O mix de marketing serve como base para qualquer estratégia que vise a retenção de clientes de uma empresa. Assim pode ser aplicado por aquelas que desejam alcançar reconhecimento de marca, se posicionar como forte concorrente no mercado consumidor e promover altos lucros.
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O planejamento estratégico do mix de marketing pode ser implementado por etapas bem definidas, desde que se tenha uma compreensão sólida sobre os 5 elementos que o compõem e como eles funcionam em conjunto para proporcionar a retenção de clientes.
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Retenção de clientes com mix de marketing
A retenção de clientes reúne diversas atividades destinadas a manter o consumidor a longo prazo, transformando-os em compradores fiéis.
Para isso, é utilizado a estratégia do mix de marketing, ou 5 ps, que significam:
- Produto;
- Preço;
- Promoção;
- Praça;
- Pessoas.
Cada um desses pontos são ferramentas importantes para selecionar e criar estratégias adequadas para um negócio.
Para isso, exige do empreendedor estabelecer quais áreas da empresa podem ser melhoradas para atender às necessidades dos clientes, ou se diferenciar dos concorrentes, para a retenção.
O objetivo final é transformar clientes novos e antigos em clientes recorrentes, maximizando o LTV (Lifetime Value).
Vale destacar que cada um desses pontos pode ser alterado com base no ambiente interno, assim como influências externas, como eventos mundiais e mudanças econômicas.
De qualquer maneira, os 5 P’s não podem ser negligenciados no planejamento estratégico de retenção de clientes.
Retenção de clientes é importante para negócios
Entender o quão leal e satisfeito está o público que se relaciona com a marca exige atenção ao relacionamento, o que permite garantir a retenção de clientes.
Ou seja, é preciso avaliar de forma recorrente o quão forte é o atendimento e se há algum ajuste que precisa ser feito para atrair ainda mais compradores.
Focar na retenção de clientes produz margem de lucro a longo prazo, pois possui um custo mais baixo, quando comparado com a aquisição de novos consumidores. Além disso, outros destaques são:
Disposição para gastar
Além da retenção de clientes ser mais econômica para empreendedores em geral, esses compradores se mostram mais dispostos a gastar com o passar do tempo.
Isso significa que há mais oportunidades de negócio e uma melhor margem de lucro, afinal, os clientes fiéis apresentam mais predisposição a gastar com uma marca que conhece e se relaciona, seja pela qualidade ou pela experiência positiva.
Aumento dos lucros
Uma empresa que cuida da clientela de forma devida, e os mantêm a longo prazo, também pode contar com um impacto positivo nos resultados financeiros.
As organizações que conseguem empregar os 5 P’s de forma adequada conseguem alcançar a retenção de clientes e, consequentemente, aumentar os lucros.
Embaixadores da marca
Os clientes fidelizados tendem a compartilhar as experiências positivas, de diferentes formas, o que transforma um ponto do mix de marketing mais importante: as pessoas.
Muitos consumidores que fazem parte de um conjunto específico do planejamento de retenção de clientes, em algum momento, falam sobre uma marca ou uma empresa com amigos e familiares.
Conforme o boca a boca, ou o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais, ou envio de e-mail aumenta. Assim, a retenção de clientes se mostra essencial para os negócios.
Retenção de clientes melhora com o tempo
Deve-se levar em consideração que a retenção de clientes não se apresenta como uma solução rápida, mas um benefício a longo prazo. Por isso, a melhor maneira de entender esse valor é prever a receita gerada.
Quanto mais uma empresa trabalha os 5 P’s e a estratégia de retenção de marketing, maior a recompensa através do tempo.
Mesmo pequenas mudanças estratégicas podem levar a grandes resultados, enquanto o foco principal na aquisição de clientes gera dividendos significantemente menores.
Tudo faz sentido quando se considera o tipo de métrica que se implementa para qualificar a retenção de clientes.
Não importa qual o produto disponível para o mercado consumidor, a marca precisa melhorar os 5 P’s, como taxa de compra repetida no preço, o LTV, a praça em que está disponível e a retenção de clientes, desde que as pessoas se mostrem satisfeitas.
A frequência de compra, ou seja, a retenção de clientes, exige que os contatos façam mais de uma compra.
Sendo assim, a menos que uma empresa esteja vendendo algo que os consumidores precisam todos os dias, as chances de fazerem uma segunda compra imediatamente são mínimas.
Conclusão
A melhor forma de encantar, motivar e expandir a retenção de clientes é compreender os desejos e anseios de cada um, e prestar os serviços de acordo com as necessidades.
Por fim, para ter um relacionamento saudável com os clientes é crucial ter um planejamento focado em objetivos específicos e estratégicos, direcionando as ações com a manutenção dos 5 P’s como base sólida dos negócios.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
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