A comunicação entre empresa e clientes demanda estudos sobre quem são as pessoas que poderão consumir e se interessar pelos produtos e serviços oferecidos e que também compõem um público esperado pela marca para fazer negócio. Por isso, entender a diferença entre público-alvo x persona se torna essencial para qualquer planejamento estratégico.
Outra questão que deve ser colocada em pauta é o porquê as pessoas precisam desses produtos e serviços para direcionar a comunicação e as campanhas. Mais uma vez, determinar a diferença entre público-alvo x persona se torna essencial em todos os aspectos.
Com tantas dúvidas que podem surgir dentro do desenvolvimento de um planejamento estratégico de negócios, e mesmo na aplicação de táticas e técnicas de marketing, toda empresa deve estar familiarizada com os conceitos de público-alvo e persona ideal, identificando como elas podem se complementar para promover ações mais eficazes.
Quando uma empresa não sabe a quem, exatamente, está se dirigindo, corre o risco de que a mensagem seja ignorada e não surta os efeitos esperados.
Para evitar isso, e garantir a conquista do maior número possível de clientes, dentro do escopo em que a empresa de materiais de combate a incêndio se encontra, é preciso conhecer todo o material a ser oferecido e o como isso pode ser apresentado como uma solução eficiente para os compradores, identificando o perfil e interesse desses contatos.
Por isso, desde o princípio, é preciso saber o que são esses dois conceitos, como aplicá-los e como eles se diferem na prática – ou como podem se complementar.
Table of Contents
Definição sobre o público-alvo
Quando o assunto é público-alvo e persona, passa-se a impressão de que esses dois conceitos estão em conflito. No entanto, a verdade é que ambos trabalham em conjunto.
A ideia é pensar que o público-alvo é algo mais amplo (e apesar de definido, abrange um maior número de pessoas) podendo ser visto como uma equipe.
Já a persona do comprador é um elemento mais específico inserido nessa comunidade mais ampla. No exemplo anterior, seria um profissional dentro desta equipe, com características mais específicas.
Com isso, o público-alvo pode ser definido sobre uma visão geral da base de clientes de uma organização. Geralmente, as características principais incluem:
- Faixa etária;
- Gênero;
- Personalidade;
- Hábitos;
- Renda.
Essas características podem ser divididas em duas categorias gerais, sendo as demográficas e as psicográficas.
Entender e observar cada uma dessas características proporciona uma ideia melhor de como o público-alvo em geral age e pensa e, a partir de então, possibilita direcionar a mensagem sobre projeto elétrico predial, por exemplo, de uma maneira ampla e de forma mais assertiva para esse público.
Definição sobre a persona de comprador
Como mencionado no tópico acima, em se tratando de persona do comprador, a diferença primordial é que ela é muito mais focada.
No caso do público-alvo, a definição é sobre um grupo de clientes, enquanto uma buyer persona, como também é definida a persona do comprador, deve ser aplicada para observar e definir de forma mais detalhada e focada em membros específicos desse grupo, de forma a representá-los de forma mais humanizada e com potencial de criar relações mais efetivas.
De uma forma ampliada se forma o arquétipo de clientes individuais, mas que representam essa “massa maior” e que podem ser usados para obter informações sobre o processo de compra de grupos e indivíduos específicos.
Como resultado, eles acabam por ajudar a determinar como comercializar um produto como plataforma tipo tesoura para cada tipo de pessoa e com mais eficiência.
Uma maneira que se distingue as diferentes personas de comprador é na criação de nomes alternativos, com características próprias para representar cada sub nicho do público-alvo, como:
- Desejos e anseios;
- Histórico de compras;
- Metas e desafios;
- Profissão e hobbies.
Dessa maneira, a equipe responsável pelo marketing digital pode saber como tratar cada persona, dentro das características apropriadas e como direcionar a comunicação de maneira mais fácil e clara.
