Conhecer o melhor horário para praticar a sua meditação é fundamental para aproveitar os principais benefícios que essa prática milenar propõe para a saúde.
Alcançar a atenção plena e controlar a respiração são apenas alguns dos pontos positivos dessa atividade, e permitem aprimorar o corpo e a mente, além de ajudar no foco e na realização de tarefas ao longo do dia.
No entanto, cada momento de concentração tem suas próprias vantagens, e entendê-las é o primeiro passo para adaptar a sua rotina e atingir o seu potencial máximo.
Veja opiniões sobre o horário mais indicado para praticar meditação e saiba as vantagens que os diferentes períodos proporcionam.
Table of Contents
Benefícios da meditação para saúde física e mental
Os benefícios da meditação incluem redução do estresse e controle dos sintomas da ansiedade. Para pessoas com depressão, a prática também pode proporcionar um alívio dos sinais.
Na saúde física, ela ajuda na melhoria do sono e no aperfeiçoamento da memória. Além disso, também é aliada no controle de doenças crônicas, como insônia e enxaqueca.
Ainda, é uma ferramenta poderosa como mecanismo de autoconhecimento e autoestima, que contribuem para a sensação de bem-estar e vigor.
Existe melhor horário para praticar a meditação?
A meditação pode ser praticada em diversos momentos do dia, e algumas pessoas podem ter dúvidas se existe o melhor horário para a atividade.
Para Claudia Vieira Levinsohn, adepta dessa prática há anos, existem benefícios de relaxar em cada período:
Pela manhã
Pela manhã, a mente ainda não recebeu um grande número de estímulos, estando mais limpa e relaxada.
Por conta disso, pode ser mais fácil se conectar com o estado de presença que a meditação exige, além de alcançar a atenção plena sem muitas dificuldades.
Ainda, o período da manhã costuma anteceder a maioria das atividades da rotina, e permite iniciar o dia em um estado mental mais pacífico.
Nos intervalos
Enquanto isso, meditar nos intervalos de tempo torna possível aumentar o foco entre as atividades e combater o esgotamento mental que pode surgir em situações de maior exposição ao desgaste.
Assim, regenerar a mente e descansar o corpo em períodos durante o dia pode ajudar a manter a concentração em um nível equilibrado.
A meditação nos intervalos também costuma ser mais rápida, evitando a sobrecarga ou acúmulo de tensões para um único horário de relaxamento.
Após o trabalho
Por fim, muitas pessoas costumam meditar após o trabalho, ao chegar em casa e terminar as obrigações diárias.
Embora seja o período em que a mente está mais turbulenta, acumulando estresses e ansiedades da rotina, esse momento possibilita uma concentração maior, pois não existe o peso das responsabilidades que devem ser enfrentadas no ofício.
Além disso, a meditação depois do trabalho pode ser feita em um ambiente com o mínimo de interferências, com pouca luz e ruídos, ideal para induzir o estado de foco.
Ainda, é possível se preparar para uma boa noite de sono, eliminando as preocupações vivenciadas ao longo do dia.
Como escolher a melhor hora para meditar?
O melhor horário para meditação é aquele que se adapta à sua rotina e consegue atender às suas necessidades.
Para quem deseja iniciar o dia com mais tranquilidade, ou tem dificuldade em se concentrar, o período matinal pode ser o melhor, por estar com a mente limpa.
Enquanto isso, para lidar com picos de estresse no trabalho, pode ser interessante meditar em intervalos. Ou, então, para descansar a mente, vale a pena investir na prática após o trabalho.
Não existe hora ideal, apenas aquela que se ajusta ao que você precisa, cada uma com seus benefícios. Por isso, é importante conhecê-las, para ser possível montar a sua rotina da melhor forma.
Leia também: