Miranda Brasil
Image default
noticias

Como tirar o CPF pela primeira vez? Descubra!

Precisa tirar o CPF pela primeira vez? Precisa registrar seu bebê, mas não sabe como solicitar um CPF? Não se preocupe: vamos te ajudar nessa missão hoje.

Todos os brasileiros precisam ter um número do Cadastro de Pessoas Físicas, também conhecido como CPF. Afinal, a identificação é utilizada para quase tudo — desde matrículas escolares até transações bancárias.

Com isso em mente, resolvemos fazer esse post para te ajudar. Acompanhe os próximos tópicos e confira o passo a passo para solicitar um novo CPF de forma rápida e prática! Vamos lá?

Veja o quão fácil é tirar o CPF pela primeira vez

Antes de tudo, é muito importante salientar que o CPF é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal. Por isso, ele é utilizado para quase tudo, e não ter um CPF pode gerar diversos problemas e obstáculos.

Além disso, lembre-se de que o processo para pedir a segunda via do seu CPF é diferente e, caso você tenha perdido o seu documento, este não é o tutorial certo.

Dito isso, vamos ao passo a passo para tirar o CPF pela primeira vez!

Solicitando o CPF pela primeira vez

Para solicitar o CPF pela primeira vez, basta acessar o site da Receita Federal. Então, em “Cadastros”, dentro da aba “Serviços”, escolha a opção “Cidadão(CPF/CAEPF)”.

Então, basta preencher o formulário disponibilizado, que pedirá algumas informações como o nome completo, data de nascimento, naturalidade e endereço.

Após preencher, clique em “Enviar” e, caso seja emitido algum protocolo de atendimento, guarde-o: você precisará apresentá-lo à Receita Federal com os outros documentos necessários, que citaremos a seguir.

Além disso, vale lembrar que cada pessoa só pode se cadastrar uma vez. Você não pode emitir mais de um CPF e sim, caso tenha perdido, solicitar a segunda.

Confira a lista de documentos necessários para tirar o CPF pela primeira vez

Para emitir um novo CPF, é necessário que alguns documentos sejam apresentados. São eles:

  1. Documento de identificação oficial com foto (o RG, por exemplo);
  2. Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  3. Para pessoas que têm entre 18 e 70 anos, também é obrigação apresentar o Título de Eleitor ou outro documento que comprove o alistamento eleitoral.

Durante a pandemia, era possível enviar essa documentação via e-mail e realizar todo o processo no conforto de casa. No entanto, tudo já voltou ao normal agora.

Lembre-se de que não há exceções. É preciso apresentar todos esses três documentos, válidos e originais.

Dúvidas frequentes sobre a solicitação do CPF pela primeira vez

Para te ajudar a tirar algumas dúvidas que possam ter ficado ou surgido, selecionamos algumas perguntas muito frequentes quando se trata de tirar o CPF pela primeira vez.

Existe idade mínima para tirar o CPF pela primeira vez?

Não! Qualquer brasileiro ou estrangeiro que resida aqui no Brasil pode — e deve — ter um CPF, não existindo idade mínima para a solicitação do mesmo (sim, você deve fazer um CPF para o seu bebê).

O cartão de CPF físico ainda é emitido?

Também não! Atualmente, cartões físicos de CPF não são mais emitidos, e um comprovante de inscrição impresso e o próprio CPF Digital têm o mesmo valor.

Posso solicitar um CPF presencialmente?

Sim. Apesar de ser possível fazer tudo — ou a maior parte do processo — online, algumas pessoas ainda preferem fazer isso presencialmente.

Se você é uma delas, saiba que pode tirar o CPF pela primeira vez realizando a solicitação presencialmente em agências do Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica Federal. Isso exige o pagamento de uma taxa, contanto, alguns estados oferecem a solicitação de forma gratuita em Entidades Públicas Conveniadas.

Menores de idade podem tirar o CPF pela primeira vez sozinhos?

Sim, caso já tenham no mínimo 16 anos. Antes disso, é necessária a companhia de um responsável.

Um jovem de 16 ou 17 anos que ainda não possua um número de CPF já pode, sim, realizar a solicitação por conta própria.

Para isso, basta apresentar um documento oficial com foto (como o RG, por exemplo) e, caso já possua Título de Eleitor, é possível fazer isso pela internet de forma totalmente gratuita.

Leia também:

Related posts

Nunca mais deixe toalhas molhadas no seu quarto – saiba o porquê!

MirandaBrasil

Quais os produtos mais famosos para o bem estar dos pets?

MirandaBrasil

Como adicionar um contato em um grupo do WhatsApp? – Tutorial para Android e Mac!

MirandaBrasil

Deixe um Comentário