Miranda Brasil
Image default
saúde

7 Cuidados básicos com a saúde íntima da mulher

São vários os cuidados básicos com a saúde íntima da mulher, entre eles, a higienização correta da região e cuidados com as peças de roupas.

Além de trazer bem-estar, atitudes e cuidados com essa região também auxiliam no combate às doenças e previne contaminações que possam prejudicar a saúde da mulher.

Veja a seguir uma lista com 7 cuidados básicos com a saúde íntima da mulher que fazem toda a diferença para a saúde como um todo. Confira!

1- Faça a higiene correta da parte íntima

Para fazer a higiene correta da parte íntima deve-se evitar as duchas vaginais, cosméticos que agridem a região e entre outros produtos.

Sempre limpe a parte de fora (externa) da vagina, usando uma quantidade de sabonete íntimo neutro e hidratando com óleo de coco natural.

2- Cuidados devem ser redobrados durante a menstruação

Durante a menstruação, os cuidados devem ser redobrados acerca da limpeza da região e uso de absorventes.

Verifique na hora do banho, se todo o vestígio de sangue seja removido, caso contrário, poderá resultar em odores.

O uso de absorvente pode ser prejudicial quando causa alergias decorrentes aos materiais e também, quando é usado por muito tempo.

3- Alimentação saudável interfere na saúde íntima

O que comemos e a forma que nos hidratamos diariamente influencia na saúde íntima da mulher, por isso, é preciso investir em uma alimentação saudável.

Os alimentos nutritivos com vitaminas E e C são ideais para sua dieta saudável, assim como o ômega 3 e 6, e as proteínas.

4- Não se esqueça dos exercícios físicos regulares

É importante não se esquecer dos exercícios físicos regulares, eles permitem uma ação de bem-estar e saúde para as mulheres.

Fazer exercícios físicos, ajuda a diminuir os sintomas de cólica, menopausa e ajuda a aumentar a libido.

5- Escolha roupas confortáveis para o dia a dia

As roupas são escolhas importantes para quem deseja manter a saúde íntima, por esse motivo, devem ser evitadas as peças muito apertadas e úmidas.

Prefira usar roupas que permitam a ventilação da parte íntima, seja confortável para quem vai usá-la durante todo o dia.

6- Mantenha cuidados com as peças íntimas

Além de escolher bem o seu look confortável, mantenha os cuidados com as peças íntimas, elas precisam de atenção para prevenir complicações.

Prefira calcinhas com tecidos como o algodão que permitem a transpiração e evita infecções decorrentes também do uso dos tecidos sintéticos das peças íntimas.

7- Consulte o ginecologista regularmente

Outra dica de cuidado básico para a mulher é que ela sempre consulte o ginecologista, ele é o especialista responsável pelos cuidados com a saúde íntima da mulher, conheça o especialista.

É recomendado que a mulher faça consulta uma vez ao ano, salvo quando estiver sendo acompanhada em algum tratamento.

Leia também:

Related posts

Influenza H3N2: saiba os sintomas e como se proteger da gripe

Gilson Rodrigues

O CBD e o sistema imunológico: como pode ajudar a fortalecer a imunidade e prevenir doenças?

Gilson Rodrigues

Educação em saúde: técnicas para engajar diferentes públicos

Marlon