O bom dos veículos elétricos parece imparável e o motivo é a tecnologia revolucionária por trás desses motores de emissão zero.
Vamos descobrir como funcionam os carros elétricos, o que os diferencia de outros carros e como eles podem ser recarregados.
Os veículos elétricos são o futuro da mobilidade sobre quatro rodas e apostamos em todos os grandes fabricantes de automóveis, que todos os anos investem milhares de milhões no desenvolvimento de motores a bateria cada vez mais eficientes.
Ecologicamente corretos e silenciosos, os carros com motores elétricos são cada vez mais populares entre os motoristas.
Vamos ver juntos quais são suas características, o que os distingue de outros carros e como eles carregam.
Table of Contents
Quais são as diferenças dos veículos elétricos para os convencionais?
Os carros elétricos prometem revolucionar a forma como pensamos sobre os automóveis. A principal diferença com outros carros é a fonte de alimentação:
Os motores movidos a bateria não precisam de combustível, apenas precisam ser recarregados em estações especiais de carregamento, os quais já estão sendo implementados em algumas cidades.
O uso de eletricidade em vez de combustível envolve a superação do motor de combustão interna, que polui e, em comparação com os carros elétricos, é muito mais barulhento.
Uma das vantagens dos veículos elétricos é que ele não produz emissões de CO2. Esses motores verdes, se implantados em larga escala, podem libertar nossas cidades da poluição atmosférica e sonora.
Tal revolução pode ter um grande impacto em nossa saúde e na qualidade do ar que respiramos todos os dias.
Os veículos elétricos são mais silenciosos do que os tradicionais e podem reduzir a agitação típica do tráfego da cidade, além de aliviar nossos ouvidos.
O desempenho do veículo elétrico atende às expectativas dos motoristas mais exigentes.
Os veículos elétricos são rápidos porque a energia é empurrada diretamente para as rodas e não precisa passar por reações químicas, como acontece com os veículos a combustão.
A autonomia dos carros elétricos muitas vezes não é comparável à de outros carros, mas o constante desenvolvimento dessa tecnologia está focando justamente nesse aspecto.
Alguns modelos garantem um alcance de 400 quilômetros, mas esse limite está destinado a aumentar.
O preço dos carros elétricos está em linha com o de outros veículos e começa em torno de R $100 mil. Os custos para recarregar a bateria de lítio são difíceis de estimar.
Mas a Enel e outras operadoras que fornecem eletricidade estão trabalhando na criação de ofertas que possam incentivar os motoristas que desejam se concentrar na eletricidade.
A manutenção também é essencial para motores de emissão zero, mas para cuidar de motores elétricos você gasta menos do que para motores de combustão.
Como funciona um carro híbrido?
A tecnologia por trás do motor elétrico ainda é jovem e está em constante aprimoramento. Muitos clientes ainda não têm plena confiança nos carros elétricos e preferem migrar para os carros híbridos.
O carro híbrido é equipado com um motor elétrico e um motor de combustão, que pode ser movido a diesel ou gasolina.
Estes são os modelos mais populares, porque são capazes de explorar o melhor de ambas as tecnologias.
A vantagem desses carros é a capacidade dos dois motores trabalharem em sinergia entre si.
A energia liberada pelo motor tradicional é utilizada para carregar a bateria e o trabalho do motor elétrico reduz o consumo de combustível.
No carro híbrido não é necessário recarregar a bateria com uma tomada, pois a carga ocorre durante a condução, graças a um gerador que utiliza a energia do motor a combustão.
A operação de veículos híbridos também oferece uma segunda maneira de recarregar as baterias: a energia liberada durante a frenagem é de fato usada para alimentar o motor elétrico.
A principal preocupação dos motoristas que se aproximam do elétrico é justamente a vida útil da bateria e, portanto, a necessidade de ir em busca de pontos de recarga.
Além disso, os tempos de carregamento são bastante longos e muitas vezes demora várias horas para encher com energia.
