Miranda Brasil
Image default
negócios

9 setores que mudaram com a inovação digital

inovação digital

A inovação digital está em quase tudo hoje em dia, basta olhar com atenção para enxergar ao menos um impacto que essa mudança causou em vários setores. Seja através de sua implementação nos processos convencionais ou até mesmo por seu uso completo.

Para entender melhor quais são os setores que mudaram com a inovação digital, basta continuar lendo esse conteúdo!

Leia também:

Quais são o principais setores impactados pela inovação digital?

inovação digital

Inovação digital é um termo que está em alta hoje em dia e trata-se da tecnologia digital integrada em certas áreas de um negócio. O principal objetivo é facilitar a forma como se opera um negócio, para entregar um serviço mais eficiente e de qualidade.

Essa mudança, no entanto, não restringe-se apenas ao uso de tecnologias digitais. Mas como também em mudanças culturais nos setores, para analisar melhor quais são os processos operacionais que funcionam, falhas, etc.

Como resultado, alguns processos antigos já estão sendo deixados de lado, dando lugar as inovações. Aqueles setores que não se adaptam a nova realidade e não investem em tecnologia podem acabar ficando atrás da concorrência.

Sendo assim, confira logo abaixo quais são os setores do mercado que mais foram impactados com a inovação digital.

Serviços financeiros

Ainda que fique atrás de outros setores, devido ao fato de que precisa basear-se em papéis, os serviços financeiros têm usado cada vez mais dispositivos móveis. Um grande exemplo é o mobile banking.

Através dele, os clientes podem realizar os seus serviços bancários por meio de um app, o que torna as operações bem mais práticas e rápidas. Além disso, as fintechs, conhecidas como startups de serviços financeiros que tornam o setor mais digital, estão cada vez mais populares.

Hospitalidade e lazer

O setor de hospitalidade e lazer é crucial, tendo em vistas que as avaliações deles geram impactos diretamente nas decisões de outros clientes. Dessa forma, os dados, análises e personalização de conteúdos são fatores cruciais para esse setor crescer.

Reservar quartos de hospedagens por sites próprios ou de terceiros é um ótimo exemplo de que como a inovação digital tem impactado esse setor com força. Através de sites de terceiros, como Airbnb, é possível reduzir os preços de forma significativa.

Há também os check-ins virtuais, onde a maior parte do processo pode ser feito através do e-mail. E, por fim, o test drive de quartos e outros locais por meio de tours 360º e outros tipos de realidade virtual é uma tendência que pode surgir.

Tecnologia

Quando o assunto é inovação digital, é impossível deixar de mencionar sobre o setor da tecnologia, não é mesmo? Como por exemplo:

  • Mídias sociais;
  • Dispositivos móveis;
  • Análise de dados;
  • Computação na nuvem;
  • Internet das coisas (IoT);
  • Cibersegurança;
  • Big Data;
  • Realidade virtual (VR);
  • Realidade aumentada (AR);
  • Etc.

Se em outros setores a inovação digital é vital para que cresçam, no setor da tecnologia o seu papel é obrigatório. Afinal, se uma empresa de tecnologia não se empenha em acompanhar as inovações digitais, é bem provável que não vá para frente.

Alimentos e bebidas

O setor de alimentos é uma área que tem um grande faturamento e, por essa razão, também sente a necessidade de adotar uma inovação digital. É possível destacar as plataformas digitais de comunicação, como as mídias sociais.

Elas servem para expandir o reconhecimento da marca e obter mais oportunidades de negócio ao alcançar mais pessoas.

Educação

Hoje em dia, o cenário da educação tem sido bem competitivo, ainda mais no ensino superior, com diversas faculdades querendo atrair mais alunos. Mas os alunos também são clientes e, por esse motivo, o setor de educação tem investido em inovação digital.

Para atrair mais alunos, a melhor maneira é ter um website da instituição, além das mídias sociais que também são úteis. Isso porque as pessoas estão cada vez mais conectadas, por isso é importante ter uma presença digital para que os alunos possam conhecer a instituição melhor.

Varejo

O setor de varejo sempre teve a tendência de crescimento, mas com a ajuda digital, esse crescimento tem se tornado cada vez maior e constante. Afinal, a inovação digital influencia em diversos aspectos desse setor.

Inovação na Construção civil

A construção civil também é outro setor que tem tido muita influência direta da inovação digital, como por exemplo:

  • Uso de robôs e drones;
  • Aplicação de inteligência artificial;
  • Cidades inteligentes;
  • Impressão 3D;
  • Entre outros.

Após 20 trimestres seguidos de queda, esse setor passou a expandir-se a cada dia mais aqui no Brasil. Tal expansão tem muito a ver com a adoção da inovação digital, que possibilita entregas mais ágeis e seguras aos clientes, bem como a chance de economizarem mais.

Inovação para Indústria

A indústria 4.0 é um conceito ótimo para mostrar como a inovação digital impactou as grandes indústrias, em um movimento que deve crescer mais a cada ano. Indústria 4.0 é o nome dado a revolução nas indústrias.

Onde ela não é só automatizada, mas também interconectada dentro de um sistema que permite analisar como anda os seus processos em tempo real. Dessa forma, é possível tomar decisões mais assertivas e rápidas.

A indústria 4.0 tem como forte base a Internet das Coisas, que possibilita a conexão de várias outras coisas, além dos dispositivos eletrônicos.

Inovação na Saúde

inovação digital

E por fim, não podemos deixar se mencionar a inovação digital na área da saúde. Em decorrência da pandemia, alguns setores tiveram que acelerar a adoção de ferramentas digitais, como foi o caso da área da saúde.

Um bom exemplo é a telemedicina, que foi uma dessas inovações que ganhou ainda mais força durante os últimos anos. Por meio dessa especialidade médica é possível oferecer serviços de saúde a distância com ajuda de tecnologias digitais.

Assim como também é a telerradiologia, que permite avaliar de forma remota os testes de diagnósticos por imagens e gerando laudos digitais.

Conclusão

inovação digital

Em suma, para empresas que querem estar à frente da concorrência, o ideal é investir na inovação digital. Caso contrário, poderá perder espaço no mercado, que está bem competitivo.

Por fim, caso esse conteúdo tenha sido útil para você, não esqueça de compartilhar com os seus amigos!

Leia mais:

Related posts

NetBet traz promoção de Black Friday para apostas

MirandaBrasil

Revelado as melhores opções de sites para ganhar dinheiro na internet

MirandaBrasil

Como saber se meu cabelo está precisando de hidratação?

MirandaBrasil

2 Comentários

Deixe um Comentário