Principais diferenças entre público-alvo e persona
As dimensões são particularmente a primeira diferença quando se trata de público-alvo e persona, e suas especificidades, pois o público-alvo olha para o macro, o todo , enquanto a persona traz uma lupa com um representante para representar essas informações de forma específica.
Assim, quando se olha o todo, no público-alvo a base possui interesses semelhantes e estão dentro de uma faixa etária correspondente, mas que tem uma maior abrangência. Exemplo disso seria um público-alvo de homens entre 25 e 45 anos.
Assim, apesar de terem um perfil que se encaixe em alguns hábitos e gostos – compondo o público – a faixa ainda pode trazer algumas diferenças que impactam em uma abordagem mais assertiva.
Assim, quando se trata de se aprofundar na persona do comprador, cada indivíduo possui uma formação, personalidade e objetivos próprios e diferentes de outros participantes de um grande grupo.
Por isso é preciso especificar quais as características de personas de comprador mais fazem sentido para o negócio e para produtos específicos, pois a carreira, os interesses, o estilo de vida e a personalidade impactam na tratativa, valores e fatores de decisão.
Ou seja, são aspectos que fazem toda a diferença quando se trata de direcionar o marketing digital, principalmente conteúdo, e-mail e mensagens diretas.
Mesmo as redes sociais, que reúnem grupos interessados em uma mesma marca, possuem nichos que se interessam por produtos ou serviços únicos, que servem para momentos específicos e situações pessoais, demandando ações mais direcionadas.
Aplicações sobre perfis de público-alvo x persona
De qualquer maneira, quando se trata de público-alvo x persona, ambos são essenciais no desenvolvimento de estratégias de marketing de curto e longo prazo.
Das mais variadas aplicações sobre os perfis permitidos entre público-alvo x persona, elas não se limitam, podendo ser empregadas em conformidade com a necessidade.
Pesquisa de palavras-chave
Seja realizando pesquisas internas, ou aproveitando uma ferramenta de desenvolvimento de SEO (Search Engine Optimization), os atributos de público-alvo x persona ajudam a definir o comportamento do consumidor final e tornar as ações mais efetivas.
As palavras-chave, em geral, são vinculadas a públicos-alvo, enquanto o conteúdo é criado a partir de informações sobre forro de drywall preço, sendo direcionado a uma persona de comprador específica e até mesmo a etapa da jornada de compra.
Campanhas direcionadas
Antes da veiculação de conteúdo, as plataformas em geral solicitam a definição do público, e isso se dá em anúncios pagos, redirecionamento ou mesmo a tradicional publicidade gráfica.
Longe de arriscar um palpite, a empresa deve fazer uma pesquisa sobre o público-alvo e a persona, de modo a investir de forma mais estratégica.
Isso proporciona uma estrutura adequada para a configuração das campanhas e, dessa forma, garantir que a mensagem seja direcionada ao consumidor mais apropriado e no momento certo.
Campanha em geral
Tanto no setor de vendas quanto no marketing, associar público e persona com a jornada do comprador é uma forma de identificar momentos críticos no processo de aquisição de leads, os clientes em potencial, que precisam de apoio pelo conteúdo adicional.
Assim, os estágios também podem ser considerados de melhor forma para determinar ações assertivas para cada estágio..
Benefícios de estratégia de público-alvo x persona
Todo empreendedor deseja aumentar as vendas de uma empresa de muro de arrimo preço, e uma única ação pode não ser o suficiente para alcançar esse resultado.
Por isso, conhecer tanto público-alvo quanto a persona permite direcionar a publicidade e criar um compilado de marketing para obter melhores resultados, seja no ambiente tradicional ou online, para pessoas com maior probabilidade de compra sobre produtos e serviços.
Quando há uma definição própria sobre público-alvo x persona de comprador, isso pode melhorar o marketing de uma empresa sob diversos aspectos e ampliar o leque de ações, bem como distribuir melhor conforme os perfis e o processo de compra.
