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Quais São as Soft Skills Essenciais Para Engenheiros?

Se você é engenheiro, ou está cursando para atuar nessa área, saiba que existem diversas soft skills que você precisa ter/desenvolver para ser um profissional de sucesso e desejado pelo mercado.

Mas antes de explicarmos sobre cada uma delas, vamos entender o conceito de soft skills!

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O que são soft skills

Soft skills são, basicamente, habilidades comportamentais relacionadas à forma como você lida consigo mesmo e com o outro em diferentes situações e contextos.

Ou seja, para ser um engenheiro de sucesso, além de ter capacidade e habilidades técnicas (hard skills), você precisa também desenvolver competências sociais, pessoais e comportamentais!

Sendo assim, agora que você já está por dentro do conceito de soft skills, veja a seguir as principais habilidades que você deve ter/desenvolver:

1. Comunicação

Para ser um bom profissional de engenharia, a primeira soft skill que você precisa dar atenção é a comunicação. 

Isso porque, você precisa ser entendido, você precisa falar e se expressar, de modo que clientes, líderes, gestores e colegas de trabalho o compreendam.

Por exemplo, se você trabalha (ou pretende trabalhar) com perícia de engenharia, você precisa saber como apresentar e explicar análises, como retratar informações e conclusões, etc.

E para isso, é fundamental que a sua comunicação seja sempre clara, precisa, empática, objetiva e eficaz! E isso vale tanto para a comunicação falada quanto escrita.

Afinal, não adianta somente saber se expressar falando, você precisa também ter essa habilidade na hora de elaborar documentos e laudos, escrever e-mails e mensagens no WhatsApp, etc.

Se as pessoas não te entenderem, além de mal-entendidos e erros poderem acontecer durante processos e entregas, a sua credibilidade também pode ser afetada.

Além do mais, além de saber se comunicar, você precisa saber ouvir e compreender as outras pessoas. Em um diálogo, em uma boa conversa, há trocas de informações e opiniões. Não “apenas um fala e o outro escuta”.

2. Inteligência emocional

O ambiente de trabalho, muitas vezes, pode ser desafiador, afinal, pode haver erros, problemas, desentendimentos, atrasos, discussões, estresse, etc.

Por isso, a segunda soft skill que você precisa desenvolver para ser um engenheiro de sucesso é a inteligência emocional.

Ou seja, você precisa desenvolver a habilidade de saber lidar/gerenciar suas emoções e seus sentimentos, tanto seus quanto os dos outros.

Se você “explode”, ofende pessoas e “perde a cabeça” em uma situação problemática, você precisa, urgentemente, mudar isso, pois são atitudes impensadas, que podem prejudicar o seu bem-estar e os seus relacionamentos no trabalho.

3. Flexibilidade

Em diversos momentos da sua carreira, problemas, imprevistos e contratempos podem acontecer. Faz parte. Não existe trabalho perfeito. Além disso, não dá para prever tudo a todo instante.

Por exemplo, quem iria imaginar que no início de 2020 nós estaríamos prestes a presenciar uma pandemia que afetou o mundo inteiro por mais de um ano, e que mudou a forma de muitas pessoas trabalharem e se relacionarem?

Portanto, outra soft skill essencial para você desenvolver é a flexibilidade, ou seja, a capacidade de se adequar e se adaptar às mudanças, imprevistos e problemas que podem surgir ao longo do tempo e em diferentes contextos.

4. Trabalho em equipe

Para crescer na carreira e ser um profissional de sucesso, você precisa saber trabalhar em equipe. Ninguém cresce na vida sozinho. 

E quando você trabalha em uma empresa, você precisa colaborar com outros colegas, você precisa interagir com eles, pedir ajuda (e ajudar), participar de reuniões e projetos, e assim por diante.

Portanto, saiba trabalhar em equipe. Não pense somente em você. Tenha em você um espírito de colaboração e integração.

E mesmo que você abra um negócio, em algum momento você precisará de parceiros, fornecedores e colaboradores – a menos que você queira fazer tudo sozinho e não pense em crescer.

5. Liderança

Conforme profissionais crescem em suas carreiras, mais responsabilidades surgem, assim como a necessidade de delegar tarefas, lidar com mais pessoas, etc.

Por isso, se você pensa grande e quer ter uma posição de destaque na área em que atua, outra soft skill que você precisa ter/desenvolver é a capacidade de liderança.

Ou seja, a capacidade de inspirar, motivar, engajar, ajudar, conduzir e promover confiança/lealdade em pessoas que estão ao seu redor.

Outras soft skills importantes

Além dessas cinco soft skills que apresentamos para você, existem algumas outras que também merecem a sua atenção! São elas:

  • Ética no trabalho;
  • Empatia;
  • Criatividade;
  • Resiliência;
  • Pensamento crítico;
  • Atitude;
  • Iniciativa;
  • Honestidade;
  • Autogestão;
  • Negociação;
  • Organização;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Capacidade de tomada de decisão;
  • E capacidade de resolução de problemas.

E para aprender/desenvolver essas e outras soft skills, você deve:

Primeiro: trabalhar o processo de autoconhecimento, de modo a identificar seus pontos fortes e pontos fracos.

E segundo: fazer cursos, participar de palestras, treinamentos e workshops, ler livros e pedir feedbacks de outras pessoas para que te deem conselhos e indiquem no que você pode melhorar – claro, desde que sejam pessoas de confiança, que possuem de fato autoridade para falar e apontar sugestões de melhorias.

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