Com os carros híbridos, o motorista só precisa ir periodicamente aos postos de gasolina tradicionais para comprar combustível e isso leva apenas alguns minutos.
A maioria dos veículos híbridos são movidos a gasolina, enquanto os modelos movidos a diesel ainda são poucos.
Essa segunda solução exige um investimento maior para a compra do carro, mas o motor garante maior potência e a quilometragem também aumenta.
Como funciona um carro elétrico?
Quem conduz um carro elétrico fica agradavelmente surpreendido com a suavidade da condução e o silêncio do motor.
Além disso, a aceleração é linear e não há atrito. Para apreciar melhor a tecnologia desses motores de emissão zero, vale a pena entender um pouco melhor como eles funcionam.
O coração do motor elétrico é, sem dúvida, a bateria , que pode ser recarregada de diferentes maneiras. Uma tomada doméstica normal é suficiente.
Mas em alternativa pode utilizar dispositivos de carregamento certificados para instalar em casa ou pontos de carregamento públicos, que garantem uma velocidade de carregamento mais rápida.
Um dos componentes mais importantes do motor elétrico é o dispositivo inversor, que transforma a corrente contínua em corrente alternada, e então a envia para o motor.
Os motores elétricos garantem a máxima eficiência do motor, que se aproxima dos 90%, contra 40% dos motores de combustão de última geração.
Este resultado é possível graças à redução do atrito interno do motor e a dispositivos sofisticados que permitem reduzir ao mínimo a dissipação de energia.
Nestas condições é possível tirar o máximo partido do motor, que é mais eficiente porque consome menos energia, aumenta a autonomia do veículo elétrico e também melhora o desempenho em todas as estradas, tanto urbanas como extra-urbanas.
Os resultados alcançados em nível tecnológico são fruto de anos de pesquisa e desenvolvimento das empresas fabricantes, que investiram nessa inovação com impacto ambiental zero.
As montadoras envolvidas na produção de carros elétricos todos os anos apresentam suas inovações no Salão Automóvel de Genebra: da Tesla aos fabricantes de carros pequenos, todos caminham na mesma direção, para garantir motores eficientes, movidos a energia limpa e simples de usar.
Carros elétricos são conduzidos como carros tradicionais. Basta ligar o veículo, engatar a marcha e sair pressionando o acelerador. A operação é, portanto, simples e não requer precauções especiais.
Como os carros elétricos são carregados?
Embora as baterias dos veículos elétricos também possam ser recarregadas através de uma tomada doméstica comum , este não é o método recomendado pelos fabricantes de automóveis.
Para que o processo de carregamento seja 100% seguro e não danifique a bateria, é preferível usar um circuito PWM (Pulse Width Modulation).
O circuito PWM é um sistema que permite a comunicação entre a estação de carregamento e o veículo elétrico e é o método de carregamento recomendado pelos fabricantes.
No total, podem ser distinguidos 4 modos de carregamento:
- Recarregar através da tomada doméstica sem PWM: como vimos, este não é o método mais seguro, mas pode ser usado ocasionalmente quando a bateria está fraca;
- Recarga através de Caixa de Controle doméstica ou empresarial, equipada com PWM: neste caso é utilizado o cabo de alimentação da Caixa de Controle e podem ser utilizadas tanto tomadas domésticas quanto industriais, monofásicas ou trifásicas;
- Carregamento através de colunas públicas: é a única forma possível quando se desloca em ambientes públicos e a segurança é garantida pelo sistema PWM. O carregamento pode ser lento ou rápido, dependendo da disponibilidade de corrente de 230V ou 400V;
- Carregamento em corrente contínua FAST DC: é sem dúvida o método mais rápido e permite completar o carregamento em corrente contínua em poucos minutos.
Essas são as principais informações sobre veículo elétrico, a aposta de carros sustentáveis para o futuro!
-
- Leia também: