Miranda Brasil
Image default
noticias

Cães com hiperadrenocorticismo: sintomas, causas e tratamento

O hiperadrenocorticismo em cães, conhecido também como síndrome de Cushing, é uma doença hormonal causa pelo excesso de produção de cortisol, pelas glândulas adrenais, gerando sintomas como estresse e obesidade nos mascotes, principalmente em cães da raça american bully que possuem dificuldade em Cuidar do hiperadreno.

A síndrome de Cushing, ou hiperadrenocorticismo, deve ser tratada assim que aparecerem os sintomas, apesar de fácil de se identificar os sintomas, podemos confundí-los com outras inúmeras doenças, o diagnóstico mais preciso deve ser feito junto à uma clínica veterinária especializada em cães.

O que é o hiperadreno em cães?

A doença conhecida como hiperadrenocorticismo, em cães, é  hormonal e causada pelo excesso de cortisol produzido pelas glândulas adrenais, sendo glândulas próximas aos rins. Essa condição pode trazer sérios problemas para os cachorros e deve ser tratada com urgência.

Existem diferentes tipos de hiperadrenocorticismo, seu tratamento varia conforme o tipo de Cushing detectado numa raça específica de cães, o tratamento medicinal pode ser feito para amenizar os sintomas enquanto ajuda o organismo a se recuperar, em alguns tipos pode ser necessária uma cirurgia.

Para que serve o cortisol?

hiperadreno

 

O cortisol é um hormônio essencial, produzido pelas glândulas adrenais, que ficam localizadas acima dos rins, pode ser também conhecido como o “hormônio do estresse”, ao ser liberado em resposta ao estresse, além de ter outros papéis vitais no metabolismo e na regulação desse metabolismo.

Sintomas de hiperadreno em cães

Os sintomas do hiperadrenocorticismo em cães podem variar, mas estão relacionados ao excesso de produção do cortisol, como esse hormônio regula diversas funções no organismo animal, o excesso ou a falta dele pode ocasionar sintomas variados e necessita de acompanhamento veterinário e de medicamentos que podem ser adquiridos em lojas especializadas, como a DrogaVET.

Um dos principais sintomas da síndrome de Cushing, é o aumento da sede e da urina, o cão passa a beber muita água e consequentemente urina mais. Outro sintoma comum é o aumento do apetite(polifagia), que pode gerar obesidade se não percebida pelos tutores. Além desses, podemos destacar também a perda de pelos e letargia, ou excesso de cansaço por parte do animal.

Quais as causas do hiperadrenocorticismo?

O principal tipo é o hipofisário, que ocorre quando a hipófise libera uma quantidade excessiva do hormônio que estimula as glândulas a produzirem mais cortisol do que o necessário, isso geralmente ocasiona um pequeno tumor benigno na hipófise.

Também podemos citar o tipo adrenal, que ocorre quando já há um tumor na glândula adrenal, que pode ser benigno ou maligno. O tipo iatrogênico é causado pelo excesso de corticosteróides, que podem ser outros medicamentos ingeridos para tratar condições inflamatórias ou autoimunes em cães.

Como tratar hiperadreno em cães?

Cuidar do hiperadreno em cães, depende do seu tipo e da causa da doença, o objetivo principal do tratamento é controlar o excesso de cortisol jogado no organismo por problemas na glândula adrenal e aliviar os sintomas causados pela doença tipificada anteriormente, além de fornecer cuidados diários para evitar doenças hormonais em cães como american bully.

Para o tipo mais comum da doença, podem ser administrados medicamentos obtidos em lojas de confiança, como a DrogaVET, para redução dos níveis de cortisol. Em casos mais graves de tumor benigno ou maligno, pode ser necessária uma cirurgia de remoção do tumor, nesses casos é obrigatório acompanhamento veterinário para todo processo pré e pós-operatório.

Cães com hiperadrenocorticismo são situações recorrentes para tutores de cachorros, e deve ser tratado imediatamente, com acompanhamento médico de qualidade e medicamentos adquiridos com confiança o tratamento tem alta taxa de sucesso, que tem tempo de recuperação de aproximadamente 2 a 12 semanas.

Leia também:

Related posts

Doenças respiratórias mais comuns em cavalos

Gilson Rodrigues

Como fazer a decoração de uma cozinha externa

marcella pontes

Livros de André Luiz: conheça as obras que trazem paz ao leitor!

Gilson Rodrigues