assistência à saúde é mais do que uma simples mercadoria, ela não deve ser tratada como tal.

E, milhares de vidas de pessoas são salvas e cuidadas porque para ela. Como resultado, não pode haver vendas ou promoções.

Enfim, claramente, o marketing digital na saúde é significativamente diferente de outros tipos de marketing e deve ser abordado com prudência. Mesmo que seja difícil, é viável colocar dinheiro nele e ganhar dinheiro.

Em 5 etapas simples, você verá como começar com o marketing digital na saúde

Como hospitais e clínicas, devemos lembrar que as pessoas não visitam estes lugares em busca de diversão.

Por isso, é necessário material consistente, confiável e relevante deve ser criado para o público alvo. Agora a questão é: o que exatamente essas pessoas querem ler e aprender em primeiro lugar?

Dados de áreas como frequência, programação e programação de exames podem ser compilados simplesmente usando uma planilha de cálculo.

Estes dados, que podem ser coletados através de software de gerenciamento ou simplesmente planilhas, permitem à equipe de marketing entender melhor a população alvo do hospital e da clínica.

Por fim, um sólido plano de marketing de saúde começa aqui, mas é apenas o início das etapas reais que você precisará fazer.

Etapa 1: saiba tudo o que puder sobre seu público alvo

Você precisa de um completo plano de marketing digital com ênfase em atingir o público correto para manter um fluxo constante de pacientes ou consumidores em sua empresa.

Além disso, você deve ter uma melhor compreensão sobre que tipo de pacientes você deve visar a fim de maximizar seus lucros. Usando as informações que discutimos anteriormente, os marqueteiros criam o que é conhecido como uma “persona paciente”. Seus esforços devem ser concentrados nisto.

É possível criar uma persona de consumidor ideal, que é uma representação da pessoa a quem você quer comercializar.

Com base em fatos genuínos sobre comportamento, características demográficas e histórias pessoais, assim como motivações, objetivos e problemas.

Faça a si mesmo perguntas como:

  • Quem são meus pacientes?
  • Quem sou eu?
  • Qual é a idade média dessas pessoas?
  • Quanto eles ganham?
  • Quais são suas ocupações?
  • O que tem a minha empresa que atrai as pessoas a me procurarem para ajudar com seus problemas de saúde?
  • Será que os consumidores estão pagando pelos serviços ou produtos?

A equipe estará mais bem equipada para elaborar um plano de Marketing Digital eficaz, armada com este novo entendimento sobre seu mercado-alvo.

Etapa 2: Construa um site/blog intuitivo

Os marqueteiros em qualquer campo fariam bem em dar ouvidos a este conselho. Ter um excelente serviço é inútil se seu público-alvo não puder entrar em contato com você.

É essencial criar um site limpo e direto que seja fácil de navegar. O fato de que isto pode não aparecer nos sites de certas empresas do setor não é uma surpresa. Ter uma ferramenta de agendamento online é inútil se você não conseguir encontrar o link para ela entre todas as outras ofertas e correspondências.

A qualidade de seu site é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing de saúde. Um site bem projetado que explique claramente quem você é, o que faz e onde pode ser encontrado é a melhor maneira de atrair novos pacientes.

Não adianta tornar-se uma instituição líder em um determinado campo se seus clientes não souberem disso! Ter um site e um blog é essencial para se comunicar de forma eficaz.

Daremos uma olhada mais detalhada no blog na etapa seguinte.

Etapa 3: não se esqueça do marketing de conteúdo

Lembra-se quando dissemos antes que um site e um blog devem ser bem estruturados? É inútil ter tudo isso se você não estiver também disponibilizando material de alta qualidade.

A melhor abordagem para atrair novos pacientes e consumidores para sua empresa de saúde hoje é através de marketing de conteúdo e material instrucional. Com o Marketing Digital, estamos falando em criar valor para nosso público-alvo os pacientes, e não para nós mesmos. Além disso, sabemos que os clientes preferem comprar de especialistas.

Quando você publica material de alta qualidade a fim de se estabelecer como especialista em uma determinada área do mercado, você terá uma chance maior de adquirir novos pacientes.