Construção de confiança e lealdade
As pessoas tendem a apoiar empresas que atendem diretamente às próprias necessidades e se mostram referência na área de atuação, se mostrando disponível.
Atração de leads valiosos
Uma empresa que se concentra nos tipos de pessoas que tendem a gostar de uma marca, por exemplo, evita que se desperdice investimento com leads que não irão converter.
Atração e simpatia pela marca
Uma empresa de cortinas automáticas que se comunica com os clientes de maneira pessoal e direcionada, de alguma forma torna a marca mais agradável, o que pode aumentar as referências, tendo a persona como uma ferramenta importante para isso.
Existe substituição entre público-alvo x persona?
No fim de todo o processo sobre as virtudes e diferenças entre público-alvo x persona, as empresas em geral podem argumentar sobre porque deve haver um planejamento para direcionamento a um grande público e um cliente final com características próprias.
De todas as formas, o público-alvo e a persona do comprador não são intercambiáveis, e nem mesmo podem ser comprometidos um pelo outro.
O público-alvo, enfim, oferece uma visão mais ampla sobre o mercado em que uma empresa está inserida, facilitando determinar um nicho de atuação até o comprador ideal, para ações cada vez mais específicas e considerando esses aspectos para o posicionamento.
Como argumento final, vale reforçar que, em se tratando de público-alvo x persona, ambos são igualmente relevantes e importantes para qualquer tipo de negócio, indo de ações macro para a micro.
Inseridas em etapas distintas, essa diferenciação orienta e determina sobre como aumentar e expandir a base de consumidores que precisam, por exemplo, de chuveiro de emergência para instalar em um imóvel.
A aplicação desses dois conceitos oferece um melhor retorno de anúncios digitais pagos, por exemplo, assim como melhora o tráfego orgânico a partir do marketing digital com foco em SEO.
Visão de futuro coloca cliente em destaque
Para alcançar o sucesso junto a um planejamento de negócios, é preciso dedicar tempo e entender os desafios, as metas e as motivações da audiência, e assim compreender o impacto direto de um produto ou solução para o cliente final, indo do público-alvo (ao considerar o mercado) até a persona para definir as ações com inteligência.
A coleta de informações junto aos clientes atuais, por meio de análise de dados, entrevistas e pesquisas ajuda a validar ideias sobre o que se acredita ser o consumidor ideal para determinado produto ou serviço.
A compreensão sobre público-alvo x persona por parte de equipes de vendas e marketing, assim como atendimento e pós-vendas, pode ser colocada em prática para ajudar a aumentar a eficiência, ganhar taxas de conversão e gerar receita.
Seja um negócio B2B (Business To Business) de avaliações ambientais, ou B2C (Business To Consumer) para a venda de cosméticos, é preciso tomar cuidado para não negligenciar defensores, tomadores de decisão ou usuários finais, considerando todos os stakeholders.
Assim, uma estratégia abrangente de marketing, utilizando dados sobre público-alvo x persona pode proporcionar sucesso para os negócios.
Conclusão
De qualquer maneira, mesmo com as diferenças entre público-alvo x persona, não se deve ignorar nenhum desses conceitos, sendo essencial para quem deseja que mais visitantes e clientes alcancem o negócio.
Em determinados casos, há a necessidade de segmentação de público e, por fim, a abordagem vai variar para que uma campanha tenha potencial ou taxa de sucesso.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
- Leia também:
- Desmaio: o que fazer?
- Ambulância para remoção
- Ambulância no seu evento? Saiba mais
- Saiba tudo sobre ambulância particular
- Diabetes tipo 1 e 2: saiba as diferenças
- A história da ambulância que você nunca conheceu antes.
- Ambulância tipo A: o que é e quais são os serviços oferecidos por ela?
- Como ajudar um dependente químico que recaiu: 10 maneiras práticas e reais