Miranda Brasil
Image default
saúde

Gengivite: Saiba o que é e como tratar

A gengivite é uma doença caracterizada pela inflamação, vermelhidão e inchaço das gengivas. Em muitos casos há retração, sangramento, mau hálito e sensibilidade. 

Quando não é tratada, pode evoluir para periodontite, que é uma forma grave da doença, que afeta a estrutura que sustenta o dente e causa até mesmo males cardiovasculares.

Segundo estudos, por ser uma infecção causada por bactérias, ela pode atingir pontos distantes da boca. As bactérias andam através da corrente sanguínea, atingindo os pontos de gordura nos vasos do coração, o que leva a coágulos. 

O nosso sistema imunológico, funciona atacando os corpos estranhos que aparecem no nosso corpo, por esse motivo, ele mesmo causa uma maior inflamação da doença, na tentativa de se livrar do problema, é onde começam os sintomas. 

Conheça alguns fatores de risco:

  • Obesidade;
  • Excesso de peso;
  • Diabetes;
  • Gestação;
  • Menopausa;
  • Alguns medicamentos;
  • Limpeza inadequada dos dentes.

A gengivite quando evolui para a sua forma mais grave, compromete o tecido de sustentação, aquele que fica ao redor dos dentes, provocando uma reabsorção óssea e, consequentemente isso leva à perda dos dentes.

Esse agravamento é causado quando substâncias presentes na saliva vão para a placa bacteriana e fixam-se ali. A partir daí o processo inflamatório se intensifica e a bolsa periodontal é formada, afastando a gengiva dos dentes, facilitando a formação de tártaros. 

Leia também:

Saiba o que causa a gengivite

Na maioria das vezes, a gengivite é causada por má higienização, onde os restos de comida ficam no dente e causam a proliferação de bactérias que se alimentam dessas sobras e atacam a gengiva causando a inflamação.

Outras causas comuns são baixa produção de saliva, má oclusão, falta de restauração, cárie, tabagismo, exposição a metais pesados e até alguns tipos de medicamentos.

O que muita gente não sabe é que a gengivite pode estar relacionada a alterações hormonais, como puberdade e menstruação, gravidez e menopausa.

Enfermidades como herpes, epilepsia, diabetes, aids e leucemia também estão associadas à condição. Fatores genéticos  e até alergias também podem ter influência, o que exige ainda mais atenção. 

Tratamento e prevenção

A prevenção é a melhor forma de tratamento. Hábitos de higiene adequada e visitas periódicas a um profissional dentista, são o suficiente para prevenir o surgimento da doença.

Fazer pelo menos três escovações por dia, sendo a última, antes de dormir, intensificada, com uso de fio dental e enxaguantes bucais evita o desenvolvimento da gengivite. Ter uma alimentação balanceada, evitando o consumo excessivo de açúcar também previne o problema e suas complicações. 

Quando o paciente necessita de tratamento, é feito uma limpeza profunda com um profissional, além do uso de enxaguantes.

Diagnóstico

O diagnóstico normalmente é feito através dos sinais clínicos e sintomas, além de avaliar o histórico familiar do paciente. Quanto antes for detectado a gengivite, mais sucesso terá o tratamento.

Tratamentos estéticos odontológicos

Para alcançar o sorriso perfeito, além dos cuidados com a saúde da boca, para que não se desenvolvam doenças como a gengivite que pode acarretar danos físicos e até psicológicos, muitos pacientes estão recorrendo a tratamentos estéticos para aperfeiçoar o sorriso ou consertar imperfeições. 

Esses tratamentos estão mais acessíveis, tanto pelo avanço da tecnologia na odontologia, quanto pelo aumento de informações na internet.

Recorrer ao clareamento a laser valor para corrigir a tonalidade dos dentes, seja após  tratamento de doenças ou apenas para melhorar a aparência, é uma das opções mais buscadas no consultório. 

O clareamento recupera a tonalidade do dente que pode ter sido perdida por diversos fatores como tabagismo e alimentos com alta pigmentação. 

Quando feito a laser os resultados são mais rápidos e eficientes. Esse procedimento deve ser feito em consultório, muitas vezes em apenas uma sessão.

Outra opção para quem deseja corrigir manchas nos dentes ou imperfeições na estrutura, a faceta dentária pode ser uma ótima aliada. 

Ela corrige assimetrias nos dentes, altera o formato e o tamanho dos dentes e também ajuda com problemas de mastigação. São discretas, por serem próteses ultra finas, confeccionadas em porcelana ou resina.

Já os aparelhos de porcelana preço são fixados nos dentes, presos por elásticos ao fio ortodôntico. Seu uso é muito indicado para quem deseja corrigir imperfeições sem alterar a aparência natural do rosto. 

Muito parecido com os aparelhos de metal convencionais, podem ser indicados em todos os casos de correção ortodôntica e oferecem resultados satisfatórios.

Para entender qual o modelo mais indicado para os resultados desejados, o especialista em aparelho dentário deve ser consultado,

Todo procedimento odontológico deve ser fielmente acompanhado por um especialista da área. Ele é o mais indicado para identificar o problema e quais as reais necessidade e opções de tratamentos. 

Alguns procedimentos podem ser feitos em casa sob a sua supervisão, mas a ida regular ao dentista é indispensável. 

Assim como as pessoas que precisam fazer tratamentos mais profundos procuram por um dentista especialista em canal, pacientes com necessidades mais superficiais também devem ter o mesmo cuidado.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Saiba mais:

Como as pessoas buscam uma melhora na aparência, não só para parar ou envelhecer da pele do rosto, mas dar um efeito rejuvenescedor. Efeito este que é bastante nítido, arrancando suspiros, elogios e melhorando as relações. Conheça os benefícios do uso dos Bioestimuladores de Colágeno , os procedimentos mais procurados na Harmonização facial por darem um resultado natural e progressivo.

Leia também:

Related posts

A história da ambulância que você nunca conheceu antes.

MirandaBrasil

Visitas ou vídeo chamadas? Como serão as consultas pós-pandemia

MirandaBrasil

Cuidados básicos com a saúde bucal 

MirandaBrasil

Deixe um Comentário