Considere a analogia médica: se um médico recomenda uma prescrição médica, o paciente está inclinado a comprá-la, uma vez que foi prescrita por um especialista.

Lembre-se de que você tem uma base de clientes interessada no que você tem a oferecer. Este público, por outro lado, gasta muito tempo pesquisando online antes de decidir o que fazer.

Quando se trata de desenvolver conteúdo para sua empresa, um comerciante de saúde pode intervir e ajudá-lo a atingir seu público alvo na hora e no lugar corretos.

Etapa 4: expandir o número de canais de aquisição de pacientes

Que diferença só algumas décadas podem fazer! Todos os tipos de atividades podem agora ser realizadas a partir de um smartphone ou da Internet. Em outras palavras, não restrinja seu desenvolvimento de conteúdo ao seu site.

Uma estratégia de conteúdo não é apenas uma questão de criar e esperar que seu material apareça na primeira página dos resultados de pesquisa do Google. Você também pode usar redes de mídia social como LinkedIn, Facebook e Instagram para fornecer material único que seja relevante para seu setor.

Muitas plataformas são acessíveis de onde se pode escolher, e você deve utilizá-las. Os métodos tradicionais de marketing e atendimento ao cliente podem ter uma influência prejudicial sobre a experiência do usuário se forem utilizados isoladamente.

Além de distribuir seu material, você também pode utilizar esses canais como uma solução de agendamento online. Para que o plano de marketing de uma instituição de saúde tenha sucesso, isto é essencial, e até mesmo o WhatsApp pode ajudar!

Além disso, a experiência do paciente é simplificada pela diminuição dos custos de aquisição. Para lhe dar uma noção das diferenças entre uma consulta equivalente, por telefone, e uma consulta online, incluímos o seguinte:

  • Um exame ou consulta pode ser feito com facilidade, não importa quão alta seja a demanda;
  • O procedimento de agendamento online pode ser concluído em menos de dois minutos;
  • O custo de cada visita está nos centavos.

Etapa 5: deposite sua confiança em uma plataforma de automação de marketing

A fim de manter uma forte conexão com os pacientes após um serviço, as organizações de saúde precisam manter-se em contato com eles.

É este tipo de atividade, além de um tratamento excepcional, que manterá o paciente em contato quando necessário.

No entanto, não há realmente nenhuma maneira de realizar tudo à mão. Saber como o paciente interage com o site de sua instituição, que tipo de material consome e quais canais de comunicação utilizam mais pode ajudá-lo a descobrir o melhor método para se envolver com ele de forma contínua.

Usando uma plataforma de automação de marketing, você pode monitorar todos estes dados. Se você está procurando economizar dinheiro, esta é a abordagem mais simples e mais automatizada para realizar esta tarefa.

É crucial para o sucesso da estratégia de marketing na saúde usar este tipo de tecnologia e o conteúdo do blog para nutrir leads!

Sua organização pode economizar dinheiro confiando em uma tecnologia que cuide de todas estas tarefas em vez de pagar quatro especialistas em marketing (para mídia social, manutenção de blogs, e-mail marketing e análise de dados) e dois vendedores (para qualificar todos os potenciais clientes).

Ao utilizar um fluxo nutritivo para grande parte do trabalho de relacionamento, assim como uma ferramenta intuitiva para centralizar o processo, o trabalho se torna mais eficiente e lucrativo.

Obrigado por ler este texto sobre marketing digital na saúde. Espero que o artigo tenha te ajudado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, use a caixa abaixo para deixar seu comentário ou entre em contato com a Brasil Emergências Médicas empresa especializada em ambulância 24 horas e assuntos sobre saúde.

Saiba mais

• EMPREENDEDORISMO DIGITAL, RENDA EXTRA E MERCADO DE AFILIADOS

Leia também:

Related posts

Marketing de nicho: como atingir públicos específicos com eficiência

Marlon

Saiba como o Call-to-Action pode aumentar as Suas Conversões

Marlon

A importância do site responsivo: adaptando-se a dispositivos móveis

Marlon